terça-feira, 17 de agosto de 2010

Smallville 9x13 - Persuasion (Resenha)


Estou Sob o Seu Feitiço

Por Louise Duarte

É dia dos namorados e que melhor maneira de comemorar o feriado do que investigar uma companhia suspeita? Claro, esse é o jeito favorito de Lois Lane comemorar a data já que ela sabe que não é uma namorada tradicional. Embora Clark insista para que eles tirem o dia de folga, Lois prefere investigar a empresa RAO de Zod e descobrir o que ele pretende e isso é tudo o que Clark não quer.

Enquanto tentavam achar pistas para levá-los a Zod, eles acabam esbarrando em uma moça que vendia chocolates para os casais de um restaurante, alem de pó do amor que continha um diferente tipo de Kryptonita de Smallville que é inalado por Clark fazendo com que qualquer sugestão dada por ele faça outras pessoas obedecerem o repórter, em uma espécie de hipnose.

E a primeira vitima de Clark é Lois, que ao ouvir do namorado que quer um relacionamento mais tradicional resolve se demitir do Planeta Diário e se mudar para a Fazenda Kent usando um vestido dos anos 50, colar de perólas, maquiagem tradicional parecendo uma “dona de casa desesperada”.  Ela até tenta cozinhar para ele, mas obviamente falha já que dotes culinários não são algumas das qualidades de Lois. Tanto Clark quanto Shelby, seu cachorro recusam a comida da repórter de aço.
                                            
Aliás, essa versão da Lois do episódio foi totalmente inspirada na versão dos quadrinhos da década de 50 quando Lois Lane tinha sua própria revista em quadrinhos chamada “Lois Lane – Superman’s Girlfriend”, em que a missão principal na vida dela era descobrir a verdadeira identidade do homem de aço e se casar com ele. Tudo isso por conta do “baby boom” que aconteceu nos EUA depois que a Segunda Guerra Mundial terminou e os soldados americanos voltaram para casa.

Enquanto isso, Clark ainda precisa lidar com os Kandorianos já que pretende restaurar a confiança deles dando aos mesmos novas identidades com direito a passaporte e tudo. Zod não gosta nada da história e vai confrontar Tess enquanto ela tomava banho.

Os passaportes foram providenciados por Chloe que se irrita com a maneira fria como Clark vem lhe tratado, Clark não quer discutir com elas mas quer que ela “proteja sua retaguarda” fazendo Chloe entrar no transe hipnótico também. Clark ainda quer discutir quem assassinou Jor-el no episódio “Kandor” mas acaba saindo e deixando Chloe sozinha que decide sair direto para a fazenda Kent em sua missão para proteger o amigo.

Quando ela vê Lois no melhor estilo Bree Vandekamp (personagem de Desperate Housewives), e é informada pela prima que vai se mudar para a fazenda, Chloe decide por um fim a relação deles dizendo que ela precisa proteger Clark de Lois já que já viu ele se dar mal no amor antes. Ela acaba sendo um pouco dura demais com Lois ao dizer que Lois é só uma criança patética e quando Clark conhecer o verdadeiro lado dela, ele vai correr. Isso acaba com Lois que depois chama Clark desesperada,  que a essa altura já descobriu o que aconteceu graças ao comportamento bizarro da namorada quando esta lhe informa que se demitiu do Planeta Diário, quando Clark se dá conta que tem algo errado com ela e resolve investigar para ver o que realmente aconteceu.

 Quando ele descobre que a “fadinha” usou algum tipo de Kryptonita, ele vai falar com Lois para ver se consegue fazê-la voltar ao normal, mas nada adianta. Ela está arrasada com as palavras de Chloe, e está pronta para se ir embora mas Clark a convence de ficar. Ela entende isso como um pedido de casamento e na próxima cena vemos Lois falando ao telefone com Martha Kent enquanto usava seu vestido de noiva e logo após anunciando para seu pai e irmã que irá se casar com Clark Kent em breve, em uma cena divertida magistralmente feita por bela Erica Durance que já provou ser uma ótima comediante mas nesse episódio ela conseguiu se superar, especialmente nessa cena.

Enquanto isso, Clark vai até a WatchTower onde ele vê Emil Hamilton desesperado já que Chloe deixou o sistema do local completamente trancado e ele não consegue acessar nada, Clark pede para o amigo relaxar e é exatamente isso que ele faz. Nós vemos um Emil totalmente zen sem se importar com nada, mostrando outras cenas hilárias do episódio. O fator cômico é dado graças a Anne Colffel Sunders, que escreveu o episódio e já escreveu para Chuck antes de entrar para a equipe de roteiristas de Smallville. Pelo jeito Smallville saiu ganhando. Realmente a série precisava de mais toques de comédia, já que eles são raros tirando alguns entre Lois e Clark, mas ainda sim precisamos de mais.

De qualquer jeito, enquanto conversava com Emil, este acaba sugerindo a Clark que use sua nova habilidade para descobrir quem assassinou seu pai. Clark vai até Zod achando que ele o fez e consegue hipnotizar Zod que confessa que não o matou. Ele acha que Tess é a responsável e sugere que Clark vá até ela e a mate da maneira Kryptoniana de fazer justiça com as próprias mãos. Clark acaba se auto-hipnotizando e decide fazer o que Zod o sugeriu.

Ainda disposta a proteger Clark, Chloe vai até o Planeta Diário e se mete em uma briga com Tess e é de lá que Clark seqüestra a ruiva e quase a mata usando sua visão de calor, mas Chloe chega bem na hora com uma pedra de Kryptonita verde impedindo que o herói se torne um assassino.
                    
No dia seguinte, Lois volta ao normal e está morrendo de vergonha porque enquanto estava sob o efeito da hipnose, chegou a colocar um anúncio no jornal informando sobre o noivado dela e Clark. Ela também precisa fazer algumas ligações para o General e Lucy informando que não vai haver um casamento entre ela e Clark... Pelo menos não tão cedo. Da sua maneira, Lois acaba dizendo que é muito cedo para qualquer compromisso e Clark aceita seu pedido de desculpas dizendo que adorou o modelito tradicional que ela usara enquanto cozinhava.

Zod é informado por Alia que foi ela que matou Jor-el e acaba sendo executada por ele no final do episodio. Os Kandorianos fazem um belo funeral para ela queimando seu corpo que é assistido por Clark que depois é informado por Zod que Alia era a assassina de seu pai. Clark conta tudo a Chloe, que se dá conta que o futuro que Lois visitou em “Pandora”está mudando e que Alia na está mais nele.

Clark então decide queimar as torres de Zod que dariam poderes aos Kandorianos, estragando com os planos do vilão que dava uma entrevista a imprensa sobre as Industrias Rao.

Apesar de não ter sido um dos meus episódios favoritos da temporada, como da maiores dos fãs do casal Lois e Clark, eu não posso negar que o episódio tenha seja divertido, especialmente com as cenas feitas por Erica Durance, que está hilária nesse episódio embora eu ainda prefira ela enfeitiçada em “Crimson”.

Nenhum comentário: