domingo, 22 de novembro de 2009

Bruxos e Trouxas se Reunem em Evento na Fnac (Coluna)


Bruxos e Trouxas se Reunem em Evento de lançamento do DVD “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” na Fnac

Nem calor, nem o feriado de Zumbi , nem a estréia do filme Lua Nova nos cinemas impediu os fãs fiéis de Harry Potter de comparecerem na última sexta feira, dia 20 de Novembro na Barra. Por volta de 80 fãs compareceram a mega-store para participarem do evento sobre o lançamento do sexto dvd da série "Harry Potter e o Enigma do Príncipe", promovido pelo site Potterish que com a parceria da Warner vídeo, da editora Rocco, que distribui os livros da série no Brasil, e da própria Fnac fizeram do evento um grande sucesso.


Foram exibidos documentários sobre os seis primeiros filmes com entrevistas com a produção e elenco dos mesmos, também ocorreram sorteios de prêmios que iam desde de buttons escrito “Weasley é o nosso Rei” até o livro de contos escrito por J.K Rowling “Contos de Beddle, o Bardo” que também é ligado ao mundo de Harry Potter. Também foi debatido qual será o futuro da série de livros, além da exibição de um documentário sobre o parque temático de Harry Potter chamado “Wizarding World of Harry Potter” que está sendo construído na Universal Studios na Flórida e inaugura em 2010. Além de tudo isso, fãs ainda interagiram com o evento ao irem fantasiados como seus personagens favoritos para o Cosplay.


A Digital Rio conversou com os organizadores do evento e equipe responsável pelo Potterish que contou um pouco como tudo começou além de detalhes sobre os eventos promovidos, e o que o futuro aguarda para o site.


Digital Rio: Como surgiu o Potterish?


Potterish: O Potterish surgiu em 2002, começou com duas universitárias sem nada para fazer que sabiam mexer com site e resolveram unir o útil ao agradável montando um website de Harry Potter. Sete anos depois, o Potterish é um dos maiores sites do mundo sobre a série de livros.


Digital Rio: Vocês sempre promovem eventos relacionados a Harry Potter?


Potterish: Desde o lançamento do DVD de “Harry Potter e o Cálice de Fogo” que começaram os eventos. Primeiro era mais uma reunião entre amigos que acabou virando algo maior. Agora qualquer lançamento de livro e DVD a gente faz um evento.


Digital Rio: O que mais encanta vocês na série criada por J.K Rowling?


Potterish: O que mais me encanta na série é a forma dela escrever e a criatividade da autora. Ela inventou tudo, foi tudo idéia da cabeça dela, os detalhes mínimos. E também o que encanta é que os personagens são muito bem construídos. As vezes eu me identifico com dois personagens ao mesmo tempo como a Hermione e o Harry.


Digital Rio: Qual é o futuro do site quando os filmes acabarem?


Potterish: A gente se pergunta isso constantemente e já até pensamos em mudar o foco para outros filmes, mas por enquanto conseguimos trabalhar porque ainda tem os filmes, ainda sai muita notícia relacionada a Harry Potter, estamos com outro projeto dos atores envolvidos, e em algum momento a J.K vai escrever algo novo. Na verdade não temos um caminho traçado, conforme as coisas vão acontecendo a gente vai se adequando, criando novos formatos, novas referências.


Digital Rio: Que livros de ficção vocês indicam para o público que cresceu lendo Harry Potter?


Potterish: Indicamos a série “Percy Jackson e os Olimpianos” porque é muito semelhante a Harry Potter. O personagem principal do livro descobre que é um semi-deus da mesma maneira que o Harry descobre que é um bruxo. Ele também tem uma melhor amiga sabichona. Não é um plágio, e a narrativa é muito fácil de ler igual a Harry Potter.


                                  
(Equipe Potterish - Da Esquerda para a Direita: Mike Alvares, Patrícia Abreu, Maya Moura e Larissa França)

Digital Rio: Algum caso interessante envolvendo o site ou algo dos eventos?


Potterish: Em 2006, a J.K Rowling que possui um site oficial e tem uma área do site que ela dá prêmios aos melhores fansites chamado “Fansite Awards”. Naquele ano, o Potterish ganhou e foi o único do ano a ganhar essa premiação além de ter sido o único da língua portuguesa. O Potterish é até hoje o único site indicado por ela que não é em inglês. O Potterish também já foi citado várias vezes no twitter dos atores.


Digital Rio: E o que os eventos promovidos pelo Potterish tem de diferente?


Potterish: A gente foca muito no fã. Foca no que o fã vai ganhar e faz sempre parceria com a Warner, Rocco... Já fizemos evento do lançamento dos livros com direito a contagem regressiva.


Digital Rio: Fale sobre a idéia de promover uma viagem para conhecer o parque temático de Harry Potter na Universal Studios na Flórida?


Potterish: A idéia é juntar um grupo de fãs de Harry Potter, entrar em contato com uma agência de viagem e fazer um pacote para os fãs para podermos conhecer o parque. Já fizemos antes um evento chamado “Potter Trip” que foi para conhecer as locações na cidade de Londres. Temos a idéia de fazer a mesma coisa com o porque, juntar um grupo e ir junto.


No evento do lançamento do DVD “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” estavam também presentes alguns fãs vestidos a caráter como seus personagens favoritos da série de livros criado por J.K Rowling que foram fantasiados para fazerem parte do Cosplay do evento. Conversei com dois fãs Tales da Fonte Ferreira e Jane Carla Oliveira que até encenaram uma cena do filme “Harry Potter e Câmara Secreta” como Harry e Ginny.




Digital Rio: Como surgiu a idéia de começar a fazer Cosplay baseado em personagens de Harry Potter?


Tales da Fonte Ferreira (Estudante de Letras): Sou um fã incondicional de Harry Potter. Sempre me falaram que eu era parecido com o personagem quando eu era menor. Então, comecei a fazer cosplay cedo. Comecei a comprar roupa, montar o figurino e adorei. A gente ia no shopping, todo mundo parava a gente para tirar foto e a gente acaba se divertindo muito com isso. É uma expressão da arte, de mostrar de como a a gente é fã realmente incondicional. E estamos aí para homenagear Harry Potter que é uma obra literária fantástica. Eu me divirto muito usando roupas em estréia de filme mesmo elas sendo muito quentes para o clima do Rio porque essa roupa é ótima para a Inglaterra mas no Brasil fica difícil, mas ta valendo. Harry Potter tudo vale.


Jane Carla Oliveira (Professora): Eu comecei bem depois do grande boom de Harry Potter e foi através dos fimes que eu conheci a respeito da série. Minha irmã me apresentou e eu fiquei encantada com tudo. Com a estética do filme, aí eu fui ler os livros e me apaixonei mais ainda. Depois, eu conheci esse outro lado dos cosplayers, de pessoas que participam de eventos, e quis conhecer e participar também. Eu acho que é uma forma diferente da gente interagir com o livro. Já é legal a gente ler, imaginar a história, tem pessoas que escrevem as histórias próprias com os personagens que são as fanfics. Eu acho legal porque é uma forma divertida de você interagir com o livro.

4 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, adorei a cobertura! Super fiel a tudo como aconteceu lá e ao que dissemos na entrevista. Parabéns!
É tão bom ver como nosso trabalho repercutiu e foi bem aceito e agora colher os bons frutos de tudo isso.
É muito gratificante!

Lorena de Assis disse...

Nossa, eu queria tanto ter ido *_*

Mike disse...

Ahh, ficou muito legal mesmo... A transcrição da entrevista ficou muito fiel :P Valeu Louise, nos vemos no próximo evento :)

Roberto Felipe Gaglianone disse...

Olá,
eu sou o Roberto Felipe, da Fnac, quem ajudou na organização do evento.
Parabéns pelo blog, e pela matéria.
Está perfeita!!!