quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Smallville 10x05 - Isis (Resenha)

                                           Photobucket
Deuses e Heróis
Por Louise Duarte


E Smallville continua surpreendendo os fãs com mais surpresas e momentos inesquecíveis nessa última temporada que vai ficar marcada na história sobre o homem de Aço sem dúvida nenhuma.

Aparentemente, Lois quando voltou da África, trouxe acidentalmente o colar de Isis, que ela mexia enquanto conversava com Carter Hall em sua tenda. E apesar da CW ter cortado a cena em que Lois acidentalmente traz o colar em sua bagagem, é mostrada a cena no começo como “Previamente em Smallville”. Será que veremos a cena completa nos DVDs da décima temporada? Espero que sim.

De qualquer jeito, em Metropolis Oliver conversa com uma curadora que é a responsável pela exibição de Isis na Luthorcorp. Tudo leva a crer que os artefatos com que Carter mexia em “Shield”eram para essa exibição. A mesma curadora sugere para Oliver chegar em sua roupa de Arqueiro para surpreender o público. Tess chega com seu sarcasmo de sempre e zoa Oliver dizendo que ele é melhor que natal (que sou eu para contrariar a Tess?). Ela diz que Oliver virou uma caricatura dele mesmo pela maneira como vem agindo desde que Chloe foi embora. A curadora interrompe a discussão deles dizendo que o colar de Isis sumiu e quem o possuir será amaldiçoado em viver em um inferno.

Corta para Lois que está se vestindo para cobrir o evento de gala na Luthorcorp e aparentemente é temático. Ela está com uma roupa de deusa egípcia. Enquanto ela se veste, ela vai treinando como irá revelar para Clark que sabe do segredo dele. Destaque para Lois fazendo a parte de Clark, hilário. Ela está animada com a possibilidade de que finalmente vai revelar a Clark que descobriu seu segredo e que eles poderão começar uma nova era em seu relacionamento. Mal sabe ela que o colar de Isis está em sua bolsa.

No Planeta Diário, Lois já preparou tudo para a chegada de Clark. Comprou brownies e até juntou as mesas dos dois. Clark também parece que adivinhou o timing da namorada pois planeja revelar a Lois seu segredo. Até conversou com Oliver a respeito, esperando que o amigo sugerisse que não fosse uma boa ideia, mas Oliver fez exatamente o contrário. Sugeriu ao amigo para não perder a oportunidade.

De qualquer jeito, Lois e Clark estão extremamente nervosos com a situação e não conseguem nem esconder isso. Infelizmente para o casal, eles são interrompidos por Cat que traz sua mesa para o meio deles. Ela começa a flertar com Clark depois que Lois a provoca por não ter sido convidada para a festa temática de Oliver. Clark agradece educadamente dizendo que já está ocupado e pede para Lois encontrá-lo no telhado em cinco minutos.
                                       Photobucket
Lois chega antes e acha que ainda dá tempo de trocar o batom antes de Clark chegar. Ela então, encontra o colar de Isis, se dando conta de que havia trazido sem querer. O colar então é acionado e o espírito da deusa possui a repórter. Quando Clark chega ao telhado, Lois não está mais lá e sim Isis. Clark conta seu segredo para ela que não se importa com ele e sai voando para a Luthorcorp, em busca do corpo de seu marido Osíris para ressuscitá-lo, deixando Clark completamente estupefato com o que o vira.

Clark vai então para a WatchTower tentar contatar Carter Hall que está off-line. Oliver chega em seguida com alguns livros sobre o mito de Isis e explica ao amigo sobre a deusa. Que o mito de Isis não é somente sobre uma deusa mas sobre o que as pessoas estão decididas a arriscar pelo amor. O marido de Isis, Osíris foi assassinado pelo próprio irmão Set que ficou com inveja. Os egípcios acreditam que a alma de uma pessoa fica em seu coração, então com isso Set cortou o corpo em vários pedaços e espalhou pelo Egito para que não fosse encontrado. Isis conseguiu juntar todos os pedaços do marido mas nunca conseguiu encontrar o jarro que continha o seu coração. E para ter certeza que Isis nunca fosse encontrar o coração do marido, Set aprisionou o espírito de Isis no amuleto encontrado por Lois e agora que está de volta ela vai terminar o que começou. Clark decide que eles precisam encontrar o jarro com o coração de Osíris para assim Isis vir ao encontro dos heróis. Oliver lembra o amigo de um último detalhe: Já que Osíris perdeu a alma, ele foi condenado a reinar o mundo dos mortos por toda a eternidade e se Isis conseguir ressuscitá-lo, o reino dele também será ressuscitado trazendo o inferno para a terra, literalmente.

Enquanto isso, Cat que ainda está investigando sobre a verdadeira identidade do Blur, vai até as docas onde encontra Isis que usa sua super-força para entrar no local, deixando um guarda inconsciente. A aprendiz de repórter avisa que Lois não cometerá outro crime e está pronta para tirar uma foto da deusa quando Clark chega a tempo de impedir isso, levando Cat com sua super-velocidade e deixando-a em um café, notando que não conseguiu tirar a foto de Lois como Isis. Clark nota que Isis levou o jarro com o coração de Osíris sem notar que era observado pela deusa, que obviamente mostra interesse no herói.

No Planeta Diário, Tess conversa com o terapeuta de Alexander que ele é muito inteligente para alguém de sua idade. O terapeuta insiste para mudar Alexander para um laboratório onde ele possa ser observado e Tess concorda dizendo que irá providenciar tudo para o dia seguinte. Ela recebe a visita de Cat que acha pela foto do garoto que ele é filho de Tess. Ela então avisa a chefe que conseguiu um furo jornalístico, dizendo que Lois Lane é o Blur. Tess começa a rir descontroladamente fazendo Cat ficar com raiva que avisa que vai conseguir provar sua teoria.

Assim que Cat sai de seu escritório, Tess vai até a Luthorcorp avisar a Oliver sobre Cat e descobre que Lois foi possuída pelo espírito de Isis. Clark chega e a dupla deixa ele atualizado sobre o que andou acontecendo. Tess avisa que conseguiu apagar as façanhas de Isis da fita de segurança da empresa, então é a palavra de Cat contra a de Lois. Clark conta que Isis levou o coração de Osíris e que ele não consegue achá-la. Oliver e Tess revelam a Clark que ela precisa reunir o coração com o corpo de Osíris para revive-lo e que tem um sarcófago na exposição que contem o corpo de Osíris. Tess oferece ajuda mesmo a contragosto de Oliver enquanto Clark sai em busca de Isis que está no museu de Metropolis onde descobre que o sarcófago de Osíris contem somente terra e não seu corpo. Clark chega pedindo para a deusa libertar Lois.Isis pergunta Clark se ele deu seu coração a Lois e quando ele confirma que sim, Isis nota que mesmo assim ele ainda não está sendo completamente honesto com ela e que ele se ele não arrisca tudo por esse amor, então ele não vale a pena. E que só um amor verdadeiro, vale qualquer sacrifício.
                                              Photobucket
Cat conseguiu seguir Lois novamente até o museu e está preparada para filmá-la para uma série de artigos expondo ela como o Blur. Arqueiro Verde chega e coloca ela em um sarcófago impedindo ela de fazer qualquer coisa. Ele impede Isis de continuar sua cerimônia de ressuscitar Osíris no corpo de Clark. Isis nota como Oliver é um herói solitário pois seu coração não é preenchido por ninguém no momento. Clark consegue se soltar enquanto Isis conversava com Oliver. Ele pega o jarro com o coração de Osíris, ameaçando a deusa para libertar Lois. Ela não se intimida e ameaça matar Lois. Oliver revela que para poder libertar Lois é preciso usar a luz do sol para prender Isis novamente, infelizmente é noite e não dá para fazer isso da maneira normal. Então quando Oliver acerta o colar com uma de suas flechas, Clark aproveita e usa sua visão de calor no amuleto, fazendo o espírito de Isis voltar para o mesmo, deixando o corpo de Lois que desmaia nos braços do namorado. Quando ela acorda, ela acha que Clark a trouxe para fazer um passeio nos bastidores do museu.

No dia seguinte na WatchTower, Tess e Oliver tem uma conversa onde Oliver confessa que sente falta de Chloe e quando Tess reconhece que ele amava mesmo Chloe, ela admite que não tem tido muitos amores em sua vida. Clark chega e junto com Oliver agradecem por Tess ter ajudado quando Lois estava possuída por Isis e a convidam para participar do time, tendo acesso a WatchTower. Tess agradece emocionada antes de sair, deixando Oliver curioso se eles podem confiar nela.
                                     Photobucket
Tess então volta para a mansão Luthor onde decide cancelar a ida de Alexander para o laboratório dizendo que o garoto não precisa ser observado mais amado e que ela pode ver o coração dele. O garoto conta a Tess o quanto tem crescido antes dela começar a ler a história de Peter Pan para ele. Boa escolha de livro afinal de contas Alexander vai começar a ter crescimento acelerado por conta das experiências feitas com os clones de Lex. E que cena tocante essa última da Tess com o Alexander. Linda demais. Aliás, a Tess estava maravilhosa nessa episódio. Não só na cena com o Alexander, mas também adorei ela com o Oliver e o Clark, ajudando-os a lidar com a Lois. Pelo jeito ela está se regenerando mesmo.

No Planeta Diário, Cat ainda decidida a provar que Lois é o Blur pega uma caneta e enfia em sua mão em uma cena hilária. Mas para a sua surpresa, Lois se machuca com a mesma. Clark chega a tempo, impedindo que Cat leve um soco de Lois. Cat ainda diz que tem fotos para provar sua teoria, mas Clark quebra o telefone dela antes que Cat faça algo com as fotos. Ele conta a verdade para Cat que não acredita antes de puxar Lois para fazer um curativo em sua mão no lugar onde Cat enfiou a caneta.
                             Photobucket
Depois de fazer o curativo, eles conversam em como o Blur continua com o segredo e Clark afirma que não quer arriscar a vida dela por isso. Lois fica decepcionada achando que Clark nunca irá contar seu segredo para ela e começa a ir embora. Clark então confessa que passou a vida inteira com medo que alguém descobrisse seu segredo e a perdesse por isso. Agora ele tem mais medo de perder Lois do que qualquer outra coisa. Ele então revela para a namorada que o Blur fazendo Lois se jogar nos braços dele causando uma grande festa de papéis caindo dos céus em cima deles, já que Lois pulou em cima de Clark de uma maneira que acabou não se importando se tinham vários papéis e post-its pelo caminho. Ela pergunta ao namorado por que ele demorou tanto quando o herói se dá conta de que ela já sabia do segredo dele.

Finalmente Clark descobriu que Lois sabe e não tem mais nenhum segredo entre eles. Eu gostei como Smallville abordou essa questão o que foi completamente diferente de outras versões. Nos filmes Lois descobre acidentalmente e revela a Clark praticamente na hora, embora ele tente enrolá-la por um tempo. Em Lois & Clark, ela revela na hora que ele a pede em casamento e os dois ficam separados por um tempo por conta de complicações já que Clark queria proteger Lois de não se machucar por saber demais. Agora Smallville abordou Lois descobrindo, reconhecendo o beijo de Clark mas mantendo o segredo para si, até Clark se sentir confortável o bastante para contar para ela. Mesmo que ela tenha dito algumas dicas a Clark de que já sabia, Clark é tão avoado que não chegou a notar nenhuma.

E a cena final foi para matar qualquer fã do coração, especialmente com Lois correndo nos braços do Clark daquela maneira, feliz com a revelação e dando aquele sorriso enorme que é seguido por Clark. Tem como o público não sorrir também?
                               Photobucket
Erica Durance deu um show de interpretação durante esse episódio como a deusa egípcia Isis, mostrando uma atuação completamente diferente da Kryptoniana Faora que fez na oitava temporada. Adorei a entonação de voz, a postura, ela disparando bolas de fogo bem no estilo Charmed alem de voar (mais uma que voa antes do Clark!) e ter super-força. A Isis de Smallville como foi dito antes, não é a mesma dos quadrinhos mas sim a deusa egípcia. Aproveitaram bem o gancho que lançaram em “Shield” com a ajuda de Carter.

E gostei muito da participação cômica de Cat nesse episódio. Eu gosto dessa inimizade” dela com a Lois em todas as versões, embora em Lois & Clark, elas chegaram a ter alguns momentos legais em que conversavam como amigas, espero que isso aconteça em Smallville também.

Outra coisa que amei no episódio foi a maneira como usaram a deusa Isis. A história dela com Osiris é muito bonita e as comparações com amor verdadeiro e a se sacrificar por esse amor, também foram lindas. E gostei como Clark fez de tudo para libertar Lois do espírito da deusa. Deu até pena da Isis por estar separada de seu grande amor.
                               Photobucket
E para finalizar, a cena final foi o suficiente para deixar os fãs atiçados para o próximo episódio. E agora o que irá acontecer com o casal? Sexta Feira iremos descobrir quando “Harvest” for ao ar. Então, até lá. 

Nenhum comentário: