quarta-feira, 7 de julho de 2010

De Volta Para o Futuro II (Resenha)



E A Aventura no Tempo Continua…

 Por Louise Duarte

“Estradas? Para onde vamos não precisamos de estradas.”

E eles estão de volta para mais uma espetacular aventura através do tempo. O adolescente Marty Mcfly e Doc Brown retornam em uma sequência de tirar o folêgo, cheia de ação, comédia, suspense, drama em uma montanha russa espaço-temporal.

No final do primeiro filme, Doc voltava do futuro para avisar ao amigo Marty que ele e sua namorada Jennifer (Elizabeth Shue) deveriam ir ao futuro com ele para ajudar seus filhos. Assim, eles embarcam em um DeLorean voador (que Doc adaptou para voar no século 21) e assim os três voam rumo ao futuro.

De Volta para o Futuro II e III foram filmados ao mesmo tempo, com o espaço de três semanas entre eles e durou no total quase um ano. A ideia original era ter somente uma continuação, mas os produtores tinham história de sobra para contar e finalizar a saga e acharam que um só filme não seria suficiente para fazer isso. Então resolveram dividir o filme original em dois, transformando a continuação em uma trilogia.

Chegando no futuro de 2015, Doc precisa colocar Jennifer para dormir com um indutor de sono pois ela estava fazendo muitas perguntas sobre seu destino. Doc instrui Marty a se passar pelo seu filho Martin Jr que é a cara dele e impedir que ele e sua filha Marlene sejam presos acabando com suas vidas.

O futuro concebido pela equipe do filme não poderia ser mais futurístico com carros voando, hologramas animados, robôs passeando com cachorros além da mesma lanchonete da cidade com hologramas de Michael Jackson e Ronald Regan como funcionários.

Na lanchonete, ele encontra um Biff idoso e amargo com seu neto Griff, ambos interpretados por Thomas F Wilson que divide a cena consigo mesmo, assim como acontece com Michael J Fox e Christopher Llyod em outras cenas do filme. Isso só acontece graças a um equipamento chamado Vista Glyde System, que era inédito na época e que permitia colocar o mesmo ator/personagem contracenando em cena com outra versão do mesmo personagem. A produção do filme aproveitou a mesma técnica utilizada anteriormente para o filme “Uma Cilada para Roger Rabbit” também dirigida e produzida pelo trio Zemeckis, Spielberg e Gale além de contar com os efeitos de George Lucas. Uma curiosidade é que os filmes “De Volta para o Futuro” foram todos filmados opticamente, pois precede a tecnologia digital.

O filho de Marty acaba chegando antes da hora e Marty não consegue se passar por ele a tempo. Ele nota como o filho é tão covarde quanto seu pai era. Ele finalmente assume o lugar de Martin já arranjando briga com Griff nos poucos minutos que tinha ficado no futuro.

É apresentado um dejavu da perseguição de skate do primeiro filme, mas dessa vez com a gangue de Griff e Marty em skates voadores onde é mostrada a arquitetura futurística de Hill Valley, que foi um dos maiores desafios da equipe de produção.

Como acontece também no primeiro filme, Marty é importunado por um homem tentando salvar a torre do relógio que foi destruído por ele mesmo há 60 anos. O homem acaba sem querer dando a Marty a ideia de comprar um almanaque de esportes com os resultados de 1950 a 2000, já pensando em lucrar com isso.

Doc chega no DeLorean voador com Eistein que estava em um canil local, notando que Griff e seus capangas foram presos e ele e Marty conseguiram novamente alterar a história, quando ele descobre que Marty havia comprado o almanaque e o repreende por isso já que ele não havia inventado a máquina do tempo para ganho pessoal e sim para entender melhor a humanidade.

Quando eles vão buscar Jennifer para voltarem para a década de 80, percebem que policiais a encontraram e a identificaram através de digitais levando-a para sua casa em Hilldalle onde mora com Marty e seus filhos. Doc se preocupa que se Jennifer ver a si mesma 30 anos mais velha possa criar um paradoxo no espaço continuum do tempo destruindo o universo ou entrar em choque. Eles decidem seguir Jennifer para evitar que ela veja a si mesma sem notarem que o Biff idoso do futuro ouviu toda a conversa sobre a máquina do tempo.

Na casa dos McFly em Hilldallle, temos Michael J Fox fazendo três papéis diferentes ao mesmo tempo.Marty aos 47 anos, seu filho Martin Jr e sua filha Marlene. Lorraine e George idosos que visitavam o filho e os netos também estavam lá e e são todos observados por Jennifer que finalmente acorda. Jennifer descobre que Marty sofreu um acidente no passado que acabou com a sua carreira musical.

Enquanto isso, Doc e Marty chegam ao bairro para procurar pela namorada de Marty, enquanto Doc vai procurar por um lado, Marty resolve ir para outro mesmo quando Doc o manda ficar no carro. É a oportunidade perfeita para o Biff do futuro roubar o carro e voltar ao passado para mudar seu próprio futuro.

Nas duas novas sequências, o público descobre que Marty tem um ponto fraco. Ele perde a cabeça quando é chamado de covarde. Foi assim que ele acabou quebrando a mão em um acidente que acabou com sua carreira musical e foi por causa disso que foi despedido em seu emprego no futuro.

Jennifer vê a si mesma envelhecida ao mesmo tempo que sua versão mais velha se vê mais jovem fazendo com que as duas desmaiessem na hora que Doc veio para resgatá-la. Enquanto Marty vai ajudar Doc a trazer Jennifer, Biff volta do passado sem os viajantes do tempo notarem que o carro havia sido roubado.

Eles voltam a 1985, onde deixam Jennifer em casa na varanda, já que ela continuava dormindo. Marty volta para casa quando nota uma outra família morando lá. Ele percebe o estado da cidade, que está muito diferente de como realmente é. Com motoqueiros bagunceiros fazendo um estrago na cidade, a escola destruída e o pior de tudo, Biff se tornou um bilionário, dono do cassino local e é casado com Lorraine para desespero de Marty.


E não é só isso. Lorraine que colocou silicone nos seios e voltou a beber, está muito infeliz em seu casamento com Biff, mas cede a tirania do marido por medo dele descontar em seus filhos e colocá-los na prisão. Marty descobre que seu pai George, foi assassinado há 12 anos. Isso aconteceu no filme porque o ator Chrispin Glover não quis voltar para as continuações embora tenham sido usada cenas suas do primeiro filme durante as cenas de 1955. O ator exigiu uma quantia absurda para retornar aos filmes e foi o único do elenco que se recusou a voltar.

Doc explica a Marty sobre o velho Biff ter roubado o DeLorean no futuro e ter alterado seus destinos criando uma Hill Valley alternativa graças ao almanaque esportivo. Agora eles precisam voltar ao passado para consertar tudo e fazer com que a realidade deles volte ao normal.

Marty vai conversar com Biff para descobrir quando e como Biff conseguiu a revista. O vilão explica que um parente distante (ou seja, o Biff do futuro) lhe entregou o almanaque no dia da tempestade de 1955. Biff do futuro também alertou sua versão mais jovem que deveria matar Marty ou Doc caso um dos dois o procurasse a respeito do almanaque. O jovem McFly descobre que foi Biff que assassinou seu pai e ninguém fez nada porque ele controla a polícia.

Doc e Marty voltam a 1955 para alterar novamente a linha do tempo e recuperar o almanaque e assim mudar o 1985 alternativo para o verdadeiro.

As cenas de 1955 que também aparecem no primeiro filme foram totalmente recriadas mostrando ângulos diferentes de cenas já apresentadas antes no primeiro filme.

Marty deve seguir Biff e deixar ele receber o almanaque de si mesmo para poder roubar dele depois. Depois que seu carro é limpo do estrume graças a a perseguição de skate a Marty no primeiro filme, Biff convida Lorraine para ir ao baile com ele, mas ela recusa já que ia com o outro Marty que está em 1955. Como Doc o alerta, agora existem duas versões deles naquele ano e eles devem fazer o possível para não serem vistos por si mesmos, embora o mesmo não aconteça com Biff que entrega o almanaque para si mesmo sem problema nenhum. Biff explica para apostar no vencedor pois nunca vai perder e para ficar com o objeto o tempo todo.

Biff vai para o baile “Encanto Submarino” sem notar que Marty está no banco de trás com o intuito de recuperar o almanaque. Ele nota seu outro eu chegando com sua mãe.


Depois de muitos problemas, Marty consegue finalmente pegar a revista mas os capangas de Biff o perseguem na hora que o outro Marty está tocando “Johnny B. Goode” no palco durante o baile. Agora Marty precisa se livrar dos capangas de Biff sem ser visto por si mesmo ou irá criar um paradoxo horrível já que seu outro eu não poderia voltar ao futuro se levasse uma surra. Marty consegue sair intacto de lá assim como seu outro eu, mas Biff o encontra e lhe dá um soco no estomâgo ao notar que o rapaz havia recuperado o almanaque.

Marty e Doc sequem Biff com o almanaque, no DeLorean antes de Marty subir na prancha voadora HoverBoard. Biff nota Marty tentando roubar o almanaque novamente e depois de muita briga, Marty finalmente consegue a revista enquanto que Biff bate de novo em um caminhão de estrume.

Marty queima o almanaque notando que a história já estava sendo alterada quando percebe que os jornais que ele e Doc trouxeram do futuro se modificaram.

Como os circuitos do DeLorean estavam com problemas, quando um raio atinge a máquina do tempo manda Doc setenta anos no passado, para 1885 durante o Velho Oeste.

Marty recebe uma carta de Doc graças a um representante da Sociedade Histórica Western Union de Hill Valley, que possuia a carta há 70 anos. Datada de 1o de Setembro de 1885, o cientista avisa ao amigo que está vivo e feliz trabalhando como ferreiro no Velho oeste.


Marty então, decide pedir ajuda ao Doc Brown de 1955 para voltar ao futuro de 1985 de novo, mas este acaba desmaiando pois tinha acabado de mandá-lo para o futuro.

Apesar de um pouco confuso com tantas indas e vindas no tempo e de passar pouco tempo no futuro, o filme não deixa de ser bastante divertido provando que a espera valeu a pena entre um filme e outro.

Nenhum comentário: