sábado, 21 de abril de 2012

Em coletiva no RJ, Cao Hamburger revela detalhes da produção de “Xingu” (Matéria)


Em coletiva no RJ, Cao Hamburger revela detalhes da produção de “Xingu”

Diretor esteve ao lado de João Miguel, Felipe Camargo e Caio Blat para falar sobre o filme

Louise Duarte
O longa “Xingu”, que chegou aos cinemas nessa semana e teve pré-estreia no Cinemark Downtown, na Barra, ganhou uma coletiva de imprensa realizada em um hotel da Zona Sul do Rio de Janeiro. Durante a conversa com jornalistas, a equipe contou um pouco como foi a produção do filme e as dificuldades que tiveram antes e durante as filmagens.

Na coletiva, o diretor, Cao Hamburger, revelou: “a história foi um presente que recebi do Fernando Meirelles (que é produtor do filme),que  recebeu do filho do Orlando Villas Bôas, que foi até ele lembrar da história e quando o Fernando leu o material achou incrível e me convidou para fazer". "A princípio estava receoso porque a história estava sendo trazida pela família. A primeira descoberta foram os personagens, depois quando conheci a cultura do Xingu foi que o projeto vingou. Fomos achando parceiros certos na hora certa”, completou Cao.



O longa conta a saga dos irmãos Claudio, Orlando e Leonardo Villas Bôas interpretados por João Miguel, Felipe Camargo e Caio Blat. Os irmãos foram os responsáveis pela criação do Parque Nacional do Xingu em 1961 e no filme são narrados os principais acontecimentos da expedição feita pelos irmãos e que resultou na construção do Parque do Xingu.

A expedição Roncador-Xingu começou em 1944 e dois anos depois eles tiveram o primeiro contato com a etnia indígena conhecida como Kapalo. Apesar de terem apresentado  o projeto sobre a criação do parque em 1952, o mesmo só foi finalizado nove anos depois. O filme foi selecionado para o Festival de Berlim 2012, além de ter sido apresentado na abertura da mostra Panorama do 8o Amazonas Film Festival.

Produção de "Xingu"

Caio Blat e Felipe Camargo passaram um final de semana antes das filmagens começarem, a pedido do diretor para irem se acostumando com o ambiente. Caio lembra como foi:“ ele mandou a gente para lá para conhecer a obra e a história dos caras. Eu e o Felipe fomos sozinhos e foi um encontro muito forte. Passava metade do dia a gente no universo deles tentando entendê-los e depois eles tentando nos entender”, conta o ator.

“A gente teve que se deslocar muito. Das dez semanas de filmagem, praticamente uma semana foi de deslocamento. Fizemos o ensaio em Palmas, depois fomos para o Jarapão que é um lugar muito bonito e preservado. Só no primeiro deslocamento quatro veículos já quebraram de cara. A gente já viu o que estava nos esperando", lembra Cao Hamburger. 

Atores indígenas enriquecem a história

O filme ainda contou com oficinas realizadas com preparadores de elenco que ajudavam os atores indígenas. Os preparadores foram para o Xingu, onde as oficinas eram administradas. Depois foram todos para o Tocantins e depois juntou tudo para fazer os ensaios.O diretor lembra que o filme só começou a acontecer mesmo quando a Natura entrou como principal patrocinadora do filme. O filme "Xingu" é uma das iniciativas apoiadas pela marca para resgatar parte da história brasileira e suas tradições.

Ainda sobre a coletiva, Felipe Camargo contou o que a equipe pôde aprender com os índios do Xingu: “aprendemos a questão da ansiedade". "O índio que vive lá no Xingu ele não teme essa palavra, não faz parte do dicionário deles. Eles vivem o dia a dia, caçam, pescam, não tem ambição, não tem medo de perder as coisas, não tem medo de assaltos. Eles tem honra, que é uma coisa que tá difícil de se encontrar por aí. Na verdade, nós temos muito o que aprender com os índios”, revelou.

"Xingu", que teve sessões lotadas e aplaudidas no Festival de Berlim, alem de ter sido selecionado para o Festival de Tribeca em Nova Iorque, estreou na última sexta-feira (6) em todo o Brasil.

Originalmente postado no O Estado RJ

Nenhum comentário: