domingo, 28 de outubro de 2012

Os Caça Fantasmas (Crítica)


Os Caça Fantasmas (Ghostbusters) é um clássico da década de 80. Dirigido por Ivan Reitman e estrelado por Bill Murray, Dan Akryod,Sigourney Weaver,Ricky Moranis entre outros, o filme que foi visto pela primeira vez em 1984, foi o filme apresentado no Vivo Open Air do dia 24 de outubro. O longa foi exibido na tela gigante de 365 metros do Joquey enchendo o local. 




O filme conta a história de Peter Venkman (Bill Murray) , Raymond Stantz (Dan Aykroyd) e Egon Spengler (Harold Ramis)
  três professores universitários da universidade Columbia em New York, especialistas em parapsicologia especialmente casos sobrenaturais como aparições de fantasmas e outros espectros. Depois que são demitidos da faculdade, eles decidem abrir seu próprio negócio em uma empresa para exterminar aparições fantasmagóricas. Apesar do começo meio parado logo o telefone deles não para de tocar assim que Dana Barrett,Signourney Weaver) nota que algo estranho acontece em seu apartamento, assim como em seu prédio. Assim que ela chama Peter, que a principio está mais interessado nela do que no caso. Depois de pesquisarem o caso dela quando algo na geladeira chama por "Zull",  ele descobre que se trata de um semi deus presente em algumas culturas como da Mesopotâmia, Suméria e Hititas. O mesmo Zull é um porteiro e guardião favorito de um deus chamado Goozer. Mais tarde Dana é possuida por Zull que precisa achar

O vizinho de Dana, o contador Louis Tully (Rick Moranis) também é possuido por Vinz Clortho, outro guardião de Goozer. Os Caça Fantasmas então se dão conta de que a quantidade de fantasmas em Nova Iorque está relacionado a vinda de Goozer para a cidade. Com a ajuda do quarto membro dos Caça Fantasmas, . Winston Zeddemore, (Etnie Hudson) para ajudar com tantos fantasmas eles precisam achar agora uma maneira de salvar Dana e Louis, assim como Nova Iorque antes que seja tarde demais.


28 se passaram desde que o filme estreiou nos cinemas mas mesmo assim, ele não perdeu o frescor. As piadas ainda são engraçadas e nos fazem rir. Os efeitos especiais mesmo que sejam ultrapassados para hoje, ainda cumprem o seu papel mostrando os fantasmas invadindo a cidade assim como os Caça Fantasmas usando suas armas para combatê-los. Bill Murray continua sendo a melhor parte do filme, com o sarcasmo do seu personagem, Peter. Sigourney Weaver novinha com os permanentes que eram moda na época, também está ótima, especialmente depois que é possuída. 


Para quem não lembra. O filme ganhou uma continuação em 1989 com o mesmo elenco além de um desenho animado The Real Ghostbursters de 1986, onde diferente do filme, o fantasma Geléia era mascote dos Caça Fantasmas. Alias, por conta da fama do personagem, a série animada foi renomeada para Geléia e os Caça Fantasmas alem do personagem também ter ganho o próprio spin off, entitulado As Aventuras de Geléia

Nenhum comentário: