segunda-feira, 16 de agosto de 2010

E Não Sobrou Nenhum/O Caso dos Dez Negrinhos (Resenha)

Um Mistério na Ilha

Por Louise Duarte

Tem pouco tempo que comecei a ler os livros da Agatha Christie. E mesmo assim ainda nem li todos os livros dela que comprei. Até agora somente quatro livros mas foram o suficiente por me fazer me apaixonar pela escrita da autora. Os romances, o clima de mistério, os crimes bem desenvolvidos e o desenrolar da trama são os pontos altos dos livros da autora e que me cativaram como uma nova leitora desse gênero.

Em E Não Sobrou Nenhum que antes tinha o nome de O Caso dos Dez Negrinhos não foge dessa regra. Para quem já é leitor antigo desse blog e notou meus posts anteriores sobre a mini série Harper’s Island eu preciso informar que a série foi responsável pelo meu interesse tanto nesse livro como na autora em geral, já que Harper’s Island mistura um pouco de E Não Sobrou Nenhum com Pânico.

Mas vamos ao livro que estamos aqui para isso não é mesmo? Aliás, um fato interessante é a mudança do titulo de O Caso dos Dez Negrinhos para E Não Sobrou Nenhum.  A mudança ocorreu primeiro nos Estados Unidos e nos países da Europa, e recentemente os livros da autora foram relançados com o título novo aqui no Brasil também, para acompanhar os novos tempos já que as editoras  decidiram que o politicamente correto era o certo a fazer para não serem acusadas de racismo pelo público jovem.


O livro foi publicado primeiro em junho de 1939 na Inglaterra e lançado nos Estados Unidos em janeiro de 1940.

Quando dez pessoas são convidadas para irem a uma ilha localizada na Inglaterra, sendo as únicas convidadas de um anfitrião que não chega a aparecer, elas acabam sendo assassinadas uma por uma a partir de um poema, usando cada estrofe ao pé da letra para matar cada uma das vitimas muitas vezes de maneira violenta e grotesca. Outro fato interessante é que a medida que as pessoas são assassinas, as dez estatuetas dos negrinhos/soldadinhos  que ficavam à mostra na sala do casarão vão diminuindo de número

O motivo parece estar conectado ao fato de que as vitimas conseguiram escapar de irem para a prisão por algum crime que cometeram e estão sendo punidas por isso, já que alguém entre os dez hóspedes parece ser o verdadeiro assassino e está disposto a fazer justiça com as próprias mãos usando os versos do poema abaixo que foi pendurado no quarto de cada um..Na nova versão, a palavra "negrinho" foi substituída por "soldadinho". 


Dez negrinhos vão jantar enquanto não chove;
Um deles se engasgou e então ficaram nove.
Nove negrinhos sem dormir: mas nenhum está afoito!
Um deles cai no sono, e então ficaram oito.
Oito negrinhos vão a Devon de charrete;
Um não quis mais voltar, e então ficaram sete.
Sete negrinhos vão rachar lenha, mas eis
Que um deles se corta, e então ficaram seis.
Seis negrinhos em uma colméia trabalham com afinco;
A um deles pica uma abelha, e então ficaram cinco.
Cinco negrinhos no tribunal. Ver e julgar um fato;
Um ali foi julgado, e então ficaram quatro.
Quatro negrinhos no mar; a um tragou de vez
O arenque defumado, e então ficaram três.
Três negrinhos passeando no zoo. Vendo leões e bois.
O urso abraçou um, e então ficaram dois.
Dois negrinhos brincando ao sol, sem medo algum;
Um deles se queimou, e então ficou só um.
Um negrinho aqui está a sós, apenas um;
Ele então se enforcou, e não sobrou nenhum.

O fato de o clima piorar acaba contribuindo para eles não poderem sair da ilha, ficando à mercê do assassino que pretende matar todos os hóspedes e com isso concluir a sua vingança.

Um clássico da literatura de mistério, e considerado como o melhor livro da autora, o livro já arrecadou 100 mil dólares e foi o livro dela que mais vendeu também tendo dezenas de adaptações em peças, filmes, televisão e até vídeo games. O livro é também o sétimo livro mais publicado no mundo.

Considerada a rainha dos livros de mistério, Agatha Christie é sem dúvida nenhuma uma das melhores autoras de todos os tempos no gênero. E seus livros merecem uma recomendação especial desse blog tanto para velhos como para novos leitores, pois suas estórias cativam o leitor em cada capítulo com seus mistérios e intrigas. 

Nenhum comentário: