segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Hora de Dizer Adeus ao Conto de Fadas Nerd (Resenha)

Hora de Dizer Adeus ao Conto de Fadas Nerd

Por Louise Duarte

Dizer Adeus é sempre muito díficil. Seja para um amigo, uma pessoa que você ama ou até mesmo para uma série que foi parte de sua vida por tanto tempo. Acho que esse é um dos motivos porque eu ainda estou enrolando para escrever sobre o final de Smallville, mas quem sabe eu consiga fazer agora que comprei o dvd? Quem sabe...

No caso de Chuck, eu não assisti a série desde o começo. Quando comecei a assistir, ela já estava na terceira temporada, mas consegui me atualizar rápido entre o hiato da segunda e terceira temporada. 





Via pessoas falando, meus amigos comentando mas não tinha tanto interesse, até que resolvi baixar já que eram somente duas temporadas no momento e a primeira tinha somente 13 episódios. Acabou me fisgando logo no primeiro episódio. A mistura nerd de humor satirizando filmes e series de espionagem, com muita ação, aventura, romance, tecnologia e um pouco de drama fizeram de Chuck, o sucesso que é hoje e deixando milhares de fãs orfãos na última sexta feira. 

Pois bem, para os mais desavisados que não conhecem a série, vamos a um rápido recap. Chuck era um nerd que trabalhava em uma loja de departamentos, a Buy More consertando computadores e morava com a irmã mais velha, a médica Ellie que vivia tentando arranjar uma namorada para ele desde que sua antiga namorada terminou com ele. Se sentindo o Loser do ano, Chuck tenta fugir até da própria festa de aniversário com a ajuda do melhor amigo Morgan, mas sem sucesso. No mesmo dia, recebe um email estranho de um antigo colega de faculdade que muda sua vida. O email em questão continha códigos que foram transformadas em uma série de imagens, que depois de processadas foram implantadas pelo cérebro do nerd. É o Intersect, um super computador com informações que só a CIA tinha acesso e agora estavam no cérebro de Chuck. De repente ele se viu as voltas com espiões, vilões, bombas e muitas aventuras na companhia de Casey e Sarah, dois espiões designados a ficar de olho no nerd, mas o inevitável acabou acontecendo. Sarah e Chuck se apaixonaram, mesmo indo totalmente contra o protocolo da CIA. 

Bom, nos últimos episódios, enquanto perseguiam o vilão Nicholas Quinn (Angus Macfadyen) que queria a última versão do Intersect e sequestrou Chuck para chantagear Sarah, ela acaba fazendo o improvável para resgatar o marido a salvo. Ela instala o Intersect em seu cérebro para poder salvar ela e Casey de uma enrascada onde estavam cercados por bandidos. O único problema é com a decisão de achar o marido o mais rápido possível, ela acaba usando demais o Intersect e assim como aconteceu com Morgan no começo da temporada, quando começou a perder a memória, Sarah também começa a esquecer coisas. E depois de se reunir com Chuck por um breve período de tempo em um trem no Japão, ela acaba sendo sequestrada por Quinn que apaga o resto de sua memória, ou tudo que ela lembrava e e amava em Chuck. Sarah agora só lembrava da sua vida como espiã da CIA e que era uma assassina treinada. 

O plot dos últimos episódios me lembrou um pouco os filmes Como Se Fosse A Primeira Vez, Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças além dos episódios "Forget Me Not"e "Oedipus Wrecks" de Lois & Clark - As Aventuras do Superman. Sarah esquece completamente de Chuck, seus amigos, família e até mesmo da sua missão em Burbank. Ela é completamente manipulada por Quinn que quer o novo Intersect de qualquer jeito e faz a espiã acreditar que Chuck é um terrorista e precisa ser detido. 


A melhor coisa que fiz foi reassistir o episódio piloto como a minha amiga Tati Leite fez. Os episódios finais são cheio de referências não só ao piloto mas também aos primeiros episódios da primeira temporada. Enquanto Sarah e Chuck iam atrás de Quinn em Berlin, vemos eles em diferentes locações como um salão onde eles dançam tango, um restaurante parecido com o do primeiro encontro deles, sem contar a lanchonete que parecia o primeiro lugar onde Sarah trabalhou disfarçada. 

O último episódio foi dividido em duas partes: Chuck versus Sarah e Chuck versus the Goodbye. A primeira parte é um pouco mais dramática, com Sarah fingindo ser a Sarah do Chuck, mas ao mesmo tempo com aquele olhar frio e desconfiado que fez dela a assassina treinada que conhecemos no piloto. Ela finge para todos que está bem assim como sua memória, enquanto era manipulada por Quinn para descobrir onde Chuck havia escondido o novo óculos do Intersect. Feito isso, Sarah se revela a todos e Quinn tenta matar Chuck que acaba conseguindo pegar o óculos de volta, mas isso quase custa a vida de Ellie que é sequestrada por Sarah para que Chuck lhe devolva o Intersect. Ellie provoca um acidente de carro propositalmente para dar mais tempo a Chuck, sabendo que tinha algo errado com o cérebro de Sarah. Chuck então leva a esposa desmemoriada para a casa que eles estavam planejando comprar, tentado fazê-la se lembrar dos momentos que eles passaram juntos ali. Sarah ainda estava determinada a matá-lo quando vê uma inscrição em uma parede escrito "Chuck + Sarah".  Apesar dela não lembrar bem dos detalhes, Chuck preenche o vazio contando um pouco sobre a vida dos dois juntos que começou como uma missão mesmo e eles acabaram se apaixonando. Impossível ver essa cena sem lacrimejar. Zachary Levi dá um show de interpretação ao afirmar para Sarah que ele nunca esperava que alguém como ela poderia se apaixonar por um nerd como ele. Emocionante. 

Quinn chega bem na hora disposto a matar Sarah e confessa que a manipulou para conseguir os óculos com o Intersect. Chuck se joga na frente dele para impedir que sua amada fosse morta. Por sorte ele usava um colete a prova de balas, mas mesmo assim ele saiu de lá bastante machucado. Sarah decide ir atrás de Quinn mas antes recebe uma visita de Casey que vai até o seu antigo apartamento levar um dvd com os logs das missões de Sarah gravadas. Ela vai até Chuck depois dizer que acredita nele mas que não sente nada por ele, ou não lembra de sentir. 

É aí que na segunda parte do episódio final começa a parte divertida. Depois de seguir Quinn até Berlin sem sucesso eles acabam voltando para Burbank onde Sarah pretendia desaparecer para se encontrar. Eles descobrem que Quinn também voltou para Los Angeles e a General dá uma missão para Casey encontrar o terrorista vivo ou morto. O único problema é a própria General Beckman é o alvo dessa vez. Em um concerto em que estava presente, a cadeira onde sentava é conectada a uma bomba que seria acionada assim que a música parasse. Chuck e sua gangue chegam a tempo mas eles precisam de mais tempo para poderem solucionar o problema. E Chuck ainda está com o dilema de usar o óculos do Intersect para devolver a memória de Sarah. 



É quando o improvável acontece. Jeffster salva o dia. Jeff e Lester os nerds da "Buy More"que possuem uma banda conhecida como "Jeffster" que já fez covers de outras músicas durante as cinco temporadas da série, aparecem no palco graças a uma idea de Morgan. Assim que o concerto acaba, a dupla começa a cantar "Take On Me" do A-ha, dando mais tempo a Chuck em pensar no que fazer. Chuck acaba decidindo em salvar o dia e a General, mesmo que isso custe não ter mais Sarah ao seu lado. Quando Chuck vai acessar o computador para parar a bomba, Sarah menciona o vírus de uma atriz pornô que também aparece no episódio piloto. Chuck se surpreende ela lembrar do vírus, assim como ela havia se lembrado da arrumação do Weinerlicious. Eles salvam o dia novamente com a ajuda de Jeffster e Morgan que dispensa o maestro para orquestrar os outros músicos presentes. Uma cena memorável!


E assim tudo vai caminhando para um final. Ellie e Devon se mudam com Clara para Chicago depois de receberem propostas para empregos em um hospital lá onde receberiam ótimos salários. Morgan e Alex decidem morar juntos e anunciam a decisão para Casey que fica feliz por eles e decide ir atrás de Gertrude (Carrie Ann Moss de "Matrix"). Alias, Casey se mostrou um grande sentimental nesse final. Para quem começou a série como um grande e frio espião, Chuck com certeza aos poucos acabou amolecendo Casey e claro, Alex a filha que Casey descobre ter na terceira temporada. Foi ótimo a série ter explorado o lado paterno do personagem, especialmente nas cenas que envolvia o namoro de Morgan e Alex. É hilário ver Casey estragando os finais dos filmes de Star Wars para Morgan depois que este esquece os filmes depois de ter usado o Intersect por alguns episódios. A cena final do Casey se despedindo de Chuck com um grande abraço também é emocionante, especialmente porque Casey era contra os abraços de Chuck nas primeiras temporadas. Mas na cena final ele complementa dizendo que somente os russos sabem dar grandes abraços. Sem contar que Casey foi o responsável por fazer Sarah confiar em Chuck e acreditar que eles eram mesmo apaixonados, mesmo sem sentir. 


A cena final também foi bastante emocionante. Com todo mundo progredindo e fazendo grandes mudanças em suas vidas, Chuck não sabia o que fazer sem Sarah e nem onde ela estaria. Morgan sugere que o coração dele saberia e que ele deveria fazer o que todo conto de fadas da Disney sempre tem. Um beijo mágico do princípe em sua bela princesa. E Zachary Levi que já fez um príncipe em "Enrolados", se encaixa bem no papel. Ele encontra Sarah na mesma praia onde eles tiveram uma conversa similar no piloto, onde ela pede que ele confie nela depois de ter o Intersect instalado em sua cabeça e sua vida virada de pernas para o ar. Os papéis se invertem no final e agora é Chuck que pede a Sarah que confie nele. Ela pede que ele conte a história dos dois desde o começo e vemos cenas de flashback dos personagens mostrando seu romance, aventuras, casamento etc. É quando ele diz a ela da ideia de Morgan de que ela lembraria de tudo depois de um beijo. Sarah pede a Chuck para beijá-la e o episódio termina assim. Com o beijo mágico. Não é mostrado se ela se lembrou de tudo com o beijo, mas é deixado no ar que se ela não lembrou após o beijo, ela lembraria gradativamente e se apaixonaria novamente por Chuck. Por que sinceramente, quem não se apaixonaria por alguém como Chuck Bartwoswiski?


A cena final entre Zachary Levi e Yvone Strahovski é tão emocionante quanto a cena da casa no episódio anterior. Os atores se emocionaram de verdade naquela cena e isso deixou a cena ainda mais verdadeira. Apesar da cena final ter deixado os telespectadores com gostinho de quero mais, foi um final satisfatório, mesmo com algumas brechas em aberto. Mesmo porque eu prefiro acreditar em finais felizes. Chuck continuava com o Intersect na cabeça mesmo tendo se desligado de vez de seu trabalho como espião para a CIA, mas como a General Beckman reforça, eles poderiam procurá-la quando precisassem. Sarah também poderia continuar sua vida de espiã se quizesse ou se aposentar da profissão e curtir uma vida pacata ao lado do marido, que ela iria se lembrar dele aos poucos. Casey foi atrás de seu grande amor, Gertrude. Para também finalmente ter uma vida pessoal. Sua filha Alex iria dividir o apartamento dele com Morgan, Ellie e Devon se mudaram para Chicago com a filha Clara onde ficaria mais fácil para a mãe de Chuck e Ellie, Mary visitá-los. Jeff e Lester depois da perfomance de "Take on Me"durante o concerto, foram descobertos por um empresário musical que queria transformá-los em um grande sucesso e a Buy More tinha um novo dono, a lanchonete Subway que foi o grande merchandising da série durante esses cinco anos e provavelmente o maior patrocinador do seriado. 

A série sem dúvida nenhuma fará falta na minha grade de séries favoritas. Especialmente por conta de seus momentos cômicos que me davam dor de barriga de tanto rir, e me deixavam mais feliz. Seus personagens bem construídos com seus dramas, sonhos, medos e alegrias. Sem contar na galeria de convidados especiais que foram desde Brandon Routh (Superman Returns), passando por Timoth Dalton (James Bond do filme 007 - Marcado para Morrer), Christopher Lyod (De Volta para o Futuro), Summer Glau (ex-parceira de Adam Baldwin em Firefly/Serenity), Bo Dereck (Mulher Nota 10), Linda Hamilton (Exterminador do Futuro) entre outros. 

Chuck ficará para sempre nos corações nerds de seus fãs.

Um comentário: