sábado, 5 de março de 2011

Ti Ti Ti 2010/2011 (Resenha) Parte 1


Uma Novela que Gerou O Maior Ti Ti Ti 
Por Louise Duarte

Depois de praticamente 10 ou 15 anos depois, voltei a ver novelas. Nem lembro qual foi a última que assisti por completo sem perder um só capítulo. Provavelmente foi A Próxima Vítima (que também tinha Alexandre Borges no elenco) , na época em que Silvio de Abreu ainda conseguia elaborar boas tramas. Bons tempos aqueles... Demorei para fazer um post sobre a novela, mas estou fazendo já que só restam duas semanas antes do seu fim. Terei que dividir esse post em mais de um por conta dos detalhes da trama que acabou virando um crossover com outra novela. 

De qualquer jeito, quando ano passado anunciaram o remake de uma das minhas novelas favoritas, Ti Ti Ti, não teve jeito. Tive que me render. E não era só isso. Seria uma espécie de crossover com outra novela , Plumas e Paêtes. Ambas as novelas tem um tema em comum: O mundo da moda, por isso funcionou tão bem. Aliás, nesses oito meses desde o inicio da novela, tiveram outras referências a outras novelas de Cassiano Gabus Mendes (autor da primeira versão de 1985), como Meu Bem Meu Mal (Já que a personagem de Divina Magda desembarca na trama no final de 2010), Mário Fofoca (de Elas por Elas) entre outras inúmeras referências a novelas e programas protagonizados pelos atores da novela. 

Para quem não lembra, na trama de 1985 tinhamos Ariclenes Martins e André Espina (interpretados por Luis Gustado e Reginaldo Faria) que eram inimigos desde a infância e não se suportavam. André se casa com uma dondoca e se torna um costureiro famoso conhecido como Jaque LeClair enquanto que Ari ainda vivia as custas da mulher Susana Martins (interpretada por Marieta Severo). Ambos tinham o filho Luti (interpreto por Cassio Gabus Mendes) que acaba se apaixonando por Valquiria (Malu Mader) filha de André, transformando o romance dos jovens em uma história típica de Romeo & Julieta. Ainda completavam a trama Jaqueline (Sandra Brea) e Clotilde (Tania Alves), amantes do costureiro. 

Depois de conhecer uma senhora que costurava vestidinhos de moda para bonecas, Ari tem a ideia de pedir ao filho Luti para desenhar os mesmos vestidos e pedir a amiga Marta para costurá-los, surgindo então o famoso e misterioso Victor Valentim. 

Na trama de 2010/2011, os mesmos personagens são interpretados por Murílio Benício como Ariclenes/Victor Valentim, Alexandre Borges como André Espina/Jaque Leclair, Malu Mader como Susana, Humberto Carrão como Luti ,  Juliana Paiva como Val,  Claudia Raia como Jaqueline e Juliana Alves como Clotilde

Plumas e Paêtes exibida em 1980/1981 focava também no mundo da moda e em personagens que foram trazidos para o remake de Ti Ti Ti como o triângulo entre Edgar, Marcela e Edgar, os personagens Amanda e Angelo (que na versão de 2010 viraram irmãos de Gabriela de Ti Ti Ti) e a A família Bianchi. Infelizmente, eu não via Plumas e Paetês pois era muito criança, então lembro mais de Ti Ti Ti.  
O remake da novela, ficou tão divertido e bom quanto a primeira versão, e ainda adicionaram novos personagens que deram um que a mais como a modelo Desirée (Mayana Neiva) apelidada carinhosamente como "cavalona" pelos moradores do belenzinho por conta de seu jeito desastrado e espalhafatoso. Ela acaba virando a modelo principal de Victor Valentim depois que ela e Chico (Rodrigo Lopes) aparecem em uma festa da revista Moda Brasil, atiçando os jornalistas em relação ao modelo criado pelo misterioso estilista espanhol. 

Claudia Raia está impagável como a nova Jaqueline. Que fez de tudo um pouco na novela e até freira ela foi! Os barracos de Jaqueline sem dúvida nenhuma foram os melhores e ela agora voltou poderosa disposta a humilhar Jaque La Clair por todas as humilhações que ele a fez passar, especialmente depois que a trocou por Clotilde. Agora com a ajuda do eterno apaixonado Massa (Marcos Frota) e do marido gay Thales (Armando Babaioff) que comprou a marca do estilista para ajudar Jaqueline em seu plano de vingança. 

Em breve novo post sobre a novela onde falarei dos casais Ari/Susana, Marcela/Edgar, Marcela/Renato, Luti/Valquiria além dos personagens que foram tirados de Plumas e Paêtes. Enquanto isso, fiquem com as chamadas da coletiva de imprensa da novela quando foi lançada em Julho de 2010. 



Nenhum comentário: