segunda-feira, 21 de junho de 2010

Ugly Betty - Primeira e Segunda Temporada (Resenha)

                                                    
Nada Feia 

Ugly Betty, série americana inspirada nas novelas mexicanas, colombianas e derivadas, conseguiu fazer o que nenhuma das novelas fez. Misturar o  dramalhão mexicano com o bom humor americano além do mundo da moda sem ficar cansativo. 


Na primeira temporada, após se formar na faculdade Jornalismo, Betty (America Ferrara) consegue emprego como assistente do editor chefe Daniel Meade (Eric Mabius) da revista Mode, pertencente a família Meade. Ela é contratada pelo pai de Daniel, Bradford pois sabia que a garota com seu jeito desajeitado e comportado não seria uma tentação para o filho mulherengo. A família ainda está se recuperando da morte do irmão mais velho Alexis, dois anos atrás. que fez com a mãe deles Claire (Judith Light) começasse a beber.

Claro que por conta de sua aparência, Betty se torna o alvo preferido de uma dupla de "Garotas Más" formado por Mark (Michael Urie) e Amanda (Becky Newton) uma nova versão para Jack e Karen de Will & Grace, que sempre que podem tiram sarro de Betty. Mark por exemplo vive tirando fotos dos modelos pouco convencionais de Betty para usar como papel de parede em seu computador além de já ter se fantasiado de Betty no Halloween da primeira temporada.
                                      
Mark trabalha para a toda poderosa Whilelmina Slater (Vanessa Williams) , uma mistura de Cruela Devil com a Madrastra Má da Branca de Neve. Palavras do próprio criador da série Silvio Horta, já que Whilemina, ou Whillie para os íntimos, é a vilã da série e faz tudo o que pode para conseguir seu grande sonho que se tornar a editora chefe da Mode, nem que para isso seja usar de todos os rescursos para acabar com a família Meade. E sempre usando Mark como seu "ajudante" nos seus planos mais mirabolantes para dominar a Mode. Quase uma versão em carne e osso de Pink and the Brain.
Já Amanda que no começo da primeira temporada era uma das muitas amantes de Daniel e que trabalhava como secretária atendendo telefones na Mode, acabou descobrindo ser filha de Feye Summers, amante de Bradford e assassinada recentemente antes do piloto da primeira temporada. Aliás, metade da primeira temporada o público é levado a achar que a própria Faye estava viva mas eis que outra pessoa conhecida da família Meade, ressussitou, Alex Meade ou Alexis Meade (Rebecca Romjin) que trocou de sexo depois de forjar a própria morte quando teve uma discussão a respeito com o pai que disse que preferia vê-lo morto do que ver o filho trocar de sexo. Claro que a volta do filho pródigo (ou filha) causa ainda mais confusão a família Meade fazendo com Betty como sempre se meta nos assuntos, tentando ajudar Daniel da melhor maneira possível. 

Aliás, esse é sem dúvida nenhuma o fator chefe da série. A amizade entre Betty e Daniel. A inocência e positivismo de Betty sempre contagiando Daniel que acaba começando a escutar os conselhos da assistente, que acaba se envolvendo demais na vida pessoal de Daniel, se intrometendo em assuntos pessoais, mesmo não fazendo parte de seu trabalho. Fator esse que acaba sendo crucial em um futuro próximo já que Daniel e Betty terminaram juntos em todas as outras versões, embora na série eles sempre foram mostrados mais como amigos e nunca tenham mostrado outro lado dos personagens. 

Além de Daniel, a melhor amiga de Betty na Mode é Christina, uma escocesa que trabalha como costureira e comanda o "Closet" onde as modelos vão experientar as roupas mais fashions do local e quem sabe roubar algo de lá já que contém algumas das marcas mais importantes no mundo da moda. 

É interessante ressaltar como Betty apesar de ser vista como "feia" pela turma da Mode, ela teve vários namorados ao longo da série. Desde do chato Walter da primeira temporada, passando pelo adorável nerd Henry (Christopher Gorham),  passando por Matt, Gio entre outros com quem a personagem flertou nas quatro temporadas da série. 

Aliás, preciso comentar sobre o relacionamento dela com Henry. Começa apartir do episódio cinco da primeira temporada, em que eles se conhecem, e obviamente surge uma faísca entre eles mas Betty estava namorando Walter na época, então eles continuaram como amigos. Quando Betty e Walter finalmente terminam porque Betty estava obviamente se apaixonando por Henry, eis que surge a oportunidade perfeita deles finalmente ficarem juntos mas ela é estragada com a chegada de Charlie, namorada de Henry. Eles haviam namorado anos atrás e romperam e voltaram a ficar juntos novamente depois do natal quando Hilda não entregou uma mensagem de Henry para Betty achando que ele a magoaria. Por fim, apesar de tudo e todos contra eles, Betty e Henry acabam ficando finalmente juntos antes de descobrirem que Charlie está grávida. E Henry precisa voltar para Tucson com ela, para acertar todos os detalhes. Quando Betty descobre que o filho que Charlie espera pode não ser de Henry, ela pensa em avisá-lo mas é na mesma hora em que o namorado de sua irmã Hilda é baleado. 

Também não posso esquecer de falar da família Suarez.  Adoráveis como sempre, engraçados, sempre dando apoio a Betty quando ela precisa. Eu particularmente adoro a relação dela com o pai Ignácio. É muito legal ver como ele apoia a filha em tudo que ela faz. Também adoro o Justin e como ele já tão novo sabe tudo sobre moda, shows da Broadway e esse tipo de coisa. A relação dele com o Mark também é bem interessante, o que ajuda o personagem nas temporadas finais da série. Já Hilda, eu tenho uma relação de amor e ódio com ela. As vezes eu gosto bastante da personagem, mas outras vezes... acho que ela se intromete demais na vida da irmã, não deixando Betty decidir por si mesma o que quer fazer. Como no caso de Henry, quando ela não entregou o recado dele o que acabou estragando a relação deles. 

Já na Segunda Temporada, vemos Daniel se sentir culpado por ter causado um acidente que colocou Alexis em coma. Alexis queria matar o pai por continuar desprezando-a e contratou um cara para fazer tudo parecer um acidente mas não queria saber como. Acabou usando o mesmo carro que faria o pai morrer ao tentar levar Daniel para um hospital, depois dele ter ficado viciado em analgésicos. Alexis finalmente acorda mas desmemoriada de que fez a cirurgia para mudar de sexo ou a briga que teve com o pai e o irmão. 

Também vemos Betty passar boa parte da temporada, tentando trazer o pai de volta do México já que ele não possuia um greencard e precisava de um para entrar legalmente nos Estados Unidos, e ela conseguiu um graças a um acordo que fez com Whilelmina. 

Já tivemos participaçoes especiais na série que vão desde celebridades do mundo da moda que incluem desde modelos como Victoria Beckham até costureiras como Vera Wang passando por atores como Eliza Dushuku, Lindsay Loham entre outros. 
Curiosidade: Apesar da série se passar em Nova Iorque, ela era filmada em Los Angeles até a terceira temporada quando as locações passaram a ser em New York. 

Em breve volto com resenhas das temporadas três e quatro, assim que comprar os dvds é claro, embora a quarta temporada só saia em Setembro. Então, até lá !

Nenhum comentário: