domingo, 19 de setembro de 2010

Merlin 301/302 – The Tears of Utter Pendragon (Resenha)


O Início de uma Era Sombria

Por Louise Duarte

E o começo das novas temporadas finalmente se iniciou, e com elas temos de volta um dos maiores sucessos da TV britânica, Merlin que mostrou no primeiro episódio da terceira temporada, o começo da escolha sombria que Morgana fez no final da segunda temporada.

Um ano se passou e Morgana continua desaparecida. Utter mandou Arthur, Merlin e outros soldados continuarem a procurarem pela protegida sem sucesso. Até que eles a encontram vestindo roupas maltrapilhas e confusa em uma das florestas próximas a Camelot.

Apesar da felicidade inicial do reino, Merlin está preocupado porque Morgana sabe que ele tentou envenená-la para salvar Camelot. Quando Morgana confessa a ele que o que o jovem aprendiz fez foi certo e que ela se arrependeu do que fez, parece ter acalmado o futuro feiticeiro que respira aliviado achando que tudo voltara ao normal.

Mal sabe ele que Morgana não mudou nada. Ou melhor, mudou como ela mesma afirma. Ela está trabalhando em parceria com a irmã Morgose e juntas elas querem se vingar de Utter, por tudo que ele fez contra elas alem de estarem interessadas em se tornarem as únicas soberanas de Camelot.  Com isso, Morgana precisa fingir arrependimento para ser recebida de braços abertos pela família Pendragon, para que assim seu plano e de Morgose possa funcionar. Elas conseguem as lágrimas de Utter graças a Morgana que entrega a Morgose um lenço com as mesmas, para que a feiticeira possa fazer um feitiço contra Utter. Fazendo com que ele fique chorando constantemente por conta de visões que lhe causam grande dor. Isso deixa todos no reino preocupados, incluindo Arthur e Giles. E Merlin volta a ficar desconfiado de Morgana.
                              
Ele então resolve seguir Morgana para verificar que ela mentia mesmo e que ela e sua irmã pretendem tomar o poder no reino já que Utter não parece em condições de fazê-lo. Para o azar do jovem aprendiz, ele é descoberto e tem seu corpo acorrentado para que não possa fugir. Ele bem que tenta usar sua mágica para se libertar mas as correntes parecem ser protegidas com magia também, o que torna difícil para ele de se libertar. Quando ele já estava quase desistindo de se ver livre daquele pesadelo alguém o ajuda, o Dragão falante que Merlin havia liberado antes. Ele o liberta levando Merlin consigo em um voo espetacular.

Quando chega em um abrigo seguro, O  Dragão revela a Merlin que ouviu o seu chamado já que Merlin assim como seu pai já falecido, é um treinador de dragões e consegue falar com as criaturas. Como Merlin ainda está muito fraco para voltar andando para Camelot, o que levaria três dias a pé, o Dragão dá uma carona ao jovem aprendiz lhe deixando no reino são e salvo. O dragão ainda lembra Merlin que embora Merlin e Morgana tenham magia Merlin é a luz para a escuridão de Morgana. Ele afirma que nunca será como ela.

Mas a situação do reino continua ruim. Como se não bastasse a situação de Utter e a traição de Morgana, Morgose ainda decide invadir o reino com um exercito o que gera uma batalha entre os dois exércitos. Morgana ajuda a irmã usando sua magia para ressuscitar mortos quando esqueletos decidem se juntar ao exercito de Morgose para lutar contra o de Camelot. Arthur comanda a todos com sabedoria e força, e Gween confessa que Camelot terá um futuro feliz tendo ele como rei porque ela confia nele.

 Merlin ainda tenta fazer Morgana ver o  erro de suas ações mas ela parece irredutível. Ela o lembra que assim que Utter descobrir sobre a natureza de seu dom, ela estará condenada já que o rei odeia magia. E que ela não vai mudar o que ela é por isso. Merlin ainda tenta convencê-la do contrario mas ela não quer ouvi-lo, forçando-o a quebrar o feitiço que ela lançou para ressuscitar os mortos.

Morgana acaba sendo aclamada como a grande salvadora da pátria por Utter que acha que foi ela que achou e destruiu a lança. Ela e Merlin trocam olhares enquanto Morgana é aclamada por ter ajudado a salvar o reino e Utter sabe que tem um inimigo no reino, só não desconfia que seja sua própria protegida.

Agora Merlin precisa ficar mais alerta ainda e ficar de olho em Morgana para ver se ela não irá aprontar nos próximos episódios, pois agora todo cuidado é pouco, já que ela decidiu se juntar ao lado sombrio junto com a sua meia irmã Morgose que parece tão disposta a tomar o reino da família Pendragon quanto Morgana.

Merlin teve um bom começo de temporada misturando ação, aventura, mistério e comédia com todos os elementos que sempre estiveram presentes na série, esperando que eles continuem até o final da temporada onde parece que o tema central será explorar a jornada de Morgana para o “lado negro da força”.  Devo confessar que esse vai ser o meu interesse maior nessa nova temporada, mas também quero saber mais sobre esse dom do Merlin de falar com dragões, alem de claro saber como vai ser essa briga entre Merlin e Morgana usando diferentes tipos de magia.

Katie McGrath esteve soberba no episódio dando uma nova nuance a sua personagem, mostrando uma Morgana fria, dissimulada, calculista e manipuladora. Vejamos até onde Morgana irá com a ajuda de sua irmã para conseguir se vingar de Utter e quanto tempo levará para Utter, Arthur e Gween descobrirem a verdade. Que Morgana não é assim tão inocente quanto ela aparenta ser.


Nenhum comentário: