sábado, 19 de maio de 2012

Convenção brasileira de "Supernatural" reúne astros da série e telespectadores


Convenção brasileira de "Supernatural" reúne astros da série e telespectadores

Elenco do seriado passou o último final de semana com fãs que desembolsaram até mil reais para conhecerem seus ídolos

Louise Duarte
Aconteceu no último final de semana a primeira convenção brasileira da série "Supernatural" que é exibida no Brasil pela Warner e pelo SBT e nos Estados Unidos pela CW. A série conta as desventuras de dois irmãos que caçam demônios, bruxas, vampiros e todo tipo de criaturas mitológicas percorrendo as estradas americanas em um velho Empala ao som de muito rock and roll.

O seriado, cultuado no mundo inteiro está na sua sétima temporada e acabou de ser renovado para a oitava temporada.A convenção em si é algo comum nos Estados Unidos onde os fãs de determinada série, filme, livro pagam uma certa quantia para encontrar com o seu ídolo. Em Julho acontece a Comic Con que geralmente reune atores e produção de vários segmentos para falar sobre as novas temporadas, shows etc.


A série
"Supernatural" é uma série de TV que já percorreu o mundo com algumas convenções e ano passado alguns dos atores compareceram à Rising Con que aconteceu em São Paulo e que contou com a participação de Misha Collins, que também veio ao Rio de Janeiro nesse final de semana. Mas essa é a primeira vez que uma convenção reune um dos seus atores principais, no caso Jared Padalecki, que interpreta Sam Winchester, um dos irmãos em questão.
 
O evento

Organizada pela MK Produções, a empresa certamente não imaginou a grandiosidade que é um evento desse porte ao anunciá-lo, pois faltou gente para organizar o evento como deveria. Muitos jornalistas não foram notificados a tempo sobre o credenciamento e acabaram perdendo o evento. Enquanto que outros perderam o começo da primeira coletiva (que foi dividida em duas partes) por ter sido iniciada mais cedo e sem aviso prévio.

Mais um grande problema foi, além de colocar a parte de credenciamento dos jornalistas junto com o dos participantes do evento, marcar as coletivas com a imprensa ao lado da sala onde os atores encontrariam as fãs e no mesmo horário. A gritaria ao lado chegou a atrapalhar o andamento das entrevistas. E os fãs também tiveram alguns problemas, como pessoas que compraram outros pacotes sentadas nos lugares de quem havia comprado o pacote vip. E controlar cerca de 600 pessoas em um auditório lotado foi uma tarefa quase impossível para as poucas pessoas que estavam trabalhando no evento. 

Atores esbanjam simpatia com imprensa e público 

Na primeira parte da coletiva, a imprensa conversou com os atores Richard Speight, interprete do arcanjo Gabriel, e com o ator Mark Sheppard, que faz Crowley, o rei do inferno. Speight lembra que quando soube que iria interpretar o arcanjo Gabriel chegou a pesquisar sobre o personagem bíblico:“mas vi que não iria adiantar muito já que Supernatural tem sua própria mitologia”, lembra.

Já Sheppard, falou um pouco sobre o humor da série e de como as referências à cultura popular faz de Supernatural um seriado inteligente:“a melhor coisa sobre Jared e Jensen é que eles estão ficando espertos. Os escritores e a maioria do elenco também. Então é muito divertido. É uma série inteligente com escritores inteligentes pois eles se importam com o que os fãs pensam e a série se baseia nisso”, ressalta.

Anjos e demônios 

A segunda parte da coletiva contou com a participação de Misha Collins e Mark Pellegrino que interpretam o anjo Castiel, e o demônio Lúcifer, além do produtor Jim Michaels. Misha começou falando que era a sua primeira vez no Rio de Janeiro e que estava adorando a cidade. Ele também comentou sobre as fãs brasileiras de "Supernatural": "elas sãoótimas. Parece que as fãs daqui são mais exuberantes, apaixonadas do que do resto do mundo. Tinham algumas dormindo do lado de fora do meu hotel”, supreende-se.

O ator ainda lembrou que quando foi contratado para a série inicialmente seriam somente três episódios: “quando fui experimentar o figurino, ele era muito grande para mim, mas não me importei muito porque eu não iria ficar muito tempo no show. Eu acabei usando por quatro anos. Agora eu tenho mais cuidado em escolher o meu figurino”.

Enquanto isso, Mark Pellegrino comentou que achou que a produção havia se enganado quando recebeu a notícia de que iria interpretar Lúcifer na mitologia da série mas adorou a oportunidade: “eu acho que o Lúcifer é um brincalhão". "Ele fica torturando as pessoas para se divertir como aconteceu quando ele estava na cabeça do Sam. Eu não acredito que nenhum dos personagens que interpretei serem vilões ou caras malvados mas mal interpretados”, explica.

Mais surpresas ano que vem

O produtor Jim Michaels revelou como a emissora americana CW, apesar de sempre renovar Supernatural para uma temporada todo ano, ela já anunciou como sendo a série favorita do canal:“ainda não temos uma história estabelecida para o próximo ano, já que a série acabou de ser renovada, mas sabemos que terá 23 episódios em vez dos 22 habituais.”  Quanto a volta do Jeffrey Dean Morgan como John Winchester e pai de Sam e Dean, depende mais da agenda do ator que trabalha muito”, ressalta Jim.

Jared Padalecki, apesar de não ter participado da coletiva de imprensa, respondeu a perguntas das próprias fãs que lotaram o salão onde ocorria o painel para a área vip. Entre algumas perguntas, Jared respondeu qual seria o seu final ideal para a série:“ acho que no final de Supernatural, Dean e Sam deveriam morrer como heróis. Sinto que se eles continuassem vivos ainda teriam que caçar, então eles precisam descansar quando tudo acabar”, explica.
 
Apesar das dificuldades, fãs aprovaram o evento
 
Problemas a parte, os fãs da série aprovaram a iniciativa brasileira e esperam que outras convenções como essa aconteçam mais vezes no Brasil e destacam quais foram os momentos favoritos da Roadhouse Supernatural Brasil Convention. Para a advogada Sra Lopes que comprou o pacote vip, estar perto dos astros do seriado foi  sem dúvida um dos melhores momentos do evento.

"Foi memorável termos no Brasil um ator do porte de Jared Padalecki. Simplesmente ele foi a apenas duas convenções: Roma e Brasil. Ninguém antes conseguiu reunir convidados do porte de Jared, Misha Collins, Mark Sheppard, Mark Pellegrino e Richard Speight Jr. A empresa foi visionária ao chamar personagens que estão efetivamente atuando no seriado. Sem falar que ainda houve um bônus: Jim Michaels. O produtor executivo do seriado foi um uma participação ímpar de alguém que entende como poucos dos meandros da produção”, empolga-se a fã.

Já Aline Luz, webmaster do site Jared Padalecki Brasil, concorda que estar perto de seus ídolos em uma convenção acontecida no Brasil é algo inédito no país, já que ela acompanha as convenções do seriado pelo mundo há sete anos.Apesar de ter gostado muito, ela aponta o que poderia melhorar. “Acredito que o que mais tenha a melhorar para eventos futuros é a parte do credenciamento, que poderia ter sido feito um dia antes, assim os dois dias teriam sido tranquilos, como foi no domingo, que todos já estavam credenciados”, salienta Aline.

A estudante de turismo Nieli Araujo, que comprou o pacote bronze, concorda em relação ao credenciamento(que poderia ter sido feito um dia antes para evitar o tumulto) e acha que poderiam investir em mais atividades de interação entre o público e elenco e ressalta a simpatia dos atores que vieram ao evento. “Eles foram atenciosos, confesso que achei até o Mark Sheppard lindo, embora ele no domingo estivesse um pouco chateado. Mas os outros no karaokê foram encantadores. O Mark Pellegrino ganhou o coração de todas”, derrete-se Nieli.

Originalmente publicada no O Estado RJ

Nenhum comentário: