domingo, 4 de abril de 2010

Smallville 9x15 - Escape (Resenha)

Um Fim de Semana Assombrado

E finalmente Smallville voltou de seu hiato de um mês e com ele as minhas resenhas que também estavam atrasadas desde "Absolute Justice". Para falar a verdade os episódios passados não me empolgaram tanto quanto este, mas não vem ao caso.

"Escape" mostrou de tudo um pouco, casais tentando estabelecer uma relação mais intima, jogos de poder entre Zod e Tess, uma história assombrada digna de Harper's Island e de quebra momentos incríveis entre Lois & Clark, porque afinal de contas esse foi o propósito do episódio e que apesar de algumas pessoas acharem que o episódio foi mais centrado na Chloe, para mim o propósito dele foi mostrar Lois e Clark tentando ter um final de semana juntos em uma pousada (B & B - Bed and Breakfast), longe de tudo e todos para tentarem se curtir um pouco e como sempre sendo interrompidos nas piores horas.

O episódio começa com Clark em roupas informais (ressussitando suas camisas de flanela quadriculadas) indo pegar Lois no Planeta para começar o final de semana deles. Lois pergunta a Clark para onde eles vão afinal já que ele não deu pistas porque quer surpreendê-la. Mas Lois sendo precavida como sempre, foi prevenida com quatro tipos de malas diferentes. Eles acabam indo parar em uma pousada escocesa onde outro casal também está se hospedando lá: Chloe e Oliver. Depois eu comento o que eu tô achando dessa história já que ao que parece virou mesmo realidade um dos meus pesadelos...

Só que quando Lois e Clark chegam na pousada McDougal Inn, eles descobrem que o quarto deles não estava disponível devido a uma goteira e não havia nenhum outro quarto. Clark como sempre prestativo, resolve ir consertar a goteira e deixar tudo pronto para ele e Lois no quarto. Com direito a lareira acesa e tudo. Só que enquanto Clark preparava tudo, Lois ficou de conversa com a dona da pousada e acaba acidentalmente arranhando o quadro do tataravô da garota. Entretanto, nenhuma delas nota um brilho no lugar do rasgão, e quando Lois vai atrás do quarto, uma garota que estava aos amassos com o namorado é possuída por uma fumaça que veio da pintura.
                            
Quando Lois finalmente chega ao quarto, fica feliz em ver que Clark arrumou tudo e o chama de herói. Eles trocam de roupa em uma das cenas mais meigas que eu já vi entre os dois. Enquanto Lois decidia que camisola usar (cores primárias: azul e vermelho), Clark afofava a cama, mudava o travesseiro de lugar, tentando deixar a cama o mais confortável possível. E a cena seguinte com os dois completamente sem graça em quem ia dormir de que lado da cama também é uma graça.
                    
Quando eles se preparavam para dormir (embora eu tenho certeza que ambos tinham outros planos em mente), e estão prontos para se beijar, são interrompidos por um barulho estridente vindo de fora. Eles (assim como os outros hóspedes da pousada) vão investigar e a dona diz que não é nada e é comum ter lobos por perto. É quando eles esbarram em Chloe e Oliver usando roupões combinando.

                         
Aparentemente, Lois e Clark não fizeram o que tinham em mente pois Lois ficou obsecada pelo fato de Chloe estar namorando Oliver. Ela ficou falando sobre o assunto até a manhã seguinte na hora do café da manhã quando ela resolve descobrir o que está acontecendo. A sutileza da Lois é hilária e a cena é de rachar de rir porque ambos os casais estão completamente sem graça na presença um do outro. Lois puxa Chloe para fora da mesa para conversar sobre o assunto. Chloe avisa a prima que eles não são um casal e ela não quer complicar as coisas, que eles só estão se divertindo (aka Sexo) e que é só isso que ela quer. Lois aceita pois não tem muito o que argumentar já que Chloe não quer discutir o assunto, mas está feliz pela prima. Na mesa Clark e Oliver não estão assim tão á vontade quanto as primas a respeito do problema. Eles tentam conversar sobre coisas triviais da vida dos dois e Clark acaba avisando a Oliver que ele não quer ver Chloe magoada depois de tudo que ela passou. Oliver chega a comprar um presente para Chloe na loja da pousada mas Chloe repete o discurso que disse para Lois anteriormente, e sai para dar uma caminhada na floresta (a mesma filmada em Harper's Island, já que fica tudo no Canadá - E como eu disse a uma amiga. Entrar naquela floresta á noite, nunca é um bom sinal.) quando ela chega lá, ela esbarra em um corpo e na menina que agarrava o namorado no começo do episódio, antes de ser possuída também.

Enquanto isso em Smallville, Zod que há algumas semanas atrás conseguiu os poderes Kryptonianos porque Clark lhe salvou a vida, encontra com Tess no celeiro da fazenda Kent. Eles acabam tendo uma conversa e Tess descobre e revela a ele que sabe que ele tem poderes. Zod ameaça matá-la mas ela o ameaça com a Kryptonita, provando que agora ele também está vulnerável em relação a maior fraqueza de Clark. Ela acaba beijando-o antes deles irem para a mansão Luthor transar. Zod mesmo assim ainda tenta descobrir mais sobre Clark. E Tess, esperta do jeito que é diz que "informação" também é uma maneira de ter poder. E não revela mais nada para ele. Eu gosto muito da interação dos dois. É bem melhor que Oliver e Chloe que eu ainda não vejo sentido. Ainda mais depois do que aconteceu com o Jimmy. Será que a Chloe esqueceu que o Jimmy morreu para proteger a vida dela? Acho um absurdo isso. Ainda preferia que fosse Oliver/Dinah ou até Oliver/Tess. Mas de qualquer jeito, Zod/Tess também é muito interessante ainda mais porque eu adoro o fato da Tess não cair na sedução do Zod totalmente e saber se preservar. Bom, ela viu o futuro de "Pandora" Talvez seja a maneira dela de se auto-preservar.
                            

Mas voltando ao McDougal Inn, Clark vai tomar banho enquanto espera Lois aprontar uma surpresa que ela prometeu que sairia em 10 minutos. Hilário ele cantando no chuveiro "I can't tell you, Lois..." antes de Chloe (ou melhor, A Banshee) que possuiu a Chloe tentar entrar no chuveiro. Quando Clark se dá conta, ele se cobre todo e trata Chloe como uma irmã antes de Lois entrar no banheiro e pegar a cena. Por um minuto Clark até esquece que tinha Chloe usando somente uma toalha em seus braços quando vê Lois usando um modelinho mínimo escocês. Ela obviamente tinha algo em mente para compensar pela noite passada. Ela segurava um vidro de loção que só prova a minha teoria. Mas ao pegar o namorado semi nu com a prima usando somente uma toalha faz Lois tirar a conclusões precipitadas. Antes dela sair, ela passa o vidro para Chloe achando que não iria mais precisar dele, quando a possessão passa para Lois dessa vez. Aliás, essa cena me lembrou "Spirit" da quarta temporada. Lois tinha sido possuída primeiro e assim que abraçou Chloe, a possessão passou para ela. Nesse episódio foi ao contrário, Chloe foi possuída primeiro e assim que Lois a tocou foi possuída. Chloe acorda e vê Clark semi nu com ela também semi-nua nos braços e surta querendo saber o que acontece e sai correndo envergonhada.
                                 
A cena seguinte também é hilária. Ollie que procurava por Chloe esbarra em Lois e nota o modelito dela escocês. Ele dá um sorriso sacana antes de dizer "Vocês estão se divertindo. Que fofo!" Lois, ainda possuída pela Banshee leva Oliver para a floresta dizendo saber onde Chloe estava. Quando Clark e Chloe se vestem para procurar Oliver e Lois, Chloe explica o que aconteceu dizendo que não lembra de nada e não lembra de ter visto nada de comprometor no corpo de Clark. Ambos estão completamente constrangidos e se tratam como irmãos. Quando Chloe pergunta se Clark pretendia transar com Lois no final de semana, Clark fica sem graça de responder mas que graças ao treino de Jor-el ele já pode se controlar em relação a isso, mesmo com super poderes, sem machucar outro ser humano. No caso, Lois.

Eles voltam para a pousada para saber detalhes da lenda da Banshee e a dona informa eles sobre o mistério. Aparentemente, o tataravô da garota traiu a irmã, roubou seu castelo e a matou em seguida. E de acordo com a lenda, a irmã se sentiu tão traída que queria ir para o submundo para poder voltar a viver. Ela conseguiu o que queria, mas com um preço. Já que ela foi morta por um homem, ela foi amaldiçoada a matar homens que cruzassem seu caminho. Qualquer um. E que agora ela era conhecida como Silver Banshee (que para quem não sabe é uma das vilãs dos quadrinhos do Superman). E para sair do submundo, ela usava um portal para voltar para o mundo de cima. O portal era um quadro com a pintura da vilã antes dela virar a Banshee. Eles acabam descobrindo que a pintura da irmã do tataravô da garota estava por trás do próprio retrato dele. Enquanto Clark vai atrás de Lois e Oliver, Chloe destroí a pintura jogando no fogo já que era a única maneira de acabar com a possessão. Apesar de não terem explicado direito isso quando a Banshee aparece no lugar de Lois que provavelmente caiu desmaiada no chão da floresta, depois de tentar matar Oliver com a sua força.

Depois que a confusão é resolvida, Chloe e Oliver tentam resolver a situação deles em relação ao presente que Oliver havia comprado: uma colher. Chloe menciona Clark já que Oliver lembra da cena do chuveiro e ela diz que Clark nunca a entendeu e menciona cicatrizes (pelo jeito ela já esqueceu do marido que sacrificou a própria vida para ela viver.) E pelo que dá a entender, Chloe estava tentando se abrir um pouco mais com Oliver. Eles trocam o primeiro beijo On screen. Uma pena, porque eu estava feliz com os roteiristas da série terem deixado eles em Off Screen até agora. Eu realmente não me importo com eles a ponto de querer saber o que eles fazem fora das cenas de Smallville. A Dinah (Canário Negro) tem que voltar logo já que ela é a mulher destinada a ficar com o Oliver, assim como Lois é destinada a ficar com Clark.
                        
A última cena é de Lois e Clark entrando no apartamento de Lois no Talon. Lois pelo jeito entendeu o que aconteceu e perdoou Clark. Ele acaba colocando ela sobre a pia da cozinha, e começa lentamente a beijá-la antes de tirar seu casaco. Mas os amassos são novamente interrompidos pelo celular de Lois que começa a tocar. Lois pensa em deixar cair na caixa postal mas Clark acha que pode ser importante e pede para ela atender. Lois resolve atender mas com ele entre suas pernas fica meio complicado. "Finja que eu não estou aqui!" é a resposta de Clark. Eu adoro esse Clark safadinho. Ela obviamente não consegue isso e Clark finalmente a deixa atender o telefone. É Zod se passando pelo Blur com o telefone de Clark. Ele quer que Lois consiga informação sobre Tess para ele e pede para ela não revelar para ninguém. Lois olha para Clark preocupada que folheava uma revista enquanto Lois atendia o telefone( Também adorei essa cena!) e Lois promete que seria um segredo entre eles.

Eu daria a esse episódio uma nota 7 ou 8 porque eu gostei mesmo do episódio no geral, mesmo com os fatores estranhos como Chlollie e aquela cena Chlark do chuveiro que no final das contas eu não vi como algo ruim devido a reação do Clark e depois da Chloe quando ela foi despossuída. Serviu mais como comédia do que qualquer outra coisa. Depois o olhar do Clark estava totalmente na Lois, mesmo com a Chloe em seus braços. Bom, eu adoro episódios que envolvam possessões. Elas ou envolvem fatores cômicos ou fatores angst. Mas mesmo assim, sempre são interessantes para mim.

Agora vamos aos comparativos visuais com Lois & Clark - As Aventuras do Superman, como sempre. Em Escape eu achei duas cenas semelhantes.
                                 
A primeira foi a cena da silhueta da Lois e o Clark observando ela. Em Lois & Clark apareceram em dois episódios: Honeymoon in Metropolis e Phoenix.
E a segunda cena, foi quando Lois finalmente sai de trás do biombo usando sua camisola. Foi semelhante a cena final de "Soul Mates" da quarta temporada quando Clark e Lois iam finalmente consumir seu casamento pela primeira vez. A reação do Clark foi de adoração embora de maneiras diferentes. Mas o que importa é que ele estava encantado pela visão de Lois usando uma camisola sexy para dormir. E não vamos esquecer que em Smallville, quando eles moravam juntos Clark só via Lois usar aqueles pijamas de flanela fofos. Então, isso é uma novidade para ele.

Em breve volto com outra resenha sobre Smallville. Ainda não sei quando e em que episódio.

Então, até lá. E se for usar alguma parte da resenha, por favor credite a mim e ao blog.

2 comentários:

Isma Junior disse...

Muito fera essa resenha, pena que eu não tenha mais tempo de assistir Smallville...

Srta. May disse...

Eu não concordo com o q vc diz de Chloe e Oliver, eles formam um casal lindo e Chloe merecia alguém como o Oliver.