quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Superman/Batman - Inimigos Públicos (Resenha)


O Retorno dos Melhores do Mundo

Quando eu soube a respeito da nova animação de Bruce Tim entitulada Superman/Batman - Inimigos Públicos, eu não tinha ligado os pontos ainda em relação a história até assistir ao desenho de longa metragem.

Produzido e dirigido pela mesma equipe dos já conceituados desenhos Superman Animated, Batman Animated, Justice League Unlimited , Batman Beyond, Wonder Woman, Superman: DoomsdayTeen TitansJustice League New Frontier e da nova animação da DCAU que irá sair direto em Blue Ray dia 23 de Fevereiro: Justice League - Crisis on Two Earths. O filme também conta com a mesma equipe de dubladores já conhecida do público fã da extinta série de desenhos Justice League Unlimited: Tim Daily como Superman, Kevin Colroy como Batman e Clancy Brown como Lex Luthor. O filme também conta a participação da atriz Allison Mack (A Chloe Sullivan de Smallville) fazendo a voz de Powergirl. O roteiro é assinado pelo competente Jeph Loeb (famoso roteirista de quadrinhos) e Stan Berkowitz.

Seguindo fielmente o arco apresentado nos quadrinhos conjunto do homem morcego com o homem de aço em Superman/Batman, a história gira em torno da eterna obssessão de Lex Luthor (que finalmente conseguiu se eleger presidente dos Estados Unidos) em colocar a reputação do Superman na lama. E ele consegue, levando Batman junto. Lex manipula um video em que faz todos acreditarem que Superman matou Metallo graças a edição do mesmo video fazendo com que todos achem que Superman é uma ameaça (me lembrei da season finale do Superman Animated que teve o mesmo tema). Lex também tem uma equipe de heróis trabalhando para ele que incluem Capitão Atomo, Capitão Marvel, Black Lightning, Powergirl e Starfire. E quando nem eles acreditam na inocência do Superman, ele só conta com a ajuda do melhor amigo Batman, para ajudá-lo a sair dessa cilada quando Lex começa a disparar balas de Kryptonita contra ele.

O desenho está bem fiel a história original dos quadrinhos, especialmente o diálogo que consegui identificar boa parte dele, o que me deixou feliz porque essa foi a primeira vez que não precisei ler uma história antes de ver o desenho inspirado nela. Minha única reclamação foi a ausiência da Lois no telefilme. Sim, ela aparece nos cinco minutos finais e mesmo assim não diz uma palavra, mas podia ter sido interessante ela aparecer em outra cena, quando Superman diz a Batman que demorou porque estava com Lois. Podia ter pelo menos uma cena de Superman discutindo o problema com Lois como acontece nos quadrinhos. Pelo menos ela não foi esquecida, o que já é bom.

Os personagens também estão bem fieis ás suas versões nos quadrinhos, como da última vez que o vimos nos episódios da Liga da Justiça. Parece que Tim Daily e Kevin Conroy nunca haviam interrompido seus trabalhos de dubladores e estão completamente á vontade com seus personagens, devido a maneira natural como apresentaram seus diálogos. O sarcasmo e picuinha entre os personagens, assim como a amizade e a confiança (mesmo que nenhum dos dois queira admitir) está todo ali. Uma pena que nem sempre será possível tê-los a bordo dos projetos de animação da Warner Home Video, mas de vez em quando é melhor do que nada, certo?


                                                
Eu espero que agora as novas animações da DC Comics entrem nos eixos depois da decepção que foi Superman: Doomsday e Superman: Brainiac Attacks. Mas depois de Justice League A Nova Fronteira e desse filme em particular, eu estou com mais esperança em relaxão as próximas animações.

Chequem o trailer desse maravilhoso desenho e não deixem de conferir porque vale muito a pena:


Nenhum comentário: