quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Tudo Sobre o festival carioca (Matéria)

Tudo sobre o festival carioca

Festival do Rio fecha com chave de ouro a edição de 2011 com filmes e palestras para todos os gostos

Louise Duarte
A 13ª edição do Festival do Rio de 2011 que aconteceu do dia 7 ao dia 18 de outubro, no Rio de Janeiro, foi um sucesso de público e de crítica, já que 280 mil pessoas estiveram presentes no festival, prestigiando e assistindo aos mais de 428 filmes distribuídos por diversos cinemas do grupo Estação, e também no pavilhão do Festival localizado esse ano no Armazém da Utopia, no Pier Mauá, Zona Portuária do Rio.

O pavilhão, além de abrigar a sede do festival, também foi responsável pelo Cine Encontro, onde filmes da Premiére Brasil concorriam ao troféu Redentor, grande prêmio do Festival em várias categorias. Os longas que foram exibidos no Odeon, na noite anterior, eram depois repetidos no Pavilhão e em seguida debatidos com a equipe e o público presente. Sem contar o Rio Market, maior feira de negócios do Rio de Janeiro, que esteve presente com diversos temas, como mídias digitais, pirataria, Copa do Mundo e 3D, tudo envolvendo o audiovisual.





E logo de cara, os visitantes já viam na decoração e no conforto um espaço gostoso para assistir às suas sessões de cinema e palestras, no Armazém da Utopia, que montou, inclusive, uma exposição de figurinos de novelas e programas da TV Globo. Entre elas estavam os figurinos de “Vamp”, “Cordel Encantado”, “Ti Ti Ti”, “Tapas e Beijos”, “Morde e Assopra”, “Fina Estampa” , “O Astro”, entre outras.

Quem foi

Personalidades do mundo do entretenimento, como Marcelo Tas (CQC). André de Biase (Armação Ilimitada), Tonico Pereira e Eriberto Leão (Assalto ao Banco Central), Camila Pitanga (Eu Receberia As Piores Notícias de Seus Lindos Lábios), Alessandra Negrini (Abismo Prateado), Claudio Paiva (Tapas e Beijos), também estiveram presentes no pavilhão, comparecendo aos debates do Cine Encontro e do Rio Market que tiveram discussões muito interessantes esse ano. Destaque para a palestra de Marcelo Tas sobre “Inovação: Interatividade na Era Digital” que teve um auditório lotado, contando com a presença inclusive de fãs mirins do jornalista que, inclusive, deram pitacos durante a palestra.

O ator Kayky Brito, que esteve presente na palestra com autores de novelas e programas de tv, como Claudio Paiva (Tapas e Beijos, A Grande Família), Thelma Guedes e Duca Rachid (Cordel Encantado), diz o que achou de maisinteressante na palestra. “Foi importante assistir e relembrar coisas que eu havia esquecido, como a culpa e a responsabilidade que um roteirista tem em transmitir um mundo de fantasia para a tela de tv. Foi quase como uma aula assistir ao debate dos roteiristas de televisão”, afirma.

A própria Thelma Guedes diz que ficou feliz com o resultado das palestras. " Teve uma resposta do público muito boa durante o debate, incluindo pessoas que pediram para ter um “Cordel Encantado 2”,  lembra. Assim como ela, Claudio Paiva acha o tempo muito curto para responder todas as dúvidas dos telespectadores. “A interatividade entre o público e os palestrantes foi muito boa e positiva, eu acho que deveria haver mais encontros como esse“, destaca.

Camila Pitanga, que esteve no Cine Encontro para conversar com o público sobre o seu filme “Eu Receberia As Piores Notícias de Seus Lindos Lábios”, também conta como ela se sente especial em voltar com um filme que tem ecoado tantas coisas boas. “Sempre acompanhei o festival como expectadora e teve um ano em que fui jurada, mas esse ano eu voltei como atriz", aponta. Camila concorreu ao prêmio Redentor de melhor atriz (que acabou levando no encerramento do festival, na última terça feira, dia 18 de outubro).

No dia 15 de outubro, mesmo com o tempo nublado, aconteceu a famosa feijoada do Festival do Rio que nesse ano foi no Armazém da Utopia e que contou com a presença de personalidades do mundo do entretenimento, como William Dafoe, Carla Daniel, Daniela Escobar, Giulia Gam, José Wilker, Joaquim de Almeida, Vanessa Lóes, entre outros.

Repescagem dos filmes que mais se destacaram

Mas para quem acha que duas semanas foi pouco, ainda tem uma nova oportunidade de ver ou rever os filmes que mais tiveram destaque durante a edição de 2011. De 20 a 27 de outubro haverá uma repescagem nos cinemas Odeon Petrobras e Sesc Botafogo. Lembrando que tanto as credenciais quanto os passaportes valem para a repescagem.

Você pode conferir a programação da repescagem no próprio site do Festival do Rio.

Materia originalmente publicada no O Estado RJ

Nenhum comentário: