sexta-feira, 21 de maio de 2010

Lois & Clark - As Novas Aventuras do Superman - 3a Temporada (Resenha)

Segredos Descobertos, Clones e Amnésia

O que posso dizer da terceira temporada de Lois & Clark - As Novas Aventuras do Superman? Começou bem, teve um meio confuso e terminou melhor ainda. Sim, porque por mais que eu não admita, eu gosto de um pouco de angst e gosto do arco de New Krypton.

Mas vamos começar do começo. Recapitulando, no final da season finale da segunda temporada, Clark e Lois estavam em um parque durante uma chuva e Clark a pedia em casamento. A terceira temporada começa assim, com Clark a pedindo em casamento novamente. Lois dá um sorriso e responde "Quem está pedindo? Clark..." e tira os óculos dele "Ou Superman?" Lois sabia do segredo. Ela descobriu também no final da temporada anterior quando Clark e Superman a tocaram de maneiras similares. 
                                                 
Aliás, esse negócio do segredo é engraçado. Só agora eu fui me tocar uma coisa por causa da season finale da nona temporada de Smallville. Em Lois & Clark, a Lois já havia beijado tanto o Clark quanto o Superman dezenas de vezes, mas nunca conseguiu associar o beijo como vindo do mesmo homem. Já em Smallville ela consegue. Pelo menos nisso, os roteiristas de Smallville conseguiram acertar. 

Mas voltando a Lois & Clark, Lois sabe. Clark a pede em casamento. Ela diz não estar pronta para responder ainda. Clark fica magoado e ambos brigam. De novo. Martha e Jonathan vão conversar com eles, aconselhando sobre o que fazer. Martha até lembra que recusou Jonathan quatro vezes antes de finalmente aceitar o pedido. Levam 8 episódios até Lois finalmente aceitar o pedido quando ela tem os poderes de Superman transferidos para ela no episódio "Ultrawoman" onde ela descobre como é difícil a vida de um herói. 
                                                
Mas antes disso surgem novas complicações. Clark desmancha com Lois para o seu próprio bem já que bandidos continuam usando Lois como isca para chegar ao Superman. Depois Lois que desmancha com Clark por estar magoada. É, eles nunca vão mudar. São duas cabeças duras mesmo, não importa qual versão. Depois que Lois finalmente aceita mesmo o pedido de casamento, as coisas se acalmam um pouco, mas não muito porque a família louca de Lois aparece durante o episódio de natal. O pai dela,  o Doutor Sam Lane é um renomado médico cientista enquanto a mãe era sua enfermeira. Agora eles estão separados e a mãe parou de beber há pouco tempo. Coloca isso no meio de Clark e os Kent e vemos que os problemas de Clark não são tão grandes assim. É até divertido ver a interação entre os Lane e os Kent, vendo que eles são completamente opostos um do outro. Aliás, se não soubessemos o parentesco poderia até dizer que a Lois é filha da Martha, já que a Martha sai correndo atrás de um bandido que roubam as bolsas dela e de Ellen Lane.

Lois ganha uma vizinha chamada Star. Divertida, engraçada e meio excêntrica. É uma idéia legal já que eu sempre achei que Lois precisava de mais amigas seja qual for a versão. Star acaba ajudando ela e Clark em alguns casos já que ela mexe com leitura de mãos, astrologia, psicoterapia etc, embora Lois continue não acreditando muito nesse tipo de coisa. Mas quando o arco do casamento começa, Star some de vez
                                 
É quando tudo começa a deteriorar de vez. Preferindo uma história complicada a ter que lidar com a ,que a está deixando louca já que eles precisaram ficar hospedados em seu apartamento, Lois e Clark investigam um caso de sapos em clonagem. Eles acabam resolvendo tudo quando descobrem que haviam sequestrado o Presidente dos Estados Unidos e o Chefe de Segurança Nacional. Resolvido o problema, Lois e Clark finalmente se casam ao mesmo tempo que Lex Luthor é libertado. Coincidência? Claro que não! Porque Lois e Clark NÃO se casaram! Isso mesmo! Para espanto, surpresa e choque de muitos fãs que não contavam com spoilers na época em que o episódio foi ao ar na época (eu incluída!), Clark se casou com uma clone de Lois encomendada por Lex, enquanto a verdadeira Lois havia sido sequestrada por ele que a mantinha refém nos subsolos de Metropolis. Ameaçando ela com uma seringa que poderia anestesiar sua voz, e com isso não poderia nem gritar pela ajuda do Superman.

Enquanto isso, Clark finalmente se toca que a Lois com quem vem vivendo nos últimos dias não é a sua Lois por conta das atitutes dela. Ela acaba descobrindo que Clark e Superman são a mesma pessoa e agora quer ele só para ela e pretende eliminar Lois da jogada. Lex quer que Lois tire um dinheiro do banco em seu nome para poder fugir com ela para a Europa. Lois tenta fugir mas acaba se machucando, batendo a cabeça. Ela acaba indo parar em um bar onde assume a identidade de Wanda Detroit, a heroína de um romance que estava escrevendo quando estava brava com Clark (provavelmente durante a segunda temporada, quando Clark desaparecia sem dar explicações). Jimmy que havia descoberto acidentalmente sobre o romance ao usar o computador da amiga, explica tudo para Clark mas Lex ouve a conversa e chega primeiro fazendo Lois dizer que não ama Clark já que Lex a estava manipulando.

Como o tempo de vida da Clone de Lois estava acabando, ela acaba revelando para Lex a verdadeira identidade do Superman. Ele tenta fazer com que Lois o mate, mas não consegue. Só destroi o local onde eles estavam, matando Lex e a Clone de Lois (que muitos Folcs chamam de Clois. LOL). Superman leva Lois para o hospital imediatamente, já que ela  teve duas concussões seguidas e agora está com um grave caso de amnésia. Não lembrando nem quem é Superman, nem que está noiva de Clark. E o pior de tudo, ela se apaixona pelo seu médico que resolve torturar Clark, impedindo ele de visitar Lois e manipulando ela também.

A Lois não tem mesmo sorte.... Sem falar do Clark. Dá uma pena dele nesses episódios. São cinco episódios inteiros torturando os dois, até que um paciente do Dr Deter (o médico de Lois) inventa uma máquina que mexe nos cerébros das pessoas, fazendo com que elas obdeçam suas ordens. Menos Lois. Nela, a máquina começa a resgatar suas memórias em relação a tudo. Quando suas memórias finalmente voltam ,principalmente as em relação a Clark e Superman, ela dá um soco bem merecido na cara de Max e pula no colo do Superman anunciando sua volta.

Dois episódios depois, durante a season finale. Descobrimos dois novos personagens Ching e Zara que pertencem a Nova Krypton, que é formado por famílias que foram resgatadas de Krypton antes do planeta explodir. Zara é casada com Clark... ou Kal-el. Isso mesmo. Antes de o bebê sair do planeta, ele foi comprometido com Zara por ambas as famílias terem sangue azul. Claro que isso deixa Lois louca de cíumes. Agora é a vez da Lois sofrer. Ka-el precisa deixar a Terra e Lois para sempre, pois um dos próximos pretendentes a mão de Zara e ao governo de New Kyrpton, pretende governar o novo planeta de forma tirânica (Alguém lembrou de Smallville?) Sem outra alternativa e com o apoio tanto dos pais, quanto de Lois, Clark decide ir. Lois dá o seu anel de noivado pendurado em um colar e coloca no pescoço dele. Clark aponta para o céu, mostrando para a noiva qual era o planeta que estava indo. Superman deixa o planeta deixando Lois chorando nos braços dos Kent que a consolam, dizendo que eles vão conseguir superar tudo. A próxima cena mostra Kal-el usando seu famoso traje preto e chamando por Lois que olha pela janela
                                  
Aliás, eu fico feliz dessa não ter sido a última temporada da série. Se terminasse daquela maneira iria ser muito cruel com os fãs. De qualquer jeito, essa temporada foi cruel de qualquer jeito. Entre Lex Luthor e Maxwell Deter, torturar a gente por cinco episódios seguidos? Eu lembro de ter chorado direto durante esse arco, e ter chorado mais ainda na cena em que Superman sai voando e Lois chora nos braços dos Kent "Acabou. Agora realmente acabou. Eu não sei como vou sobreviver sem ele." É de tocar o coração.

Em breve volto com a resenha da quarta e  última temporada de Lois & Clark - As Novas Aventuras do Superman. Até lá.  

Nenhum comentário: