domingo, 12 de setembro de 2010

Glee 1x22 – Journey (Resenha)


Jornada

Por Louise Duarte

E a primeira temporada de Glee termina da maneira como começou: emocionando seus telespectadores com canções escolhidas a dedo como sempre com direito a um medley do Journey, a reprise de “Don’t Stop Believin’” além de Queen e Judy Garland.

O episódio começa com Will descobrindo que Sue vai ser uma das juradas da competição de corais regionais. O que significa que ela vai arranjar problemas novamente para o clube Glee, como aconteceu nas Sectionals. Ele leva a sua preocupação para o diretor Fingins que nada pode fazer a não ser alertá-lo que se o New Directions não vencer, o clube será desfeito.

Todos os alunos do New Directions encontram Will em sua casa para escolherem canções, mas estão todos deprimidos demais para fazerem isso já que souberam que Sue vai ser uma das juradas. Eles decidem recordar os melhores momentos do clube e como se sentem especiais por fazer parte dele. É uma cena bem emocionante como várias que tiveram durante o episódio.

Will voltava para a escola dirigindo seu carro, ainda chateado com tudo que aconteceu. Ele havia pedido conselho para Emma antes mas ela não sabe o que fazer a avisa a ele que está namorando um dentista já que o que aconteceu entre eles não era para ser. Will começa a mudar as estações de rádio quando acha “Don’t Stop Believin’” tocando. Ele se emociona e começa a chorar.

Na cena seguinte, Finn vai falar com Rachel que eles como co- capitães precisam lutar para manter o clube vivo. Rachel responde ao gesto de Finn com um beijo, selando de vez o relacionamento romântico deles. Em seguida, vemos o New Directions reunido no dia seguinte na sala de ensaios quando Will anuncia que quando eles começaram o clube só haviam cinco alunos e eles eram ruins (menção a cena de “Get out e Rock de Boat” com Rachel, Artie, Kurt, Mercedes e Tina do piloto) e agora haviam doze alunos que batalharam bastante para chegar onde chegaram. Ele avisa a eles que irão fazer um medley da banda Journey (de “Don’t Stop Believin’”) nos Regionais e que dessa vez irão conseguir um dez. Todos comemoram com a novidade porque Will tem esperança de que eles vençam. E que eles precisavam tentar.

O júri da competição é formado por Olivia Newton John, Josh Groban, Rod Remigton  (co-ancora do jornal onde Sue tem um segmento) além da própria Sue Sylvester. A competição começa com um medley cantado pelo grupo Aural Intensity. O medley Magic/You Raise Me Up que são originalmente cantados por Olivia Newton John e Josh Groban. Isso deixa o New Directions furioso já que eles acham que alguém deu alguma dica ao grupo rival de quem seriam os juízes e resolveram homenageá-los assim para ter uma chance de ganhar. Santana acha que com isso eles não tem chance de ganhar, mas Will chega e diz que eles não podem pensar só em ganhar ou seria melhor desistir e que tudo valeu a pena mesmo assim porque eles batalharam para chegar onde chegaram.
É a vez do New Directions se apresentar cantando somente músicas da banda Journey começando com Rachel e Finn cantando “Faithfully” entrando dos fundos e depois indo para o palco, em uma clara alusão a Rachel cantando “Don’t Rain on My Parade” das Sectionals. O resto do grupo aparece no palco quando todos começam a cantar o medley “Any Way You Want it’/Lovin’Touchin’ Squeezin’”, mas a grande surpresa fica por conta de uma nova versão de “Don’t Stop Believin’” que no piloto era cantado somente por Rachel e Finn, mas dessa vez, foi cantado pelo grupo todo levando o público à loucura.
Quando eles voltam para os bastidores animados com a apresentação, Quinn é surpreendida pela presença de sua mãe que foi vê-la. Ela conta que pegou seu pai a traindo e está separada dele e quer que a filha venha morar com ela. É nessa hora que a bolsa d’água de Quinn estoura e todos vão com ela até o hospital. Quinn entra com a mãe, Puck e Mercedes enquanto o resto do grupo aguarda do lado de fora. Ao mesmo tempo o Vocal Adrenaline começa uma performance maravilhosa da música “Bohemiam Rapsody” do Queen intercalando as duas seqüências de maneira fenomenal. Sem contar que a canção escolhida caiu como uma luva para a seqüência.

A filhinha de Puck e Quinn nascem e eles dão o nome de Beth por sugestão de Puck que já havia cantado em um dos episódios anteriores, uma música com o mesmo nome da banda Kiss. Depois de confessar a Rachel que ela quer formar uma família pois ela perdeu a sua chance com ela, Shelby vai até o hospital onde encontra Puck e Quinn. No final do episódio vemos Shelby com Beth nos braços preenchendo os documentos necessários para a adoção da menina.

Mas voltando a competição de corais, todo os alunos estão lá esperando pelo resultado, exceto Quinn e Puck que ficaram no hospital. Os jurados anunciam que Aural Intensity ficou em segundo lugar e Vocal Adrenaline em primeiro. Apesar de por uma surpresa, Sue ter votado no New Directions quando ela começa a se desentender com os outros juízes, que acham que ela não é uma celebridade de verdade como eles e que ela é muito parecida com os alunos que critica tanto. O New Directions fica arrasado por ter perdido não pela competição em si mas pelo fato de que agora era o fim do clube de uma vez por todas.


Will encontra com Emma nos corredores e nota que ela estava discutindo com Fingins sobre o fim do clube e como ela estava revoltada com tudo aquilo. Eles começam a conversar e Will confessa que a ama e que o relacionamento deles ainda não acabou, com ou sem o tal dentista (que será interpretado por John Stamos na segunda temporada).Will então, é chamado pelos alunos para o salão de ensaios onde eles confessam que Will é o Glee Clube e que eles chegaram onde chegaram por conta dele mesmo que não tenham vencido. Eles cantam “To Sir with Love” de Lulu do filme “Ao Mestre com Carinho” em outra cena emocionante do episódio que emociona não só o público mas também os alunos e Will que chora enquanto eles cantavam para ele. A cena é observada por Sue que percebe o quanto os alunos de Will gostam dele.

Quando o professor já está acabando de encaixotar seus pertences da sala do Glee clube, Sue aparece para provocá-lo inicialmente antes de revelar ao rival que pediu a Fingins que ele desse uma segunda chance ao clube, lhe dando outro ano para praticar. Will mal pode acreditar que Sue possa ter feito aquilo e percebe que apesar de tudo bem lá no fundo ela é uma boa pessoa.


Ele informa aos alunos que eles ganharam outro ano para o clube o que é comemorado por todos com alegria e entusiasmo. Rachel já quer começar a pensar em músicas e ensaios mas Will se recusa, mandando eles relaxarem e descansarem durante o verão. Ele decide homenagear seus alunos com a ajuda de Puck cantando a música “Somewhere Over the Rainbow”.

 E “Journey” foi um titulo mais do que apropriado para ser o nome do último episódio, não só por conta das músicas da banda Journey tocadas durante o episódio, mas também por conta da própria jornada que o New Directions teve durante esses primeiros vinte e dois episódios. Aprendendo com os próprios erros, superando expectativas e treinando para serem cada vez melhores. A repetição da frase de Rachel do piloto :  Porque fazer parte de algo especial, o torna especial simboliza perfeitamente o que foi esse episódio, mostrando que mesmo com as suas diferenças os alunos conseguiram trabalhar bem juntos, mesmo os que inicialmente entraram obrigados ou como espiões como foi o caso de Puck, Quinn, Brittany e Santana. Mas até eles foram contagiados pelo espírito animado do clube. Eu que não suportava o Puck nos primeiros episódios, acabei simpatizando com ele no final da temporada, que mesmo com aquele estilo bad boy que adorava jogar o Kurt nos latões de lixo e torturou o Artie no piloto, se tornou um personagem interessante do que aparentava ser no piloto.

A segunda temporada começa em oito dias então... Nos vemos depois da estréia do primeiro episódio. Vou tentar atualizar minhas resenhas em sintonia ao que os episódios forem passando. 

Nenhum comentário: