domingo, 8 de novembro de 2009

Trocando de Canais (Resenha)




Trocando de Canais


Eu nunca comentei um episódio de Supernatural antes, apesar de ser fã da série desde a primeira temporada, mas eu não sou assim tão fanática como algumas fãs da série. Eu vejo regularmente e fico animada com alguns episódios, mas acho que eu poderia ser tachada de uma fã calma em relação à série (ao contrário de outras séries que assisto como Smallville, Glee e How I Met Your Mother)De qualquer jeito, o episódio exibido essa semana foi praticamente impossível para eu ficar apática a respeito, pois tiveram dois elementos que simplesmente eu adoro tanto na série como em seriados em geral: Primeiro a volta do Trickster (Richard Speight Jr). Que desde a introdução dele na segunda temporada se não me engano, se tornou o meu vilão favorito da série. Ele seria o Mr Mxyzptlk dos irmãos Winchester. Ele é sacana (quem não se lembra dele matando o Dean no mínimo umas 100 vezes em "Mystery Spot"?), engraçado, além de ser um ótimo vilão. Fora que eu amo os episódios cômicos de Supernatural e os que tem a presença do Trickster são sempre hilários.

 O segundo elemento foi o próprio plot do episódio. A idéia de Dean e Sam ficarem "zapeando" em programas de TV é maravilhosa. Eu já havia visto esse tipo de episódio em desenhos como "Teen Titans" e "Kim Possible" e até cheguei a escrever uma fanfic de Smallville a respeito que também tinha Grey's Anatomy. Então, a idéia do Trickster de prender Dean e Sam em programas de TV foi hilariante como já era de se esperar.


Começando pela teaser onde mostra Dean em um quarto de hotel colorido com papéis de parede verde limão onde ele se depara com um senhor sanduíche. (Scooby Doo, alguém?) onde o Winchester mais velho diz "Eu vou precisar de uma boca maior." Sam chega e repete a frase do irmão de uma maneira meio brega, típica de alguns sitcoms americanos (comédias de situação) com direito a riso eletrônico e tudo mais. Dean diz ao irmão que ficou a noite toda "pesquisando" quando uma garota usando apenas roupas intima abre a porta do quarto e diz que eles têm mais "pesquisa" para fazer. Dean solta um "filho da..." e corta para abertura. Sim, abertura! Vocês leram direito. Supernatural fez uma abertura especial para esse episódio bem no estilo dos desenhos do Scooby Doo com direito até a música tema dos anos 80. Hilário. Eu aposto que Jensen Ackles e Jared Padalecki se divertiram filmando os créditos iniciais. Eu devo confessar novamente que outro motivo de eu adorar esses episódios cômicos é porque de uma maneira ou de outra podemos ver os irmãos sorrindo. Já acontece tanta tragédia na vida dos dois, que é bom ter algo mais leve acontecendo com eles. E só a abertura já me deixou feliz.


O episódio começa de verdade quando eles se deparam com fatos estranhos acontecendo em Ohio e vão investigar quando uma mulher diz ter testemunhado o ator que fazia o Hulk atacando alguém. Quando Sam acha algumas embalagens de doces na cena do crime, eles concluem ser o Trickster. E já que Dean queria acertar contas com o demônio desde "Mystery Spot", mas Sam prefere conversar com ele antes de tudo para saber o que ele pretende.

Eles vão até o local onde aconteceu o primeiro crime, mas antes que possam fazer qualquer coisa eles vão parar em Grey's Anatomy. Claro que a CW não poderia fazer mesmo um crossover com o show da ABC, mas chegou perto. As referências estão todas lá. Desde a recente fusão do hospital Seatle Grace com o Mercy West (sim, eu também sou fã!) até os "Seriously", o romance do Dr Sexy (Uma clara menção ao Doutor McDream de Grey's) e até o nome da personagem principal Ellen Picklow (Uma referência a Ellen Pompeo que interpreta Meredith Grey no seriado médico). Minha parte favorita do cameo de Grey's Anatomy foi sem dúvida nenhuma o fantasma na mente de uma das médicas que não passa de uma menção ao Jeffrey Dean Morgan (o pai dos Winchester em Supernatural) e que também fez Danny em Grey's Anatomy que começou a aparecer como alucinação para Izzy na temporada passada. "Então, esse show tem fantasmas? Por que?" "Eu não sei." Mais hilário impossível, quer dizer... É possível nos próximos blocos. Até as músicas escolhidas para tocarem nas cenas do hospital foram bem no estilo das músicas que tocam em Grey's Anatomy. Nota dez para a produção e continuidade de Supernatural. Eles pesquisaram direitinho. Ou isso, ou Eric Krypke e Cia assistem Grey's.


Quando o "Doutor Sexy MD" (Que seria o nome do seriado em Supernatural) aparece, Dean parece um fã encontrando seu ídolo (embora Sam o provoque pelo fato dele saber tudo sobre o seriado e ele se defender dizendo que é só uma "guilty pleasure", ou seja, algo que ele assiste mesmo se sentindo culpado, mas que lhe dá prazer), Dean nota que o médico não usava botas de couro e sim tênis branco, quando o Trickster se revela. Eles tem um papo "amigável" e ele revela que eles tem que participar do "jogo" ou eles ficariam presos na TVlândia para sempre. Dean tenta se safar ignorando um pedido de um paciente que acaba baleando-o. E Sam agora precisa operá-lo. Bom, eu não sei se essa cena continuou como referência a Grey's, mas também lembrou Nip/Tuck pelo tipo de música que tocaram durante a cirurgia. E como ambas são séries médicas... De qualquer jeito, quando Sam finalmente resolve "interpretar" seu papel de médico e operar o irmão fazendo eles trocarem de canal.

Eles vão parar em um game show japonês. O host faz perguntas em japonês e se você errar, um bastão acerta os países baixos do concorrente. É o que acontece a Sam que não sabe falar japonês. Castiel aparece para salvá-los mas é impedido pelo Trickster e pelo host japonês. Durante a campanha publicitária, Dean e Sam conversam e o jovem Winchester convence o irmão a tentar responder em japonês mesmo não sabendo o idioma. E por algum milagre, Dean consegue responder sem saber como e ganha o jogo. Eles se dão conta que enquanto "interpretarem" seus papéis eles sobrevivem o jogo sádico do Trickster. A pergunta que importa é... Por quanto tempo?


Vamos para os intervalos e com eles mais cenas hilárias com Dean e Sam em um comercial de herpes. E cabe a Sam fazer o comercial enquanto Dean joga basquete com outros personagens. O Sam sofreu nesse episódio, coitado!


Voltamos para o Sitcom com riso eletrônico, palmas e cenário de cegar qualquer um com aquele papel de parede verde limão. Castiel consegue achá-los novamente mas antes que possa alertá-los, o Trickster aparece em pessoa para impedi-lo. Dean e Sam notam que o Trickster o cumprimenta como se já o conhecesse antes de se livrar do anjo. Trickster informa a eles que o jogo só vai parar quando eles aceitarem serem possuídos por Lucifer e Miguel. Dean quer saber o interesse do demônio na briga, mas ele se defende que não tem um lado, que só quer que a briga entre os anjos e demônios acabe de uma vez.


Eles são transportados para outro show, dessa vez um ao estilo do CSI. CSI – Supernatural? Dean e Sam estão usando ternos, com camisas azuis berrantes e óculos escuros durante a noite. Fato que Dean reclama já que ele odeia esse tipo de show. Eu não assisto CSI, mas já vi alguns episódios e as referências ficaram ótimas também. Desde o figurino, a música escolhida para tocar no background até a maneira como Dean e Sam andaram e se comportaram em cena. Eles provavelmente já viram pelo menos um episódio pelo jeito que o Dean reclamou. Desconfiados que um dos policiais envolvidos que chupava um pirulito poderia ser o Trickster, Dean e Sam resolvem "interpretar seus papéis" mais uma vez enquanto tentam ludibriar o demônio, acertando-o em seguida. Aliás, a cena em que eles matam o policial só para descobrir que não era mesmo o Trickster, é fantástica.


Especialmente porque mostra o sangue sendo jorrado para fora do corpo da mesma maneira que usam nos efeitos especiais de CSI. Eles se dão conta que cometeram um erro ao notarem outro policial se tornar o Trickster. Eles o acertam com um pedaço de pau quebrando a magia do zoador.


Eles chamam o Trickster de volta dizendo que irão fazer o que ele quer contanto que traga Sam em sua forma original. Sam volta ao normal e os irmãos Winchester o prendem em um circulo de fogo com óleo onde Dean o acusa de ser um anjo. Ele acaba confessando ser Gabriel, irmão de Castiel. Gabriel confessa amar seus irmãos e pai mas que não conseguia suportar a briga entre eles e por isso os deixou assumindo uma nova identidade para si como o Trickster. Ele explica que não pode fazer nada para impedir o fim do mundo, mas quer que acabe de uma vez por todas. Mais uma vez, ele culpa os Winchesters por ter liberado Lucifer (no final da quarta temporada) e que eles são responsáveis por tudo que está acontecendo.


Aliada novamente a nova mitologia do seriado que agora mistura anjos, arcanjos e demônios, Então não só temos Lucifer, Miguel entre outros anjos por perto como descobrimos que o nosso amado Trickster é o Gabriel? Adorei ! Isso significa que ele provavelmente irá voltar o que é ótimo porque como já disse antes, eu adoro o personagem. Gabriel diz que é o destino deles e que eles não podem fugir dele. Que um irmão deverá matar o outro. Assim como aconteceu com Lucifer e Miguel.


Gabriel traz Castiel de volta que cumprimenta o irmão. Castiel também sofreu nesse episódio, mas não tanto quanto o Sam. Castiel que continua procurando pelo "pai" deles, o próprio Deus continua sem pistas, e Gabriel nota isso perguntando de maneira debochada como anda a busca do irmão.


O arcanjo pergunta se Dean vai deixá-lo lá no meio do fogo e Dean diz que não porque ele não é como o arcanjo. E que ele deveria ter a coragem de apoiar a família. Ele acaba quebrando o alarme de incêndio antes de deixarem Gabriel sozinho e molhado.


 Essa temporada está se tornando a minha temporada favorita até agora. Se Supernatural continuar com episódios maravilhosos como está acontecendo, talvez eu volte a comentar mais episódios no futuro.

Nenhum comentário: