sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Indomável Sonhadora (Crítica)



Indomável Sonhadora ( Beasts of the Southern Wild, 2012) mostra a miséria com que Hushpuppy (Quvenzhané Wallis) uma simpática e esperta menina de 6 anos de idade e seu pai vivem em uma comunidade na Louisiana nos Estados Unidos. Enquanto tentam sobreviver as adversidades da vida e pelo fato do pai da menina se recusar a fazer um tratamento já que está muito doente por ter uma doença no sangue, a menina questiona os mistérios da vida e do universo. Mesmo morando em uma area de risco, pai e filha e amigos se recusam a se mudar depois que a comunidade em que viviam é atingida pelo furacão Katrina de 2005.




Com quatro indicações para o Oscar 2013 incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz para a adorável Quvenzhané Wallis e Roteiro Adaptado, o longa dirigido por Benh Zeitlin é um dos favoritos para a premiação mais importante do cinema desse ano e já venceu outros festivais como Prêmio do Juri do Festival de Berlim e do Festival de Cannes. Quvenzhané sem dúvida nenhuma é uma força da natureza e é a atriz mais jovem a ser indicada ao prêmio de melhor atriz. Hoje ela está com 9 anos mas tinha somente 5 quando filmou o longa que levou 7 anos para ser lançado.

Todas as consequências da passagem do Furacão pela Louisiana em 2005, é narrado pelo ponto de vista de Hushpuppy que já pensa como gente grande já que ela se vê responsável em tomar conta do pai que está doente e dela mesmo já que eles não tem mais ninguém com quem contar. Apesar da temática dramática do filme, ele é amenizado por conta de ser narrado pela menina e pelo fato de o desastre ser mostrado também pelos olhos da pequena Hushpuppy que mesmo tendo que lidar com um pai doente e bebâdo muitas das vezes, ela não o abandona.

Baseado no livro Juicy and Delicious de Lucy Alibar (que também assina o roteiro do filme), o longa estreia no Brasil no dia 22 de fevereiro.

Nenhum comentário: