quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Marcelo Galvão e equipe lançam COLEGAS em Gramado


Marcelo Galvão e equipe lançam COLEGAS em Gramado
15/08 - 16h27
por Redação Cinema em Cena
Divulgação
reportagem  e fotos por Louise Duarte
de Gramado, especial para o Cinema em Cena 
Aconteceu nessa terça-feira, dia 14 de agosto, a exibição do filme Colegas, de Marcelo Galvão, um dos longas que concorre ao prêmio Kikito de melhor longa nacional no Festival de Cinema de Gramado, que acontece na cidade gaúcha até o próximo dia 18. Após a apresentação do longa, o elenco e o diretor receberam a imprensa em uma coletiva e contaram detalhes da produção.

“A maior dificuldade foi na hora de captar recursos, pois o filme tinha uma visão diferente, pois falava da inclusão social e as empresas não achavam legal associar a sua marca à Síndrome de Down,” revelou Galvão. Segundo o diretor, o filme é uma comédia direcionada à família, principalmente ao público infanto-juvenil. “Eu espero que o filme vire uma referência como Os Goonies - embora não espere mudar o mundo com ele, mas atingir muitas pessoas e fazer com que elas tenham mais interesse em conhecer as pessoas com Síndrome de Down.”
Como o filme tem muitas referências ao cinema hollywoodiano, Galvão explicou como elas foram incorporadas ao longa: “No roteiro original, que passou por três tratamentos, tinha mais referências. Elas surgiam de acordo com o momento que você vai escrevendo. São detalhes que fazem você querer assistir com outro olhar para tentar descobrir de que filme é.” Segundo o diretor, outra influência foram as músicas de Raul Seixas, que estão presentes na trilha sonora. “A trilha original é do Ed Curris, e o Raul Seixas foi referência para a minha infância”, disse.
DivulgaçãoOs atores Rita Pokk e Ariel Goldenberg, que interpretam os personagens Aninha e Stalonne no filme, disseram quais são as suas expectativas para o lançamento do filme (a previsão no circuito comercial é para o dia 9 de novembro, com distribuição da Europa Filmes). “Espero que ganhe o Kikito e se isso acontecer, gostaria de dedicar à minha mãe, que me ajudou a decorar o texto, e ao Marcelo, que me deixou muito orgulhosa desse filme”, disse Rita, deixando todos na coletiva emocionados. “Que o filme faça um sucesso fenomenal,” exclamou Goldenberg.
DivulgaçãoBastante conhecida do público televisivo, a atriz Juliana Didone, que interpreta uma repórter de um telejornal emColegas, contou como foi fazer uma participação no longa, mesmo que pequena. “Quando você lê o roteiro, você não quer nem saber se você vai fazer o papel de uma árvore, só que você quer participar do projeto. Foi incrível fazer e foi uma experiência incrível conviver com eles porque eles são pessoas afetivas e espontâneas.”
Galvão elogiou o trabalho dos atores com Síndrome de Down, especialmente Goldenberg. “O Breno Viola está bem no filme também. Ele é daquele jeito, é rápido, mas o Ariel cria personagens, ele decora texto e o improviso dele é ótimo. Ele se transforma,” acrescentou o diretor. “Eu queria que as pessoas sentassem nas cadeiras e esquecessem que eles têm Down e vivessem essa aventura, incluindo eles mesmos, porque inclusão social só acontece quando eles se tornam iguais.”
Divulgação
première do filme contou com a presença de 25 pessoas com deficiência visual que vieram de Parobé, RS, para acompanhar a sessão com áudio descrição. O produtor Marçal Sousa, que é cego há oito anos, disse que eles pretendem disponibilizar essa opção quando o filme entrar em cartaz nos cinemas. Galvão complementou dizendo que a ideia é que o DVD tenha desde libras à descrição. “O cinema precisa da ajuda do exibidor pra gente poder espalhar isso nas salas. Estamos tentando com que os exibidores criem sessões especiais com áudio descrição. E para o DVD queremos incluir os atores narrando para criar esse diferencial de áudio, para ter um material bem bacana para o deficiente visual, pois precisamos pensar nesse público também.”
Originalmente publicado no Cinema em Cena

Nenhum comentário: