terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Os Miseráveis (Crítica)



Um dos grandes favoritos na corrida ao Oscar desse ano e que já ganhou vários outros prêmios incluindo o Globo de Ouro de Melhor Atriz para Anne Hatthaway; Os Miseráveis (Les Miserables, 2012) adaptação do livro de Victor Hugo mostra uma verdadeira operetta sobre os anos da Revolução Francesa no século XIX.


O filme mostra a tragetória de Jean Valjean (Hugh Jackman) que foi condenado a prisão por roubar um pedaço de pão para alimentar a sobrinha e passa o filme tentando esconder sua identidade do policial Javert (Russell Crowe) que mesmo depois de terem passado 8 anos, ainda procura por ele para que a justiça seja feita e ele possa pagar pelo seu crime, já que ele não completou a sentença a qual foi condenado.

No meio disso tudo, temos Fantine (Anne Hatthaway), que após ser demitida da fábrica onde trabalhava vende seus cabelos e dentes para conseguir sustentar sua filha,Cosette. Ela acaba se prostituindo, não vendo outra alternativa de ajudar a filha que é criada pelo casal Thénadier, o casal  interesseiro interpretado por Helena Bohan Carter e Sasha Baron Cohen que estão impagáveis no filme e conseguem trazer um pouco de alívio cômico para o musical em meio a tanta tragédia e momentos tensos  como bem mostram na sequência musical “Master of the House”.

Os caminhos de Fantine e Jean Valjean acabam se cruzando e ele ajuda ela em um momento de desespero aceitando cuidar de Cosette quando Fantine que está muito doente se for. Valjean adota Cosette (Amanda Seyfried) e toma conta dela como se fosse sua própria filha mesmo ainda sendo perseguido pelo insasiável Javert.

Destaque para as sequências musicais mais famosas do filme “I Dream a Dream” interpretado por Anne Hatthaway  e “Own My Own” interpretado por Samantha Barks, ambas emocionantes.

Anne Hatthaway cresceu muito como atriz desde a sua estreia como a princesa Mia de “O Diário da Princesa” e nesse filme ela só mostra como amadureceu nos dando uma perfomance emocionante. Impossível não chorar com a sua personagem Fantine durante a música “I Dream a Dream”.

Com oito indicações ao oscar incluindo Melhor Filme, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Canção Original, Melhor Direção de Arte, Melhor Mixagem de Som, Melhor Atriz coadjuvante para Anne Hatthaway e Melhor Ator para Hugh Jackman.

O filme que foi dirigido por Tom Hooper(O Discurso do Rei) e roteirizado por  William Nicholson estreia nas salas brasileiras no dia 1de fevereiro. 

Confiram o trailer:



Nenhum comentário: