sábado, 21 de abril de 2012

Camila Pitanga divulga “Eu Receberia As Piores Notícias de Seus Lindos Lábios” (Matéria)


Camila Pitanga divulga “Eu Receberia As Piores Notícias de Seus Lindos Lábios”

Equipe participou de coletiva e premiere de divulgação do filme de Beto Brant

Louise Duarte
Inspirado na obra de Marçal Aquino, o filme  concorreu ao prêmio Redentor do Festival do Rio de 2011 e premiou Camila Pitanga como melhor atriz, além de inúmeros outros prêmios. O filme conta o triângulo amoroso entre um fotógrafo, uma mulher instável e um pastor. Lavínia é o corpo, Cauby, o olhar e Ernani, a palavra. Estes são os três vértices de uma paixão avassaladora, tendo como pano de fundo a natureza ameaçada de devastação. Na tarde da última segunda feira, dia 16 de abril, Camila Pitanga, Gustavo Machado e o líder indígena Dinael dos Anjos receberam a imprensa para falar sobre o filme.Camila Pitanga começou falando um pouco de sua personagem Lavínia e como ela buscou inspiração para compor a personagem:“fiz uma preparação corporal com a Márcia Freijó, ela me estimulava a chegar a estágios corporais e desses estágios à cena. Fiz uma pesquisa de imagens de rostos de mulheres, olhares. Compus uma videoteca Lavinesca, ou seja, com uma seleção de DVDs de histórias que eu achei que poderiam ser gatilhos, trazer uma atmosfera que tinha a ver com a personagem. Por conta dessa fase dela de loucura, eu visitei o Instituto Pinel e o Dr Alexandre Martins me conduziu a entrevistas onde eu pude observar as pessoas em vários estágios de loucura",revela ela.
Gustavo Machado,que vive o fotógrafo Cauby, lembra que precisou aprender a fotografar e que a maioria das fotos mostradas no filme foram tiradas por ele, motivo de orgulho para o ator:“cinco meses antes eu comecei a ter aulas de fotografia, porque a cena era isso. Não era um diálogo escrito, a gente vivia a situação de um ensaio fotográfico onde eu era um fotógrafo experiente e ela uma mulher que nem sequer era modelo. Então, fotografar pessoas, especialmente o Cauby,que fotografa mulheres, não só o manuseio da máquina, a abertura, a velocidade, o ISO, enquadrar, e o olhar de artista plástico ajuda, mas dentro disso pegar a emoção e dirigir a pessoa porque o fotógrafo dirige a modelo. A cena era isso”,contou o ator.


 
Cenas de nudez não incomodam a atriz

Quando perguntada sobre a questão da nudez no filme, Camila respondeu tirar a roupa em cena não foi o mais difícil já que ela estava despindo a alma da personagem e não a roupa. Para a atriz, a fase do Rio de Janeiro foi muito mais difícil de fazer:“eu demorei um bom tempo para recuperar a minha vitalidade. Porque o filme parou para o deslocamento da equipe do Pará para o Rio e eu aproveitei para fazer uma dieta para ajudar na caracterização da personagem. Eu fiquei três semanas pesquisando o que é não desejar a vida. Eu fiquei mexida e levei um tempo para me recuperar. Eu não fui nem a festa de último dia de filmagem",contou Camila.

 
Pré estreia


De noite, a equipe compareceu ao ao cinema Artplex de Botafogo onde aconteceu a pré estréia do filme que contou com a participação de Antonio Pitanga e Benedita da Silva. Antonio Pitanga, pai de Camila e que faz uma participação especial no longa da filha, se mostrou orgulhoso pelo trabalho de Camila no filme:“tudo que a gente não quer é que nossos filhos sigam a nossa profissão. Mas quando eles escolhem com dignidade e com respeito a todos tendo essa clareza e sensibilidade.  E esse filme da Camila é um divisor de águas na carreira dela”,reforçou Pitanga.

 

Eu Receberia As Piores Notícias de Seus Lindos Lábios estreou na última sexta feira em todo o Brasil.

Originalmente publicado no O Estado RJ

Nenhum comentário: