domingo, 21 de agosto de 2011

Circuito das artes: circulando cultura no Jardim Botânico (Matéria)

Circuito das artes: circulando cultura no Jardim Botânico

Evento gratuito oferece cursos, palestras e atividades culturais no mês de agosto

Louise Duarte


Que o Jardim Botânico é um instituto de pesquisas destinado a cuidar e preservar todo tipo de flora e fauna, todo mundo já sabe. Afinal de contas, o parque é um dos pontos turísticos mais conhecidos do Rio de Janeiro, atraindo moradores da região, visitantes de outros estados e países, além de fotógrafos e apreciadores de arte.

Mas o que pouca gente conhece é que o jardim promove também cursos, palestras e atividades culturais, não só no parque, mas também fora dele, pela Zona Sul do Rio. Esses eventos, conhecidos como Circuito das Artes, acontecem durante todo o ano e buscam levar mais visitantes para o local.


Agosto cultural no Jardim Botânico

O Circuito das Artes teve sua primeira edição em 1998 para comemorar o aniversário de 190 anos do bairro Jardim Botânico, aproveitando dois ícones de sua beleza: o Jardim Botânico e a Escola de Artes Visuais do Parque Laje, que foi completamente revitalizada. Os organizadores queriam aproveitar o fato de que muitos dos artistas do circuito eram vizinhos do local. Esse ano, em sua 15ª edição, o circuito vai acontecer nos últimos finais de semana de agosto, nos dias 20, 21, 27 e 28. Oseventos realizados fora do jardim acontecem no próprio bairro onde ficam os ateliês que fazem parte da programação.

Cerca de 90 artistas têm suas obras expostas nos 50 estúdios e ateliês, que incluem pinturas, desenhos, fotografias, esculturas, cerâmica, aquarela, moda, acessórios, entre outros tipos de arte e cultura. Além disso, o evento ainda possui a comodidade de levar os visitantes em vans guiadas por alunos do curso de técnico em Guia de Turismo do SENAC, que vão orientá-los durante o evento, saindo do Parque dos Patins ao custo de R$ 6.

E as crianças não podem ficar de fora. Atividades conhecidas como Circuitinho visam a educar desde cedo os pequeninos com oficinas de arte, enquanto o circuito gastronômico mostra o melhor da culinária do bairro, com a participação de chefs de cozinha dos restaurantes presentes no evento.


O público do parque

A coordenadora do centro de visitantes do Jardim Botânico, Márcia Faraco, acredita que o próprio público que frequenta o jardim tem essa vontade de participar de atividades culturais, pois um passeio complementa o outro. "Como o Jardim Botânico é um instituto de pesquisas voltado para o lazer contemplativo, as pessoas vêm muito em busca dessa parte cultural que o parque oferece com diversas atividades dentro e fora dele", informa.

É o caso da preparadora de atores Maria Silva, que vai ao Jardim Botânico principalmente para fotografar, ler e descansar. "O parque é um excelente lugar, tanto para se criar como para relaxar".

Já na opinião do diretor de TV João Camargo, o sensorial, o vento e o verde inspiram a criação de pequenos vídeos, já que para ele "qualquer lugar do parque que você possa vir a fotografar lhe dá um bom fundo, ajudando metade da composição fotográfica.


Entre filmes e plantas

Dentre as outras atividades que ocorrem no parque, está a exposição de orquídeas, que acontece duas vezes ao ano; o Cine Clube do Jardim, que é um grupo de cinéfilos organizado pelo diretor Walter Lima Jr. para discussão de filmes; a visita guiada de observação das aves; além da trilha das artes, onde são visitados os principais monumentos presentes no parque.

O Jardim Botânico também conta com a Associação de Amigos do Jardim Botânico, fundada em 18 de agosto de 1986, que é uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é contribuir para a conservação do parque. O local conta ainda com uma loja de souvenirs localizada no centro dos visitantes, cujo lucro é revertido para projetos e atividades de suporte .

Com tantas atividades culturais, fica praticamente impossível não voltar ao famoso jardim para desfrutar de toda a sua beleza, lazer e cultura presentes durante todo o ano.


Circuito das Artes do Jardim Botânico:

Datas de Agosto: 20,21,27 e 28. 

Local: Jardim Botânico e demais ruas do bairro. 

Horário: das 12 as 20 h.

Nenhum comentário: