domingo, 3 de outubro de 2010

Smallville 10x02 – Shield (Resenha)


Heróis, Vilões e Amores Eternos

Por Louise Duarte
No segundo episódio da décima temporada de Smallville entitulado "Shield", vemos a introdução de alguns novos personagens, o retorno de outros e a aparição de um novo uniforme para o futuro Superman.

Lois chega a África para se juntar a Perry White (que havia convidado a repórter no episódio “Hostage”da nona temporada) em uma cobertura jornalística. Infelizmente Perry não aparece no episódio, mas pode ser que até o final da temporada ele dê o ar de sua graça afinal de contas seria muito bom revê-lo por uma última vez em uma temporada que tem tudo para ser inesquecível.

De qualquer jeito Lois não encontra Perry na África, mas sim Carter Hall que foi mandado para lá por Clark, que pediu ao amigo para ficar de olho na namorada.

Enquanto isso em Metropolis, Clark tem suas mãos cheias com a nova contratada do Planeta Diário, Cat Grant em pessoa que apesar de muitas pessoas terem reclamado de como ela foi apresentada, eu achei que ela estava bem a caráter da primeira Cat dos quadrinhos, quer dizer, a primeira Cat que eu tive contato na década de 90. Ela tinha um filho chamado Adam, trabalhava como repórter no Planeta e era mais passiva que as versões atuais que todos estão acostumados. A Cat de Tracy Scoggis de Lois & Clark – As Novas Aventuras do Superman foi a versão que ficou mais conhecida do público que não acompanha os quadrinhos já que a personagem nunca apareceu nos filmes ou desenhos animados. Recentemente a personagem foi modificada se parecendo um pouco com a Cat da série da década de 90 que inclusive tinha uma coluna de fofocas e com um sexy appeal para lá de alto. Nos quadrinhos, ela colocou até implantes nos seios proporcionando momentos hilários com Clark e Supergirl. A personagem também vive as turras com Lois tanto nos quadrinhos recentes quanto em “Lois & Clark – As Novas Aventuras do Superman”, então ainda acho interessante a introdução da personagem, mesmo que não seja a versão que a maioria do público esteja acostumado. Quem sabe com o tempo, ela evolua não é mesmo?

Mas a Cat de Smallville é diferente. Ela não gosta dos heróis de Metropolis e parece discordar das idéias de Lois. Clark claro, como bom namorado e herói que é, defende a namorada como pode sem deixar sua pose de bom escoteiro. Sim, a Cat apresentada é meio chatinha mas as cenas dela com Clark não deixaram de serem engraçadas. Especialmente as do começo quando ela anunciou para ele que era sua nova parceira.


Pausa para os créditos. Depois da premiere, eles fizeram algumas modificações. Alem de terem cenas novas que não tinham nos créditos apresentados na premiere, Allison Mack saiu. Aliás, é tão estranho ver essa nova versão para uma série que começou com 8 pessoas no cast regular ter só 4 no momento, ainda é bizarro mas acho que me acostumo com a temporada. Sem contar que ter a Erica depois do Tom é finalmente um sonho que se tornou realidade vendo ela como a principal atriz da série. Também adorei que Justin e Cassidy continuaram no elenco. Por um momento eu fiquei preocupada achando que iriam matar a Tess depois da season finale da nona temporada. Depois do que fizeram com o Jimmy no final da oitava temporada, eu estava pronta para perder a Tess também, mas felizmente ela ficou. E parece que esse vai ser o ano da redenção da personagem.

Falando na Tess, a próxima cena mostra ela com Oliver na WatchTower. Oliver procura por Chloe na internet mas sem sorte. Ele mostra a Tess uma carta escrita por Chloe achando que foi Tess que escreveu, mas Tess diz que ela não escreveu a dita carta.

Na África, Lois começa a falar sem parar deixando Carter quase a beira da loucura, recorrendo a bebida para eles conversarem sobre suas vidas, especialmente Clark. Clark percebe que Lois sabe do segredo de Clark e eles conversam a respeito. Carter revela a Lois sobre sua história com sua esposa Shayera. Como eles foram amaldiçoados por um feiticeiro malvado fazendo com que eles vissem o outro morrer. Meio parecido com aquele filme “O Feitiço de Áquila”, tirando a parte da morte é claro. Eu não sei muito sobre o casal nos quadrinhos, embora andei pesquisando a respeito mas a história deles difere da história contada nos desenhos da Liga da Justiça onde a nave vinda do Planeta Thanagar, cai no Egito onde eles se tornam rei e rainha. Claro, acabaram incluindo em um triangulo amoroso com o Lanterna Verde John Stewart que eu achei nada a ver. Mas em Smallville, Carter está tendo visões com Shayera e só poderá vê-la novamente depois que morrer para poder reencarnar em uma próxima vida? Será que veremos Carter morrer nessa temporada? Seria meio triste.

Mas voltando a Lois e Clark, ou melhor Lois e Carter. Sim, eu ainda não mencionei Lois e Clark no episódio simplesmente porque não teve cenas dos dois nele. Mas isso não foi exatamente um problema já que as cenas da Lois com o Carter foram perfeitamente espelhadas com as de Clark com Lois. Como o próprio Carter diz, Lois é a Shayera do Clark. Um não pode viver sem o outro. A Lois é mais uma fortaleza do que uma fraqueza como ela tenta argumentar. Talvez tenha sido essa o motivo dela ter vindo para  a África. Depois do que aconteceu em “Lazarus”, acho que ficou claro que ela ficou com medo de ser um impecilho para Clark se tornar o herói que estava destinado a ser. E foi maduro da parte de Clark deixar Lois ter esse tempo para pensar e não ir correndo atrás dela. Legal, ele respeitar esse espaço que a Lois obviamente precisava para refletir sobre ter descoberto o segredo dele recentemente e o que isso significava para a relação dos dois. E colocarem Carter para dar conselhos sentimentais para ela foi mais do que perfeito. Aliás, uma coisa que achei interessante nesse episódio foi que no começo da oitava e nona temporadas, Lois estava sempre no Planeta Diário, enquanto Clark havia sumido por algum motivo. Dessa vez inverteram a situação. Clark ficou no Planeta enquanto Lois foi para África entender algo. Bem interessante esse contraste entre os personagens como já havia acontecido em “Lazarus”.

Outro personagem novo que aparece na série é DeadShot, que faz parte do Esquadrão Suicida que é apresentado no episódio e parece querer Cat morta. Clark a salva a tempo mas fica desconfiado de porque alguém a querer morta. Clark acaba investigando devido aos telefonemas suspeitos que Cat fazia para saber do filho Adam que estava com avós e acaba vendo que a bala que tentou matá-la tinha algumas das letras do nome dela. Ele e Tess se juntam para descobrir porque queriam Cat morta já que Tess tinha conhecimento sobre o Checkmate e acaba descobrindo que a bala na verdade era para Clark e Cat era somente o alvo. Clark estava sendo testado como Jonathan o avisara no episódio anterior.

De volta a Oliver e Chloe, ou melhor a Oliver, ele acaba descobrindo que Chloe trocara sua vida pela dele, literalmente. E não é só isso. Ela ainda tomara um veneno para que não possa ser torturada da maneira como Oliver foi. Oliver fica arrasado e chega a discutir com Clark o fato de Clark não ter feito nada para impedir isso. Clark argumenta que não sabia e que Chloe fez sua própria escolha. E que ela havia implorado ao amigo para confiar em seus julgamentos. Aliás, Oliver relembra o amigo como é perigoso para ambos ficarem nas sombras, escondidos por máscaras e identidades secretas. Ao que parece Oliver pretende se revelar em breve como o Arqueiro Verde, o que não deixa de ser fiel ao quadrinhos, pois na mitologia do Arqueiro Verde, a população de Star City sabe que ele é o bilionário Oliver Queen. Por outro lado, isso já causou problemas para outro membro da Liga da Justiça, o Flash de Wally West. Sua esposa Linda chegou a perder os gêmeos que esperava porque um dos vilões a ameaçara para chegar até o herói. Então, é uma faca de dois gumes essa questão de revelar ou não a identidade secreta dos heróis.

No final do episódio descobrimos que o “Esquadrão Suicida” composto por Rick Flagg (que torturou Ollie no episódio anterior), Plastique e Deadshot se juntaram para acabar com os heróis de Metropolis. É, parece que a Liga da Justiça terá problemas muito antes de Darkseid aparecer.

Lois finalmente se despede de Carter, pronta para voltar para Metropolis, mas revelando a ele que sabia que a história que ele lhe contara era sobre ele e sua esposa por conta de um bilhete de Shayera encontrado no livro que ele dera a Lois. Carter ainda lembra a Lois que ela pode ser a razão que Clark 

Clark então, inspirado pelas palavras de Cat depois de salvá-la novamente, resolve voltar a usar seu uniforme azul e vermelho. Mas não o mesmo que ele usava até a oitava temporada. Um diferente. A jaqueta vermelha é de couro e tem uns emblemas em forma de “S”. Apesar de ainda não ser o uniforme definitivo, é um passo até ele. Eu ainda não gosto dele, mas vamos ver até o final da temporada/série. Outro fator interessante da cena final é que Clark passou o episódio inteiro carregando uma passagem de avião para ir encontrar Lois na África, mas no final do episódio ele decide deixar a passagem cair. Talvez, na cabeça dele ele saiba que não vá precisar de um avião para ir encontrar Lois. Ele vai aprender a voar até lá, embora eu tenha certeza de que não vai demorar tudo isso para Lois voltar. Acho que no episódio que vem ela já está em Metropolis.

Bom, semana que vem Laura Vandervoort volta como Kara Kent, também apresentando ao público pela primeira vez seu novo uniforme de “Supergirl”. Vamos esperar que Lois tenha algumas cenas com ela, coisas que faltaram na sétima temporada, já que foi estabelecido que as duas eram amigas mas não dividiram muitas cenas durante a temporada. Vamos ver se dessa vez consertam isso não é mesmo?

Um comentário:

Neuseli disse...

Adorei sua resenha!!