segunda-feira, 21 de junho de 2010

Freaks and Geeks (Resenha)

De Volta aos Anos 80 
Aproveitando o hiato das séries resolvi me atualizar com algumas séries em produção que ainda não havia visto além de finalmente ver séries já canceladas mas que foram bastante elogiadas na época de sua exibição. 

Freaks and Geeks, série dramédia de 1999 mas que se passa na década de 80, é uma mistura de That's 70 Show com The Big Bang Theory. Conhecemos os adolescentes Lindsay (Linda Cardellini de E.R e Scooby Doo) e Sam Weir (John Francis Dalay de Bones que está completamente adorável nos seus quartorze anos de idade). Ambos são adolescentes típicos de uma família conservadora norte-americana e ótimos estudantes. Tanto que são considerados os "Geeks" da escola. 

Mas tudo muda quando Lindsay entra para a turma dos "Freaks" ou a turma dos bad boys da escola que só querem saber de matar aula, beberem, ouvir rock e vadiar o dia todo. Inicialmente ela só entra para o grupo por conta da paixão que sente por Daniel (James Franco de O Homem Aranha), mas como ele tem uma namorada bastante ciumenta Kim Kelly (Busy Phillips de Cougar Town), ela acaba desistindo e fica só amiga do rapaz e seus amigos que ainda incluem Nick (Jason Segal de How I Met Your Mother) e Ken (Seth Rogen de Ligeiramente Grávidos).

Em contra partida, no grupo dos Geeks, além de Sam, temos também o judeu Neil (Samm Levine de Life as we Know it) e Bill (Martin Starr de Party Down) que se divertem com assuntos típicos dos geeks: Quadrinhos, Ficção Científica, filmes de comédia além é claro de falar do assunto preferido de qualquer garoto não importa seu status social na escola: Garotas. 
Os episódios mais interessantes sem dúvida nenhuma eram os que os dois grupos se misturavam por algum motivo, geralmente por conta de Lindsay que inclusive namorou Nick por alguns episódios. Vemos também como os Freaks, amigos de Lindsay começaram a mudar a rotina da família Weir aos poucos que vão desde Kim Kelly com seus surtos neuróticos por conta da mãe, até Nick por conta de uma briga com o pai. 

A série abordou temas como drogas, alcool,  sexo, o desejo de se encaixar, temas já discutidos em milhares de séries adolescentes mas nunca abordados como deveriam. Infelizmente Freaks and Geeks teve somente uma temporada com 18 episódios, que deixaram os fãs com gostinho de quero mais. Especialmente depois do último episódio onde achamos que Lindsay iria passar o verão estudando e ela foge para uma viagem com a amiga Kim. 

Outro fator interessante é que enquanto alguns dos Freaks estavam influenciando Lindsay de maneira negativa obrigando-a a mentir e cometer ator ilícitos, ela também os influenciou de maneira positiva. 

E a trilha sonora é outro atrativo a parte. A maioria das músicas composta por bandas de rock da década de 80 que vão desde Journey, The Who, Joan Jett (que canta a música tema da série "Bad Reputation"), Styx, XTC, David Bowie entre outros. 

Curiosidades: Muitos dos atores da série participaram de projetos envolvendo atores com quem haviam trabalhado antes. Como Busy Phillips e Samm Levine que fizeram participaçoes em How I Met Your Mother que agora é estrelada por Jason Segal.

O Nome do colégio onde os estudantes frequentam é McKinley High em Ohio, MIchigan, mesmo nome da escola de Glee. Embora exista uma escola de verdade com o mesmo nome no Havaí, claramente não é a mesma. Mas eu achei engraçado esse detalhe. Provavelmente Ryan Murphy também era fã de Freaks and Geeks.  

Nenhum comentário: