quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Os Contos de Beedle, O Bardo (Resenha)


Contos de Fada para Feiticeiros
Para os fãs e orfãos de Harry Potter que finalizou sua saga ano passado, um presente mais do que acertado dado pela autora J.K Rowling. Em "Contos de Beedle, o Bardo" ela narra cinco contos de fadas para bruxos. Sim, porque na mitologia escrita pela autora, assim como os Irmãos Grimm e Hans Christian Andersen criaram os clássicos contos de fada como Cinderella, Rapuzel, Branca de Neve , O Patinho Feio, A Pequena Vendedora de Fósforos,  os Sete Anões entre outros para os trouxas, "Os Contos de Beedle, o Bardo" são contos de fada para os bruxos que cresceram lendo e ouvindo essas estórias.

Uma parte interessante de cada conto é que cada um deles é comentado pelo Professor Albus Dumbledore e foi traduzido pela aluna Hermione Granger. Entre os contos estão listados no livro: O Feiticeiro e o Caldeirão Saltitante, A Fonte da Justa Fortuna, O Coração Peludo do Mago, Bobbity, A Coelha e o Toco que Cacarejava e finalmente O Conto dos Três Irmãos.

Em O Feiticeiro e o Caldeirão Saltitante, conta a estória de um feiticeiro que usava seus dons para ajudar amigos, principalmente os trouxas. Mas quando ele morre tudo muda quando seu filho assume seu negócio de maneira diferente do que o pai fazia. Além de tudo, ele descobre que o pai havia deixado um misterioso caldeirão como herança e o filho não tinha interesse nenhum na vida das pessoas em que o pai ajudava.

Já em A Fonte da Justa Fortuna , um jardim encantado protegido por uma magia poderosa, mas uma vez por ano alguém consegue penetrar seu santuário e tomar banho de sua fonte para conseguir a sorte e a fortuna que precisavam. É durante a espera da fila para poder banhar-se da fonte que três bruxas se conhecem e trocam histórias sobre suas vidas.

O Coração Peludo do Mago, mostra como pode ficar o coração de uma pessoa, sendo bruxo ou trouxa, se ele ficar muito rancoroso. Na história, o mago em questão acha tolice dos amigos se casarem por terem se apaixonado e coloca um feitiço em si mesmo para evitar que cometa o mesmo erro. Ele acaba ouvindo a conversa entre dois criados que sentem pena dele por não ter se casado ainda e então ele decide se casar com a mais bela bruxa que encontrar.

Babbity, a Coelha e o Toco que Cacarejava, Um rei muito orgulhoso e ambicioso decide se tornar o bruxo mais poderoso de todos os tempos mas para isso precisa eliminar sua competição, além de aprender magia. Ele coloca um anuncio da necessidade de bruxos para lhe ensinarem feitiços mas eles se escondem se recusando a atender ao pedido. Somente um charlatão atende ao seu pedido, mentindo usando alguns truques de principiantes.

No último conto, O Conto dos Três Irmãos, os três irmãos do título caminhavam em uma estrada e acabam encontrando a morte que não satisfeita por ter sido enganada por eles, decide lhes dar uma nova oportunidade. Cada um deles havia ganho um prêmio por ter conseguido escapar dela, mas cada prêmio tinha algo tenebroso nas entrelinhas, como cada um dos irmãos descobre no decorrer do conto.

Para Quem ainda não teve a oportunidade de ler os contos, vocês podem ler nesse site : Os Contos de Beedle, o Bardo já traduzido para o português.

Nenhum comentário: