sexta-feira, 9 de setembro de 2011

XV Bienal do Livro Rio - Melhores Momentos Parte I (Coluna)

Porque Ler É Bacana ! 

Por Louise Duarte

E a XV Bienal do Livro no Rio de Janeiro finalmente voltou e já está quase acabando. Devido ao fato que estou cobrindo a feira para o webjornal O Estado RJ como repórter e fotográfa ou seria só repórter fotográfica? Ainda me confundo com tanta nomenclatura... E já que ganhei credencial esse ano e posso ir nos dias que eu quiser, escolhi alguns dias específicos e já fui cinco dias. Ainda vou no último final de semana da feira que acontece amanhã e domingo então, esperem por mais alguns posts. 


Então vamos as minhas impressões e eventos favoritos que aconteceram lá, o que fez com que eu essa fosse a minha edição favorita do evento até o momento. 


E já que a minha amiga Anny Lucard do Contos Sobrenaturais da Digital Rio fez um post sobre os livros de ficção fantástica que valem a pena, o meu vai ser completamente diferente e por outro ângulo. Literalmente falando. 
Para quem já sabe, estou fazendo vários cursos de fotografia desde julho, e não paro de ler, estudar sobre o assunto, comprar revistas e livros. Então obviamente, eu fiquei meio doida com os livros de fotografia vendidos na Bienal. Teve um de composição fotográfica que caiu do céu porque era exatamente do que eu precisava! No total até agora foram 3 livros de vampiros e 3 de fotografia. Será que até o final da feira esse número desempata? Espero que não porque eu já estou ligeiramente falida. 


Outros destaques da feira foi poder reencontrar as sempre simpáticas Giulia Moon e Martha Argel com seus novos livros (que irei fazer um post mais detalhado falando do livro de cada uma no dia da sessão de autógrafos da dupla) que vão ser lançados oficialmente amanhã em uma tarde de autógrafos no Pavilhão Verde na Editora Centauro as 16:00 horas. O mapa você encontra aqui



A maneira como as duas tentavam chamar a atenção do público que gosta de histórias de vampiros também foi bem interessante. O boca a boca com o leitor, tentando deixá-lo curioso em relação a história delas foi algo bem legal de presenciar, especialmente como jornalista. 

O Tamanho da fila gigantesca quando eu cheguei na Bienal no dia 7 de setembro. A fila dava voltas. Anne Rice? Segundo a Anny Lucard, a fila gigante foi por conta das caravanas com as beatas do Padre Marcelo Rossi. Sorte que eu consegui entrar por outra entrada por ser jornalista porque não sei se ia conseguir aguentar essa fila não... 

Agora vamos as minhas atrações favoritas. Todas as fotos foram tiradas por mim então se quiserem usar alguma delas, peça autorização antes okay? 


Audrey Niffenegger, autora do livro "A Mulher do Viajante no Tempo" esteve na Bienal no sábado passado e apesar de ter perdido a palestra dela já que estava no Centro no meu Workshop de Prática Urbana, consegui chegar a tempo para a sessão de autográfos. E pelo pouco que percebi ela foi bem simpática com todos os leitores que estavam na fila na espera para terem seus livros autografados!

Finalmente consegui chegar perto do Maurício de Sousa para poder vê-lo de pertinho. Sim, porque na última Bienal ele estava tão longe que só consegui ver a cabeça. E eu acabei não resistindo e comprando duas revistas da "Tina" depois que descobri que ela faz faculdade de jornalismo. Dependendo da fila de sábado, talvez eu me arrisque. :P

Essa foi outra que eu perdi a palestra. Alyson Noel, da série "Os Imortais". Sorte que eu vi uma fila enorme e seguindo ela descobri que se tratava da sessão de autógrafos. Ela estava em uma espécie de aquário, igual ao que a Meg Cabot ficou em 2009. Consegui entrar lá para fotografá-la e a autora foi simpática. Até trocamos umas palavrinhas em inglês. 
Teve também lançamento do livro "Celso Antônio - A Condenação Pela Arte", escrito pela minha tia Leneide Duarte Plon mas como ela não pôde vir, pois ela mora em Paris, ela foi representada pela minha outra tia, Leila Duarte. 

Então fiquem com uma prévia do que vem por ainda vem por aí. Detalhes sobre os livros "Kaori 2" de Giulia Moon e "Amores Perigosos" de Martha Argel além de Anne Rice, Ziraldo, Paola Oliveira e Vera Zimmerman. Aguardem porque o post do dia 7 promete ser maior. Até amanhã!


Nenhum comentário: