terça-feira, 25 de outubro de 2011

Muito Barulho Por Nada (Coluna)

E Durma-se Com um Barulho Desses... 

Por Louise Duarte

Fazia tempo que eu não ficava animada com um projeto cinematográfico que ainda vai demorar muito para estrear. E eu culpo Joss Whedon por isso. O criador das séries Buffy, Angel, Firefly e Dollhouse parece ter o toque de Midas por onde passa, deixando sua marca registrada, seu talento em dirigir e escrever roteiros originais ou muitas vezes até já visitados antes mas com uma perspectiva totalmente diferente. 




Quem nunca se surpreendeu e se emocionou com episódios como "Hush", "Restless", "The Body" e "The Gift" de Buffy, "Waiting the Wings", "A Hole in the World"  "Not Fade Away" de Angel, "Safe", "Objects in Space"  e "Out of Gas" de Firefly? E mesmo a webserie Dr Horrible Sing Along Blog que foi um projeto completamente independente de qualquer emissora, feita com a ajuda de amigos durante a greve dos roteiristas de 2008, e que foi disponibilizada somente na internet.  Fez um sucesso tão grande que o site onde estava hospedado os episódios caiu várias vezes por conta do número de acessos. Esse é o fenômeno Joss Whedon. 

E agora depois de terminar de filmar The Avengers, ele planejava finalmente tirar férias com a esposa, mas o que eles resolveram fazer? Um filme, claro! Mas não qualquer filme. Uma versão moderna, estilo noir do clássico de Shakespeare Muito Barulho Por Nada estrelado por atores que já trabalharam com Joss antes como Amy Acker (Angel), Alexis Denisof (Angel, Buffy), Nathan Fillion (Firefly, Serenity), Tom Lenk (Buffy), Sean Maher (Firefly/Serenity), Fran Franz (Dollhouse) entre outros. 

E no estilo de Dr Horrible, essa produção também foi independente. Foi filmada na própria casa de Whedon, onde ele e a mulher iniciaram uma companhia chamada Bellwether Productions ou seja, um micro estúdio para filmagem de narrativas pequenas e independentes. O elenco ficou acampado lá por 12 dias, e usaram o próprio vestuário nas cenas do fime. Outro fator importante foi o cuidado para ninguém vazar nenhuma informação sobre o filme até as filmagens terminarem. Nathan Fillion, tuiteiro de carteirinha, foi constantemente vigiado para terem certeza de que nada estava sendo postado antes do previsto, que foi ontem 24 de outubro quando saiu o primeiro press release do filme que pode ser encontrado no site oficial: Much Ado About Nothing


Amy Acker e Alexis Denisof reprisam o papel de um casal apaixonado (depois de fazerem um em Angel, embora eles só tenham ficado juntos na última temporada e seus personagens tenham morrido de maneira trágica.) Típico Joss e típico Shakespeare. Amy faz o papel de Beatrice enquanto Alexis é Benedick. O interessante desse projeto, é que há anos Joss convida os atores de suas séries para a sua casa para fazerem leituras de Shakespeare como diversão. E Alexis e Amy sempre liam os personagens que acabaram ganhando no filme. 

Como é um filme independente, o diretor já avisou que ele irá para festivais de cinema, mas quem sabe não aconteça um fenômeno como aconteceu com Dr Horrible e o filme seja disponibilizado para baixar na internet também? Afina, tudo é possível. Eu só espero que seja fácil achar ele para baixar, porque eu já fiquei ansiosa só pelo press release e pelas duas únicas promos disponíbilizadas pelo EW até agora. 


Outra surpresa do fillme, é o ator Sean Maher ter sido escalado para o papel do vilão Don John. Acostumado com mocinhos como de Firefly, essa vai ser certamente uma oportunidade para o ator mostrar  um lado nunca visto antes. 

Ainda há pouca coisa noticiada. Somente algumas poucas promos, fotos dos bastidores tiradas pelos atores e postadas nos twitters dos mesmos (Especialmente o do Nathan Fillion) e entrevistas concedidas por Joss Whedon, Amy Acker e Sean Maher que podem ser lidas aqui (em inglês): 

Espero que 2012 chegue logo porque  a ansiedade para ver esse filme já é muita. E eu ainda nem vi o trailer. Imagine quando eu ver.... 

Nenhum comentário: