quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O Karma de ser uma Companion em Doctor Who (Coluna)

O Karma de ser uma Companion em Doctor Who 

Não é fácil ser uma companion em Doctor Who. Rose, Jack, Martha, Donna, Sarah Jane, Amy & Rory, River e Clara que o digam! Quando você não é esquecida, é deixada para trás, ou simplesmente decide ir embora afinal de contas viajar no tempo e espaço com o Doutor pode ser maravilhoso e fantástico mas trás também terríveis consequencias. Vou enumerá-las aqui de acordo com a companion. Exceto a Sarah Jane porque só assisti a série moderna incluindo os episódios do spin off The Sarah Jane Adventures, então não sei como foi o relacionamento deles na série clássica.




Rose Tyler (Billie Piper)  - Apresentada ao público durante as duas primeiras temporadas da série moderna, ela foi mostrada como uma garota divertida e moderna que larga tudo para ir viajar com o Doutor. Ela larga emprego (tudo bem que por causa do Doutor ela perdeu o mesmo), a família, namorado e amigos. Larga tudo mesmo para ir viajar com o adorável alien de dois corações pelo tempo e espaço. Conhece novos planetas, civilizações, criaturas e até o pai que nunca conheceu por ele ter morrido quando ainda era muito nova. A cada nova aventura, ela vai se apaixonando cada vez mais pelo Doutor deixando as coisas mais complicadas quando ele é obrigado a deixá-la em uma realidade alternativa com a sua família ou o mundo poderia sucumbir. Ela volta durante a quarta temporada para ajudá-lo quando é possível atravessar novamente a realidade entre os mundos paralelos. Mas o Doutor a leva de volta a sua realidade alternativa, mas lhe dá um presente. Um clone seu que foi gerado no Tardis durante a última batalha do alien. Rose teve um final feliz embora mesmo assim um pouco triste já que o seu clone poderia envelhecer com ela, coisa que o Doutor não poderia.

Captain Jack Harkness (John Barrowman) -  Provavelmente muita gente não o considere como um companion oficial mas eu sim. Ele viajou com o Doutor em apenas 10 episódios das temporadas 1, 3 e 4. Mas mesmo assim foi um ótimo companion. Sua participação foi tão legal que o personagem acabou ganhando sua própria série, um spin off de Doctor Who chamado Torchwood. Lembrando que foi por conta das viagens de Jack com o Doutor, que ele quase morreu e depois foi ressussitado pela Rose quando estava possuída pelo time vortex da Tardis. Depois disso, Jack virou imortal. Isso sem contar que um futuro muuuuito muito distante ele se torna a criatura Face of Boe. Como? Ninguém sabe e não explicaram ainda na série. Torchwood foi cancelado e Jack não voltou mais em Doctor Who desde a final da quarta temporada. Mas não deixa de ser divertido especular. O Doutor foi o único que não caiu na lábia de Jack Harkness, o grande conquistador do espaço e que flerta com tudo que se move. Não importa o gênero ou a espécie.

Martha Jones (Freeman Agymen) - Martha é introduzida na terceira temporada depois que Rose fica presa na dimensão paralela. Como estudante de medicina, ela conhece o Doutor e se encanta com ele (também não tem como o contrário acontecer) antes de ser convidada para viajar no tempo e espaço com ele. Ela também conhece criaturas, planetas, personalidades da história como Shakespeare antes de se dar conta que por conta do Doutor não só a sua vida ficava em perigo mas também a da sua família. Ela decide desistir de viajar com ele por isso e porque estava começando a se apaixonar por ele e sabia que ele não sentia o mesmo por ela. A personagem ainda faz uma participação em Torchwood, spin off de Doctor Who além de alguns episódios da quarta temporada. Martha tem um final feliz no final da quarta temporada quando ela aparece lutando contra aliens ao lado do seu marido, Micky Smith, ex namorado de Rose.

Donna Noble (Catherine Tate) -  Donna é introduzida no episódio de natal "The Runaway Bride" entre a segunda e terceira temporada. E depois volta como companion oficial da série na quarta temporada. Donna consegue ser diferente das companions anteriores do Doutor por sempre argumentar contra ele quando ela não concorda com a opinião dele gerando momentos divertidissímos na série. Os dois eram sempre confundindos com um casal por outros personagens o que gerou muitas cenas hilárias entre os personagens. A química entre os dois era forte provavelmente por conta da amizade entre David Tennant e Catherine Tate que já haviam contracenado antes em peças de teatro e programas de tv. Infelizmente, o destino final de Donna é um dos mais crueis dado a uma companion do Doutor. Disposta a salvar o Doutor dos Daleks, ela acaba tocando a mão extra que ele tinha na Tardis (a mesma que fora arrancada no especial de natal "Christmas Invasion") fazendo com que ela absorva a mente do Doctor e com isso consegue salvar a vida de todos. O único problema é que sua cabeça explodiria se ela continuasse como Doctor-Donna. Temendo pela sua segurança, o Doutor é obrigado a apagar a memória de Donna com todas as lembranças que ela teria dele, todas as aventuras que eles tiveram pelo tempo e espaço. Ela não poderia lembrar de nada ou seu cérebro explodiria. Ela aparece novamente nos últimos episódios especiais com as últimas participações de David Tennant como o Doctor na série onde é mostrado o casamento de Donna com um novo personagem sem relevância na série.

Sarah Jane Smith (Elizabeth Sladen) -  Uma das companions mais antigas do Doctor, Sarah Jane Smith é uma jornalista investigativa que fez parte da série clássica nos anos de  60, 70, 80 e 90  sendo assim a personagem interagiu com diferentes regerenações do Doutor. Na segunda temporada da série moderna, ela conhece a nova décima regeranção do Doutor no episódio School Reuniun. Ela volta na quarta temporada para ajudá-lo contra os Daleks. Depois disso, a personagem também ganha um spin off chamado The Sarah Jane Adventures dedicado ao público infantil que contém vários elementos de Doctor Who além de vários dos seus inimigos (só faltaram os Daleks e os Cyberman) No spin off inclusive tiveram a participação de duas regenerações do Doutor: Dez (David Tennant) e Onze (Matt Smith) em episódios muito divertidos embora os episódios com o Tennant tenham sido melhores. Infelizmente a atriz Elizabeth Sladen morreu vítima de cancêr durante a quinta temporada da série fazendo com que a série fosse cancelada.

Amy Pond e Rory Williams (Karen Gillian e Arthur Darvill) - A décima primeira regenaração do Doutor, ganha dois companions. Inicialmente Amy Pond seria a única companheira de viagens do Doutor que a partir da quinta temporada é interpretado por Matt Smith, o mais jovem ator a interpretar o personagem. Amelia Pond, conheceu o Doutor quando ainda era criança e por uma vida toda achou que ele era o seu amigo imaginário já que ele deixou ela esperando pela sua volta por muito tempo. Quando ele finalmente volta, Amy já é adulta e já tem um noivo, Rory Williams. Depois que o Doutor nota que Amy estava tentando seduzi-lo, ele traz Rory a bordo da Tardis para viajarem juntos. O trio formado por eles sem dúvida nenhuma é inusitado mas divertido. Rory morreu diversas vezes mas foi trazido de volta em circustâncias diversas. Assim como Amy, ele também esperou por ela de diferentes maneiras. Esperou para que ela descobrisse seus sentimentos por ela. Esperou dois mil anos vestido de Gladiador Romano até que a caixa onde Amy estava presa pudesse ser aberta, esperou pela chegada de Amy anos depois deles serem separados pelas weeping angels. O casal só não teve um final trágico por conta do amor deles. Quando uma das estátuas manda Rory de volta para a década de 20, Amy decide piscar para ser enviada para ficar ao lado de Rory mesmo que isso signifique nunca mais ver o Doutor. Foi uma despedida emocionante. Triste e linda ao mesmo tempo. Não consigo ver "The Angels Take Manhattan"sem chorar nas cenas finais.

River Song (Alex Kingston) - Sem dúvida nenhuma foi a companion mais divertida e com a história com o Doutor mais complexa (para não dizer confusa). Ela conhece o Doutor na quarta temporada no episódio "Silence in the Library" e embora seja a primeira vez que o Doutor a via, seria a última vez dela. Os personagens sempre se encontravam na ordem errada e por isso mantinham um diário para poder sincronizar como estavam porque quanto mais tempo ela o conhecia, menos ele a conhecia. Alem disso foi revelado que ela era a filha de Amy e Rory chamada inicialmente de Melody Pond e nasceu em um asteroide chamado Demon's Run mas que foi sequestrada e treinada para assassinar o Doutor. E é por isso que ela passa metade do seu tempo em uma prisão de segurança máxima no futuro mas que ela consegue escapar toda hora. Quando o assassinato do Doutor é revertido, ela começa a estudar arqueologia e se torna uma professora. Ela se casa com o Doutor para impedir que uma castástrofe se iniciasse embora a ideia tenha sido dele. Não importa, o flerte sempre fez parte do relacionamento deles mesmo quando o Doutor não tinha certeza se podia confiar nela.  Uma amostra da timeline do Doutor e River abaixo. Assim como o Doutor, ela também tinha o poder de se regenerar já que ela foi gerada na Tardis.
Clara Oswin Oswald (Jenna Louise Coleman) - Embora a personagem só tenha aparecido em dois episódios até o momento (ela volta a aparecer quando a série voltar no final de março) ela certamente já está gerando muita curiosidade em volta dela. Apresentada na season premiere da sétima temporada "The Asylum of the Daleks", a garota-suflê como ficou conhecida, era engraçada, divertida, sarcástica e adorável. Estava tentando ajudar o Doutor, Amy e Rory a sair vivos do asilo onde milhares de Daleks estavam, incluindo alguns desativados. Mas para a surpresa de todos, incluindo do público, Oswin também era um Dalek. Ela era uma humana muito inteligente que foi convertida em um Dalek por conta de seu cérebro. A personagem volta no especial de natal "The Snowman" como Clara Oswald uma babá bem estilo Mary Poppins que cruza o caminho do Doutor no século 18. Ele estava deprimido por conta da ausência de Amy e Rory e não queria contato com ninguém e muito menos investigar caso algum. É graças a Clara que ele volta a ter vontade de ser ele novamente e ajudar os humanos quando investiga ao lado dela o caso das criaturas feitas de neve que ganhavam vida.  Infelizmente no final do episódio, a personagem morre mas não sem antes voltar como uma outra personagem de mesmo nome nos tempos atuais. Qual será o grande mistério envolvendo Clara? Como ela pode morrer e voltar tantas vezes? Já até rola uma piada no fandom Who em que ela, Jack Harkness e Rory Williams entram em um bar e é perguntado quem morre primeiro. No final do especial de natal, o Doutor fez a conexão e se deu conta de que era a mesma pessoa e que agora ele tinha certeza de que a encontraria novamente.


Companions vem e vão e certamente é muito difícil se despedir deles quando elas saem da série, uma das piores coisas da série na minha opinião, mas sem dúvida nenhuma é a interação deles com o Doutor que faz da série tão especial afinal de contas como River disse no final de "The Angels Takes Manhattan", não é aconselhável ele passar muito tempo sozinho sem nenhum companheiro de viagem. Os companheiros ajudam ele a se conectar melhor com a raça humana e com os sentimentos humanos, impedindo que o Doutor cometa muitos atos de violência por conta da ajuda de suas companheiras(os).

Agora é esperar para sétima temporada voltar com força total no final de março e saber o que o restante da temporada nos reserva incluindo o mistério em volta de Clara e as comemorações dos 50 anos de Doctor Who.

Em breve mais colunas especiais sobre a série. Aguardem!

Nenhum comentário: