sábado, 29 de dezembro de 2012

Doctor Who - The Snowman (Crítica)


Doctor Who - The Snowman
"The Snowman" é sem dúvida nenhuma o melhor e também mais intrigante episódio de natal de Doctor Who. Ele não só introduz na série a nova companion do Doctor como o especial é linkado ao primeiro e último episódio da temporada até o momento "The Angels Take Manhattan".


Em "The Snowman" conhecemos um estranho homem que consegue trazer bonecos de neve para a vida e transformá-los em criaturas do mal. O Doutor parou de ajudar as pessoas desde que perdeu seus companheiros de viagem Amy e Rory e prefere ficar isolado, mesmo dos poucos amigos que estão com ele em Londres na era vitoriana. Lá ele conhece Clara, uma mulher de personalidade forte que o segue ao ficar intrigada por ele quando o primeiro homem de neve aparece na frente deles. Ela sabe que ele pode ajudar, mas não entende o porque dele não querer no momento.

Mas quando Clara começa a investigar por conta própria e a seguir o Doutor até o local onde ele estacionou a TARDIS (nas nuvens), ele finalmente decide ajudá-la depois da ajuda dos amigos  do Doutor que interrogam ela onde a resposta deve ser apenas uma palavra para todas as perguntas. Depois de responder todas as perguntas, ela finalmente ganha a confiança do Doutor que começa a investigar as criaturas vestido de Sherlock Holmes! Não tem como não rir dessa cena com Matt Smith usando o seu melhor timing cômico no episódio. E ainda vestido de Sherlock Holmes! O sarcasmo do Doutor volta com tudo a partir dessa cena e ele volta a ser o Doutor que amamos tanto. Claro, ele estava ainda sofrendo pela ausência dos Pond, mas o temperamento de Clara começou a despertar nele velhos sentimentos, mesmo ele tendo prometido (e ele sempre quebra essa promessa!) de que não iria ter novas companheiras de viagem. 


Ele já havia se dado conta anteriormente de que os homens de neve se alimentam do medo das pessoas e informa Clara disso. Mas quando ele a convida para ser sua nova companheira de viagens, algo terrível acontece. Uma mulher feita de gelo traz Clara consigo que cai das nuvens onde estava a Tardis, matando Clara instantaneamente. O Doutor consegue até ressussitá-la por um breve período de tempo mas não adianta muito porque ela acaba morrendo no final. 

Alias o final tem uma revelação surpreendente. No primeiro episódio da sétima temporada chamado "Asylum of the Daleks" a atriz Jenna Louise Colleman que aparece nesse episódio como Clara, foi introduzida como a personagem Owsin Oswald que acabou se revelando sendo uma Dalek. Mas no final desse episódio, o Doutor se dá conta de que ambas eram a mesma personagem e de que ambas haviam morrido duas vezes. E que se ele encontrou ela duas vezes, ele certamente iria encontrá-la novamente. É quando aparece uma terceira versão da personagem em um cemitério. Quem será a personagem e como será que ela consegue enganar a morte tantas vezes em épocas diferentes?

Infelizmente teremos que esperar até abril de 2013 para saber a resposta a todas essas perguntas já que é quando a série volta para apresentar a segunda parte da sétima temporada que já foi toda filmada. E é a partir de abril também que a produção da série começa a filmar os especiais comemorando os 50 anos da série. 


Nenhum comentário: