segunda-feira, 18 de maio de 2009

Jimmy Olsen Blues


Jimmy Olsen Blues

Atenção pare de ler essa coluna se você não assistiu a season finale de Smallville, “Doomsday” .

Como diria os personagens do desenho animado South Park, “Meu Deus! Eles mataram Jimmy Olsen! Aqueles bastardos!”

Para quem já assistiu a season finale de Smallville, entitulada “Doomsday” sabe do que essa coluna se trata. É uma despedida a um dos meus personagens favoritos nos últimos três anos: Jimmy Olsen interpretado por Aaron Ashmore. Jimmy, o famoso fotografo do Planeta Diário é morto pelas mãos de Davis Bloom logo após descobrir o segredo de Clark. Mas não fica por ai, o twist do episódio é que ele não era o verdadeiro icônico Jimmy Olsen dos quadrinhos, mas sim o irmão mais velho do verdadeiro Jimmy que tem 12 anos no momento e com isso é mais novo que Lois e Clark, como a DC queria desde o começo.

Mas eu vou deixar a minha amargura de lado por um instante e falar do personagem que nos encantou nas últimas três temporadas.

Jimmy Olsen, interpretado por Aaron Ashmore, chegou a Smallville no episódio “Zod”, season premiere da sexta temporada. Jimmy já havia sido mencionado antes na série, quando Chloe conta Lana que perdeu a virgindade com um interno do Planeta Diário chamado Jimmy na época que estagiou no Planeta.

E a primeira cena de Jimmy na série é exatamente um reencontro com Chloe que quase acerta uma bala na cabeça dele. Ele fica sem graça achando que ela está atirando porque ele não telefonou para ela. Durante um terremoto que quase acaba com a cidade, no final eles acabam se acertando quando Jimmy conhece Clark Kent que já de cara nota algo entre os dois.

Jimmy já entra também trabalhando como fotografo no Planeta Diário sempre seguindo Clark e Chloe. Mas as vezes também toma iniciativa para tentar descolar as próprias manchetes como acontece no episódio “Fallout” em que ele investiga Lex Luthor e os símbolos Kryptonianos que Lex tinha posse, achando que Lex trabalhava com os egípcios na época.

Boa parte do começo da sexta temporada foi devotada ao romance de Jimmy com Chloe que não faz parte dos quadrinhos, mas obviamente seria uma maneira de Smallville interpretar o romance que Jimmy tem nos quadrinhos com Lucy Lane, irmã de Lois. Troca-se a irmã pela prima e pronto. Tudo resolvido.

Jimmy também se sentiu ameaçado pela constante presença de Clark na vida de Chloe, já que Chloe sempre vinha pedir ajuda de Clark nos momentos mais inoportunos.

Mas foi a partir do episodio “Hydro” em que as cenas de Jimmy começaram a ficar mais icônicas quando ele se junta a Lois Lane para tentar desmascarar o Arqueiro Verde. Claro que nenhum dos dois contava com Clark e Oliver que se juntaram para tentar enganar os dois, quando Lois e Clark (disfarçado de Arqueiro Verde) trocam o primeiro beijo do seriado que deixou Clark abobalhado minutos depois do beijo. Para surpresa de Jimmy ele não foi capaz de identificar o herói, mas serviu como uma ótima cena entre Lois, Clark e Jimmy. Claro que o primeiro beijo entre eles tinha que ser fotografado por Jimmy Olsen.

Jimmy volta em “Crimson” quando tenta animar uma deprimida Lois que após terminar com Oliver, está irritada com o dia dos namorados. Clark também não está querendo muito papo com o feriado romântico. Jimmy notando a solidão dos dois, tenta bancar o cupido entre os dois, sabendo que eles têm química e formariam um ótimo casal. Alias essa não foi a única vez que Jimmy tentou bancar o cupido entre eles na série.

Em “Noir”, Jimmy tem um episodio dedicado só para ele já que o episodio é centrado no personagem. Após ser nocauteado por um dos bandidos que queria a foto que Jimmy havia tirado provavelmente de um dos objetos pelo qual Lana quase foi assassinada, Jimmy sonha que vive em Smallville na década de 40 onde o episodio foi filmado totalmente em preto e branco, além dos atores usarem roupas de época. Jimmy está a perfeita encarnação de Humphrey Bogart no episodio especial que inclusive ganhou o prêmio Leo Award como melhor produção cinematográfica para uma série.

O fotógrafo volta no terceiro episodio da sétima temporada com um novo propósito, dessa vez ele será o centro do triangulo entre ele, Chloe e Kara, prima de Clark e futura Supergirl. Nos quadrinhos Jimmy também tem um romance com Kara.

Ao mesmo tempo em que está com o seu coração dividido entre Chloe e Kara, especialmente por conta de Chloe não se abrir com ele em relação ao seu poder de “Infectada”, Jimmy também divide com Lois momentos ótimos e divertidos quando eles investigam primeiro o assassinato de Patrícia Swan e depois o de Lionel Luthor quando vão parar em uma fria, literalmente quando eles são trancados dentro de um frigorífico e cabe a Clark salva-los no melhor estilo Superman.

Além de ter cenas icônicas com Lois, Jimmy também tem algumas no mesmo estilo com Clark como nos episódios “Hero”, “Sleeper”, “Apocalypse” e “Tresspass” em que os futuros amigos investigam juntos sendo que alguns deles acabam rendendo matérias como é o caso de “Hero” em que Jimmy investiga sobre o amigo do colegial de Clark Kent, Pete Ross.

Já em “Sleeper”, temos outro episodio centrado em Jimmy. Dessa vez ele é uma versão de James Bond, com direito a aparatos eletrônicos, gravatas com soníferos e muito mais. No melhor estilo Sr e Sra Smith, Chloe e Jimmy escondem segredos um do outro quando a Segurança de Defesa Doméstica contrata Jimmy para espionar Chloe achando que ela seja uma terrorista e uma ameaça para o pais. A cena deles dançando tango é sem dúvida nenhuma a melhor do episódio já que Jimmy consegue distrair Chloe durante a dança enquanto copiava dados de seu celular.

No final das contas, eles acabam se acertando de vez, o que dá o gancho para a season finale “Artic” quando Jimmy concorda em trabalhar para Lex para evitar que Chloe seja mandada para a prisão, mas se sente mal em ter que mentir para Lois para tirá-la da cola de Lex. Ao desfazer o acordo com Lex, acaba fazendo com que Chloe seja presa no momento em que decide pedi-la em casamento.

A oitava temporada começa com o ano do noivado de Jimmy Olsen e Chloe Sullivan quando Chloe aceita o pedido de Jimmy no final de “Odssey”, mas também o ano de Lois & Clark além de Doomsday. A criatura que literalmente mata o relacionamento de Jimmy e Chloe.

Enquanto os escritores fazem de tudo para deixar bem claro que Chloe não sente mais nada romanticamente por Clark em episódios como “Instinct” e “Commited”, eles trazem um novo triangulo ao colocar Chloe entre Jimmy e Davis Bloom, que se transforma na criatura Doomsday quando tem blackouts e acaba matando pessoas inocentes na rua.

Nesse ano também, Jimmy começa a investigar sobre o “Borrão Azul e Vermelho”. Nome tosco que deram a segunda identidade de Clark já que não podem usar ainda o nome Superman na série. Jimmy chegou perto de descobrir a identidade secreta de Clark em “Identity”, mas Clark conseguiu despistá-lo com a ajuda de Oliver que pagou o favor que pediu a Clark em “Hydro”.
Em “Bride” que deveria ter sido o dia mais feliz da vida dele se torna uma tragédia. Jimmy é seriamente machucado pelo monstro Doomsday e é levado para Star City por Lois Lane após Chloe ter sido seqüestrada pela criatura. Passam-se quatro meses sem nenhum episodio com Lois ou Jimmy durante o arco dos infernos, arco apelidado dos fãs que traz a volta de Lana Lang para mais quatro episódios. Os piores da historia da série.

Quando Jimmy finalmente volta para Metropolis em “Turbulance” ele ainda está sob cuidados médicos no hospital de Metropolis e tomando medicamentos pesados. Após testemunhar Davis matando uma pessoa e tentar avisar Chloe que acaba lhe dando um choque para proteger Jimmy, ele se dá conta que Chloe não é mais a mulher por quem ele se apaixonou e termina o relacionamento deles. De vez além de ter pedido demissão do Planeta Diário mas não sem antes dar informações a Tess da verdadeira identidade de Davis.

Era para ele ter voltado em “Hex” mas ninguém sabe o motivo das cenas dele com Erica Durance que interpretou Chloe no episodio foram cortadas já que foi divulgada uma foto da cena em que Chloe no corpo de Lois abraçava Jimmy.

Ele volta em “Stiletto” quando é mostrado que Jimmy trabalha como barman no clube “Ace of Cubs” ao mesmo tempo em que ajuda Lois com as fotos de “Stiletto”, heroína que Lois criou para atrair o Borrão Azul e Vermelho.

No episódio seguinte “Beast”, Jimmy está no fundo do poço ao mostrar estar viciado nos analgésicos que andou tomando durante toda a sua estada no hospital e querendo dinheiro para comprar mais. Até interrompe uma reunião importante de Oliver para lhe pedir ajuda. E depois de ser torturado por Davis junto com Oliver, o bilionário loiro acaba oferecendo um emprego para o fotografo, mostrando que ele tem fé no jovem. Isso claramente foi outra forma de espelhar o relacionamento de Oliver com Connor Hawke, seu filho adotivo nos quadrinhos e que foi viciado em heroína por um tempo.

E infelizmente para o desapontamento de muitos fãs, Jimmy morre no final de “Doomsday”. Muitos fãs já sabiam que duas pessoas iriam morrer no episódio há alguns meses, mas ninguém podia imaginar que poderia ser o Jimmy já que ele está vivo e bem vivo nos quadrinhos. Jimmy que trabalhava para Oliver esbarra em Lois na sala de Tess ao tentar rastreá-la e encontrar uma maneira de achar Chloe e Davis. Ele acaba descobrindo o segredo de Clark de vez (uma pista obvia de que ele iria morrer!), faz as pazes com Chloe antes de ser morto a sangue frio por Davis que o mata com uma barra de ferro no estomâgo.

O que mais doeu de ver a cena da morte de Jimmy não foi a cena em si, mas sim o funeral quando descobrimos que o Jimmy Olsen que conhecemos há três anos não era o verdadeiro Jimmy Olsen, mas sim o irmão mais velho do Jimmy Bartholomew Olsen que hoje tem 12 anos e para quem Chloe entregou a câmera de “Henry” James Olsen, que era como o Jimmy de Smallville se chamava. Isso foi como levar um tapa na cara além de uma tremenda falta de respeito com o trabalho de Aaron Ashmore fez ao longo de três anos já que nem o próprio ator sabia dessa virada na vida do personagem.

Não importa o que os produtores de Smallville tentem dizer, justificar, explicar já que segundo eles a DC Comics quer alinhar a série com os mitos dos quadrinhos do Superman. Mas para mim está um pouco tarde para isso. Matar o personagem já foi dose, agora dizer que ele não era o verdadeiro me parece muito aquela teoria estúpida de que a Lois iria morrer e a Chloe tomar o a vida e a carreira dela.

Mas nada disso importa, Aaron Ashmore será sempre o Jimmy Olsen de Smallville. O Jimmy Olsen dessa nova geração de fãs de Superman. Isso, eles não podem mudar.

Jimmy era engraçado, divertido, romântico (provavelmente o personagem mais romântico da série) e completamente adorável.

Descanse em paz, Jimmy. Vamos sentir muito a sua falta !

Um comentário:

Tássia Bastos disse...

Oi, amo Smallville e compartilho de sua opiniao. Jimmy Olsen vai ficar pra sempre marcado na memoria dos fas. Ele era o personagem que eu mais gostava, e infelizmente morreu. A parte que mais me doeu nao foi ver o funeral e descobrir que ele nao era o verdadeiro Jimmy Olsen. A parte que mais doeu foi pensar que o Clark tem uma certa culpa por tudo isso. Se ele nao fosse tao certinho, o Doomsday ja estaria morto.