sábado, 15 de maio de 2010

Smallville 9x21 - Salvation (Resenha)

                          
Salvando a  Humanidade

E Smallville chegou a season finale. Aliás, todas as séries estão chegando ao final de temporada nessa semana, exceto Glee que ainda possui mais três episódios. E preciso concordar com a maioria do fandom, esse foi o melhor final de temporada de todas. Provavelmente não só por estar alinhada com a mitologia do Superman e ter honrado tão grandiosamente a nona temporada, mas também por Lois Lane ter tido um papel de maior destaque ao contrário do que aconteceu nas temporadas anteriores.

O episódio começa mostrando um flashfoward do futuro de 2013. Vemos Lois Lane usando óculos e saindo do escritório de Perry White no Planeta Diário, onde ela reclama sobre alguma matéria que Perry a havia mandado cobrir. Ela entra no elevador lendo o jornal onde trabalha e notamos que ela usa uma aliança no dedo. Ela está casada com Clark. Quando ela chega no porão (por que ela e Clark ainda estão trabalhando no porão?) vemos a cadeira de Clark rodando (mostrando claramente que ele saiu correndo ou voando de lá). Lois olha para tudo para depois pessoas ao seu lado no jornal mostrarem algo no céu. Só vemos um borrão azul e vermelho, mas dá para ver que é alguém usando o uniforme do Superman. Sim, finalmente !
Clark acorda assustado. Ele estava sonhando com o futuro. Será uma visão do seu próprio futuro que o Doutor Fate colocou em sua cabeça? Não sabemos. De qualquer jeito, ele nota uma caixa no celeiro e abre. É um presente de Martha que deixou para ele antes de ir embora no episódio passado. Ela deixa um bilhete dizendo que Clark poderia mudar de ideia e usar. Não é mostrado o contéudo do pacote, mas vemos no reflexo olho do Clark as cores vermelho, azul e amarelo e o "S" do uniforme do Superman. Será que finalmente veremos o homem de aço na série? É o que parece.
Passado o teaser. Lois vai ao encontro do seu Borrão finalmente em um mausoléu em Metropolis. Ela fica surpresa ao encontrar Zod lá que ainda finge ser o herói dela. Lois ainda está na dúvida se deve ou não confiar nele, mas Zod com a lábia que tem consegue colocar dúvidas na cabeça da repórter mandando ela investigar Clark. Que ele não é quem ele diz ser e que esconde algo dela. Zod ainda quer o Livro de Rao pelo motivo de que pode mandar os Kandorianos para outro plano de existência, mas ele quer destruir o livro para poder ficar na Terra e conquistar o planeta como único governante, como foi apresentado antes em "Pandora".

Clark revela a Chloe para que serve o Livro de Rao e Chloe aconselha o amigo para ir com os Kandorianos, para libertar seu povo. Enquanto isso no Ártico, Zod vai até a Fortaleza da Solidão querendo tomar satisfação com Jor-el, mas encontra Tess lá. Ela diz que está lá para se redimir de seus pecados. Ela começa a bater nele com um metal feito de Kryptonita verde, mas Zod consegue ganhar a briga ao queimar o rosto dela com sua visão de calor. Tess fica quase uma versão do vilão Duas Caras do Batman. Clark chega um pouco depois e discute com Zod por ele ter destruído a unica força de fazer com que o Livro de Rao funcionasse e mandasse os Kandorianos para outro plano, antes de notar o corpo de Tess caido e leva-la para um hospital.

No Planeta Diário, Lois recebe uma passagem de Perry para se juntar a ele no Quênia. Ela faz pesquisas na internet e nota Zod em várias cenas onde o Blur estava, questionando se ele falava a verdade ou não. No hospital, Tess confessa a Clark que mandou construir outro local onde pudesse fazer funcionar o condutor de força, caso Zod quebrasse o que tinha na Fortaleza e assim que Clark sai, ela tem uma parada cardíaca e morre.

Na Torre da Liga da Justiça, Chloe e Oliver estão em conferência com Canário Negro, Cyborg, Sideral, Ajax e Gavião Negro. Para variar Oliver e Carter trocam farpas e cada membro dá seu palpite qual será a melhor estratégia para salvar a Terra dos Kandorianos que estão invadindo diferentes locais do planeta. Clark chega bem na hora de dizer que precisa ir para liderá-los para esse novo mundo mas deixa os heróis na Terra para ajudar a humanidade. Chloe parece magoada e sai correndo. Oliver pede a Clark que antes dele ir, ele deve a verdade a Lois ou pelo menos um adeus. A cena foi bem legal mas ao mesmo tempo um pouco decepcionante pois esperava mais ação do grupo de heróis, especialmente uma interação de verdade entre o Oliver e a Dinah. E não, mesmo com o Oliver namorando a Chloe eu não desisto. Demorou 6 anos para Lois e Clark finalmente se tornarem um casal, eu ainda tenho esperança em relação a Oliver e Dinah também. E como dizem por aí, a esperança é a última que morre.

Lois começa a investigar o báu que Clark deixa no sotão e acha um diário que ele tem desde a época do colegial. Um diário com simbolos Kryptonianos, inclusive o simbolo que Lois e Perry pesquisavam no episódio anterior. Ela fica encucada mas não tem muito tempo de agir pois Clark chega bem na hora. Eles conversam e ela revela sobre o convite de Perry. Achando que seria o melhor a fazer do que contar a verdade, Clark decide mais uma vez não revelar seu segredo. Lois ainda insiste dizendo que o melhor a fazer seria lhe dizer a verdade, que ele é mais importante para ela do que a sua carreira, mas Clark se faz de sonso dizendo que não sabe do que ela falava. Ela vai embora magoada depois deles se abraçarem e Clark vai até o local onde Tess revelou ser o condutor de força.

Chloe ajudava Oliver que estava em uma tubulação em algum local de Metropolis tentando instalar um novo satélite para a Torre. Oliver é cercado por algo ou alguém e antes de desligar ele e Chloe trocam "Eu te amo". A única coisa que Oliver revela é que não são Kandorianos. Será o pessoal vindo de Apokopolis? Nunca se sabe. O pessoal vindo de lá era sinistro também.

Lois vai se encontrar com Zod depois de ter roubado o Livro de Rao de Clark. Ainda achando que ele é o Blur, ela diz estar magoada e Zod a toca na mão por trás. Ela nota que o toque dele é diferente do verdadeiro Blur, que a havia tocado da mesma maneira no episódio "Charade" e não lhe revela mais nada, sabendo que ele era um impostor. Achei bem interessante essa maneira da Lois notar a farsa de Zod pelo toque. Os produtores de Lois & Clark abordaram de maneira semelhante quando Lois finalmente descobre que Clark era o Superman, através do toque também. Isso sem contar, que momentos depois Zod atira Lois contra uma cabine telefônica, mas Clark chega a tempo de salvá-la. Ela lhe devolve o Livro de Rao e ele a puxa para um beijo sem ela notar seu rosto pois eles estavam em um beco escuro, mas assim que ele vai embora ela exclama "Clark." com um sorriso no rosto, obviamente reconhecendo o beijo. Só espero que isso dure mais do que três segundos quando a décima temporada chegar, e que a Lois não esqueça como aconteceu tanto nos filmes da década de 80.
A cena final temos finalmente a luta entre Zod e Clark. Graças a super-audição dos Kandorianos que agora tinham os mesmos poderes que Clark, eles descobrem que Zod matou Faora e se revoltam contra ele, aceitando ir para o outro plano de existência que o Livro de Rao os levaria. Eles vão mas Clark e Zod ficam. Zod tira uma adaga feita de Kryptonita Azul (que na mitologia de Smallville pode tirar os poderes dos Kryptonianos fazendo deles humanos ao contrário dos quadrinhos onde é a Kryptonita dourada), e enfia no estomâgo de Clark. Eles começam a lutar e Zod consegue empurrar Clark que cai do prédio antes de Zod ser sugado pela luz amarela indo também para o plano de existência com os outros Kandorianos enquanto Clark continua a cair em câmera lenta.
                     
Agora teremos longos quatro meses de espera até a série voltar com muitas perguntas no ar. Lois Lane vai continuar sabendo do segredo? Clark sabe que ela sabe? O que aconteceu com Oliver? E como Allison Mack não vai voltar a ser regular, o que vai acontecer com Chloe?Quem era aquela velha no hospital onde Tess morreu? Clark vai ficar humano por alguns episódios?Quem será o novo vilão da temporada agora que Tess e Zod estão fora do caminho? Tantas perguntas, mas só obteremos as respostas em Setembro.. Mas em Julho tem a Comic Con e é quando começam a sair os spoilers da última temporada da série, que se for igual a nona tem tudo para ser icônica e legendária.


Ainda tenho alguns episódios para colocar em dia, então... até lá. E já sabem, se usarem alguma parte dessa resenha, crédito por favor.
                           

Um comentário:

Unknown disse...

Adorei a maneira como você resumiu o episódio,seus comentários foram bem colocados, penssem da mesma forma quando vi o capitulo essa semana, parabéns.