quarta-feira, 9 de junho de 2010

O Golpista do Ano (Resenha)


Golpes em Nome do Amor 
O filme O Golpista do Ano (I Love you Phillip Morris) baseado no livro homônimo de Steve McGuivers, conta a história verídica de Steven Jay Russel (Jim Carrey) que vivia uma vida pacata com sua mulher e filha até sofrer um acidente que quase termina em sua morte. Depois disso, resolve aproveitar a vida antes que fosse tarde e com isso assumir que é gay. 

Mas mesmo tentando ter uma vida normal e pacata ao lado do namorado Jimmy (Rodrigo Santoro), ter aquele tipo de vida glamurosa custava caro. E foi aí que Steve resolve aplicar pequenos golpes em diferentes locais para poder sustentar sua nova vida. Infelizmente não dura muito tempo e ele acaba sendo preso. Na prisão ele conhece Phillip Morris (Ewan McGregor) que vira seu companheiro de cela e por quem acaba se apaixonando. E após fugir inúmeras vezes da prisão (muitas delas através de golpes) , quando ele consegue sair de vez,  ele resolve defender o próprio namorado (já que ele passava parte de seu tempo na biblioteca da prisão lendo livros de direito), ele resolve construir uma vida junto com Phillip. 

 Mas uma vez golpista, sempre golpista. O personagem passa o filme inteiro mentindo, trapaceando e inventando maneiras diversas de não só fugir da cadeia como também de ganhar dinheiro. Ele chegou a conseguir sair da prisão depois de pintar o seu uniforme de laranja para verde e enganar os seguranças que acharam que ele era um médico. Sem contar que o seu golpe mais audacioso para fugir da cadeia, fingir ter os sintomas de HIV positivo da AIDS. O golpista ficou conhecido como "Houdini" por conta dessas escapadas mirabolantes e recebeu uma sentença de 144 anos de prisão. 

Infelizmente isso acaba incluindo Phillip Morris como cúmplice embora ele não soubesse de nada dos golpes do namorado. O filme lembra um pouco "Prenda-me Se for Capaz" com Leonardo DiCaprio e Tom Hanks, mas com um humor mais ácido. O filme demorou a ser distribuído e precisou ser re-editado por conta do seu conteúdo mas foi bem  bem recebido pela crítica no Sundance Festival, entretanto ainda demora para ser distribuído pelo mundo chegando aos cinemas americanos somente no final do ano. Por sorte, o Brasil não teve esse problema, já que o filme foi lançado por aqui semana passada. 

Nenhum comentário: