segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Exposição sobre a Índia mostra um pouco dos costumes do país (Matéria)

Nova matéria publicada no O Estado RJ finalmente. Dessa vez sobre a exposição sobre a Índia no CCBB. Confiram!


Exposição sobre a Índia mostra um pouco dos costumes do país

Centro Cultural Banco do Brasil reúne artefatos sobre a cultura indiana

Louise Duarte
Conhecida por sua forte e rica tradição, contrastes e grandiosos monumentos, a Índia é o tema da exposição que está no Centro Cultural Banco do Brasil desde o dia 12 de outubro até o dia 22 de janeiro de 2012, e viaja para São Paulo e Brasília em seguida. A mostra reúne arte contemporânea, antiga e popular e é a maior exibição sobre o país já apresentada no Brasil. “Índia!” foi dividida em quatro temas principais : Povo, Deuses, A formação da Índia Moderna e Arte Contemporânea.

Logo no térreo, os visitantes já se deparam com uma escultura do deus da sabedoria, Ganesha, que na Índia é cultuado por hinduístas, budistas e jainistas. No primeiro andar ainda encontram-se colagens de imagens em movimento de paisagens, monumentos, pessoas, festivais religiosos e vida urbana, fazendo o visitante mergulhar na cultura indiana. Uma infinidade de objetos em exibição na exposição mostram detalhes e curiosidades da cultura indiana como a fotografia. Vale lembrar que a foto  só chegou ao país no século XIX por intermédio de comerciantes e exploradores europeus  e que a partir de então foram fundadas diversas sociedades fotográficas.  






Lado a lado com a cultura indiana


A arte popular consegue reunir expressões diferentes de artistas indianos, mostrando objetos que foram elaborados à mão. Já a arte contemporânea vem ganhando cada vez mais espaço na mídia internacional. Na mostra Índia – Lado a Lado são apresentados ao visitante diversos tipos de expressão atuais, como fotografias, pinturas, instalações, esculturas e vídeos. Entre os vídeos, destacam-se a novela “Caminho das Índias” exibida pela Rede Globo em 2009, além de filmes de Bollywood.

Para quem não sabe, Bollywood  é o maior centro produtor de cinema do mundo,  além de ser o segundo mercado em geração de empregos na Índia e o maior centro cultural e econômico do país. Fica em Bombaim, daí o nome, fazendo uma alusão a Hollywood.

A história cultural do país está dividida em 18 salas e 380 peças da exposição que foram organizadas pelo curador holandês Pieter Tjabbes. Pieter explica qual o motivo principal de ter trazido a exposição para o CCBB: “Nós queremos que os visitantes tenham uma impressão da riqueza da cultura indiana, através do conceito de uma exposição muito dinâmica que alterna salas mais reflexivas com alta tecnologia e interatividade. Nossa esperança é que o visitante seja estimulado a procurar por mais informações.” 

Opinião dos visitantes

A arte educadora Ana Luiza Tovar Faro conta o que mais tem atraído a atenção dos visitantes na exposição. “O público costuma apresentar grande curiosidade e maior interesse em compreender melhor as tradições e as bases religiosas. No entanto, esses aspectos também estão presentes nas obras contemporâneas expostas em Índia - Lado a Lado. A leitura e a discussão dessas obras nos ajudam a perceber como sobrevive a tradição em meio às novas tecnologias e às diferentes realidades vividas nos grandes centros urbanos. Nota-se, na diversidade de cores, técnicas, materiais, linguagens e temáticas presentes nessa mostra, a riqueza incontestável da cultura indiana”, explica.

A arte educadora ainda ressalta que eles costumam trabalhar, durante as visitas guiadas, os pontos que costumam povoar mais o imaginário e a curiosidade do público, como o sistema de castas e as diferentes manifestações dos deuses hindus. E o público tem aprovado. Como é o caso da escritora Adriana Barroso que foi correndo conferir a exposição, assim que soube da mesma, e que gostou tanto que pretende voltar. “Sempre fui apaixonada pela cultura indiana, desde menina. Toda a mágica que envolve essa civilização milenar, suas mitologias, costumes, línguas e tradições”, afirma.

Até os turistas que estão de férias no Rio vieram conferir também a exposição, como é o caso de Anya, que mora na Slovenia. “Achei bastante rica, legal e impressionante”, diz. Wellington de Sousa Galvão, atendente da Starbucks, aproveitou seu dia de folga para visitar a exposição e conta que gostou bastante da parte sobre Bollywood, além das fotografias em 3D. “Achei bem legal. São coisas que eu nunca veria nem poderia tocar. Embora seja proibido, não resisti e toquei bem de leve”, confessa.

O CCBB funciona de terça a domingo, de 9 às 17h.

Serviço

Índia!

De 12 de Outubro de 2011 a 22 de Janeiro de 2012.

CCBB RJ

Rua Primeiro de Março 66

Centro - Rio de Janeiro

21 3808 2020

Publicado originalmente no O Estado RJ

Nenhum comentário: