Circuito das artes: circulando cultura no Jardim Botânico
Evento gratuito oferece cursos, palestras e atividades culturais no mês de agosto
Cerca de 90 artistas têm suas obras expostas nos 50 estúdios e ateliês, que incluem pinturas, desenhos, fotografias, esculturas, cerâmica, aquarela, moda, acessórios, entre outros tipos de arte e cultura. Além disso, o evento ainda possui a comodidade de levar os visitantes em vans guiadas por alunos do curso de técnico em Guia de Turismo do SENAC, que vão orientá-los durante o evento, saindo do Parque dos Patins ao custo de R$ 6.
E as crianças não podem ficar de fora. Atividades conhecidas como Circuitinho visam a educar desde cedo os pequeninos com oficinas de arte, enquanto o circuito gastronômico mostra o melhor da culinária do bairro, com a participação de chefs de cozinha dos restaurantes presentes no evento.
O público do parque
A coordenadora do centro de visitantes do Jardim Botânico, Márcia Faraco, acredita que o próprio público que frequenta o jardim tem essa vontade de participar de atividades culturais, pois um passeio complementa o outro. "Como o Jardim Botânico é um instituto de pesquisas voltado para o lazer contemplativo, as pessoas vêm muito em busca dessa parte cultural que o parque oferece com diversas atividades dentro e fora dele", informa.
É o caso da preparadora de atores Maria Silva, que vai ao Jardim Botânico principalmente para fotografar, ler e descansar. "O parque é um excelente lugar, tanto para se criar como para relaxar".
Já na opinião do diretor de TV João Camargo, o sensorial, o vento e o verde inspiram a criação de pequenos vídeos, já que para ele "qualquer lugar do parque que você possa vir a fotografar lhe dá um bom fundo, ajudando metade da composição fotográfica.
Entre filmes e plantas
Dentre as outras atividades que ocorrem no parque, está a exposição de orquídeas, que acontece duas vezes ao ano; o Cine Clube do Jardim, que é um grupo de cinéfilos organizado pelo diretor Walter Lima Jr. para discussão de filmes; a visita guiada de observação das aves; além da trilha das artes, onde são visitados os principais monumentos presentes no parque.
O Jardim Botânico também conta com a Associação de Amigos do Jardim Botânico, fundada em 18 de agosto de 1986, que é uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é contribuir para a conservação do parque. O local conta ainda com uma loja de souvenirs localizada no centro dos visitantes, cujo lucro é revertido para projetos e atividades de suporte .
Com tantas atividades culturais, fica praticamente impossível não voltar ao famoso jardim para desfrutar de toda a sua beleza, lazer e cultura presentes durante todo o ano.
Circuito das Artes do Jardim Botânico:
Datas de Agosto: 20,21,27 e 28.
Local: Jardim Botânico e demais ruas do bairro.
Horário: das 12 as 20 h.
Mais informações: http://www.circuitodasartes.com.br/2011/index.shtml
Matéria Originalmente escrita por mim para o O Estado RJ:http://www.oestadorj.com.br/?pg=noticia&id=7191&editoria=Cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário